Fascismo na Itália

Fascismo na Itália

    I. Em 1919 surgiu na Itália o movimenta os (fascios) fundados por BENITO MUSSULINI que em marco de 1921 é transformado em partido fascista e liderado por BENITO MUSSULINI com objetivo de mudar a situação económica e social que era bastante crítica.

II.O processo de luta ate a conquista do poder:

·         Intensa campanha de propaganda;

·         Prática da violência e terror contra os seus adversários através do uso da forca, ataque as sedes dos partidos opositores, os movimentos sindicalistas e grevistas, etc.;

·         A intimidação e ameaça de marcha sobre ROMA para tomar o poder pela forca, o que se verifica em 29 de outubro de 1922, quando o Rei da ITALIA: VITOR MANUEL (III), por receios de MUSSOLINI convida-o a formar um governo de poligacao de direita, como primeiro-ministro.

 É desta forma, que BENITO MUSSULINI gradualmente quer por alteração da lei constitucional, tornou-se o senhor absoluto de toda a Itália e estabelecendo o regime ditatorial, autoritário e totalitário.

   III. Características do fascismo

As principais formas:

·         O totalitarismo: regime autoritário onde o poder é controlado por uma única pessoa ou por um único partido, neste caso, o próprio BENITO MUSSOLINI ou seu partido fascista;

·         O corporativismo: é contra as associações sindicalistas ou partidos políticos onde tudo esta sobre controlo do estado, nada fora do estado;

·         O nacionalismo: necessidade de identificar o estado como a nação ou povo, é um princípio de buscar a formação e dignidade nacional;

·         O imperialismo: necessidade de alargar o espaço territorial, e tentativa de expansão do demónio Italiano sobre povos. Outras características são o racismo e minimalismo. 

 

Alguns aspectos sobre o fascismo

I.                   São realizados eleições na Itália em 1924, mas devido a fraude e violência fascista estas são ganhas pelo partido fascista de MUSSOLINI que de seguida estabelece um regime autoritário, totalitário, ditalitatio, onde MUSSOLINI torna-se o senhor absoluto da Itália também conhecido como ″DUE″.

 

II.                Medidas tomadas pelo partido fascista de MUSSOLINI

 

1.      A nível politico

·         Os partidos políticos da oposição são banidos;

·         O estado volta-a aproximar-se da igreja católica através das assinaturas do tratado de latral onde a igreja recebe território vaticano;

·         A nível da política externa a Itália desenvolve fortes relações com a Alemanha (a aliança político-militar);

·         A Itália desenvolve uma politica espacionista em relação á Ellopid 1935, em relação á Albânia em 1938 e participa na guerra civil na Espanha em 1937.

 

 

III.             Medidas para a recuperação económica da Itália.

1.      A nível do trabalho:

·         São criados dois (2) sindicatos: um dos empregados (trabalhadores) e um outro dos patrões (empregadores) para os aproximar e acabar com as rivalidades entre os operários e os patrões.

 

2.      A nível social

·         Incentivou-se a natalidade para aumentar a população Italiana de modo a realizar o sonho de restabelecimento da grandeza Italiana dos tempos do grande império Romano;

·         Foram realizados obras públicas (abertura de estradas, pontes, barragens, industrias e escolas) para reduzir o emprego e melhorar a vida das populações.

 

Conclusão

No trabalho feito sobre o fascismo concluímos que o fascismo era um movimento dos fascios fundado por MUSSULINI para mudar a situação que era vivida. Conseguimos ter mas informação foi difícil mas também interessante pois nos explica todo sobre o fascismo.

 

Bibliografia

Texto Editores: António Sopa

Longman

Plural Editores

Diname

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui