Os Sistemas no Ser Humano

 Você sabe qual é o maior órgão do corpo humano?

Sistema Tegumentar

A pele é um órgão que reveste o nosso corpo e tem funções e características próprias: 

•possui grande elasticidade, permitindo assim, liberdade de movimentos; 

•protege o corpo dos danos mecânicos, da invasão de microrganismos, do ressecamento, da radiação do sol, agindo como uma barreira física; 

•atua na absorção de impactos; 

•ajuda a manter a temperatura do corpo, evitando que ele esquente demais no verão e conservando-o aquecido no inverno; 

•capta informações sobre as condições do ambiente ao nosso redor.

Observe sua pele neste momento. O que você vê? 

Na superfície da pele existem poros, que são pequenos orifícios por onde sai o suor. Você certamente encontrará pelos sobre a pele.

Observe agora suas unhas: olhe com atenção para elas por baixo, os cantos e as laterais.

Tanto os pelos quanto as unhas são estruturas chamadas de anexos da pele e servem para a sua proteção. Os pelos e as unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, que dá a consistência firme a essas estruturas.

Curiosidade

Por que entre os seres humanos a diversidade de tons de pele é muito grande?

 A pele contém uma substância chamada melanina, que a protege dos raios ultravioleta do sol. A quantidade de melanina varia de acordo com o tipo de pele. Quanto maior a quantidade de melanina mais escura será a pele e mais protegida das radiações solares ela está. 

E o que você sabe sobre o albinismo?

 O albinismo é uma alteração genética que se caracteriza pela ausência total ou parcial do pigmento (melanina) da pele, dos pêlos e do olho. Nos indivíduos normais o organismo transforma um aminoácido chamado tirosina em uma substância conhecida por melanina. A melanina se distribui por todo o corpo, dando cor e proteção à pele, cabelos e à íris dos olhos. Quando o corpo é incapaz de produzir esta substância, ou de distribuí-la por todo o corpo, ocorre o albinismo.

A epiderme é considerada a camada externa da pele. É nesta camada que se originam os folículos pilosos. As células principais encontradas na epiderme são os queratinócitos, responsáveis pela produção de queratina e o melanócito, que produz a melanina, pigmento castanho, da qual falamos anteriormente e é responsável por absorver os raios ultravioletas.

A derme fica localizada sob a epiderme, consiste em um tecido conjuntivo no qual encontramos os vasos sanguíneos, as terminações nervosas, as glândulas, o músculo eretor do pelo, as fibras elásticas, que irão conferir a este órgão mais elasticidade e as fibras colágenas, que vão ofertar maior resistência. As suas principais células são os fibroblastos, que têm a função de produzir fibras e uma substância gelatinosa, que consiste em uma substância amorfa na qual os elementos dérmicos ficam imersos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui