Teste de mercado
Ótimo, chegou o teste de mercado, ele nos mostrará de forma real as
consequências de um produto sobre as vendas. Seus riscos, suas maiores
forças para o consumidor, os desvios estratégicos e logicamente sua possibilidades de lucro.
Teste de mercado ou marketing
O Conceito de teste de mercado o marketing é um experimento controlado,
realizado numa limitada, mas cuidadosamente selecionada parte do mercado, que previamente foi pesquisado em alguma determinada fase. Cujo objetivo é o de prever as consequências sobre vendas ou sobre os lucros, tanto
em termos absolutos (quantitativos) quanto nos relativos (risco qualitativo
presente), de uma ou mais ações de mercado propostas. Este tipo de teste
e frequentemente aplicado para testar produtos novos ou novas versões de
produtos existentes. Efetuar previsões de resultados quando do lançamento
geral e determinar por amostragem a aceitação do produto pelo mercado,
testando níveis alternativos e novas atividades de ações de marketing.
Estes testes podem ser:
1. Teste Padrão de Mercado: Usa-se o chamado mercado de segurança, e
usado os canais regulares da cadeia de distribuição (supplay chain) cadeia
de suprimentos. Tipicamente a própria equipe de vendas, e o que e determinado e o tempo de duração, os critérios para os locais e quantos.
2. Mercado Simulador por Testes: também conhecido como teste de laboratório, baseado em estimativas matemáticas da participação no mercado
com base inicial a reação inicial dos consumidores a um novo produto.
Neste processo os consumidores são abordados em lugares reais (mercados, shoppings center e nas ruas) e apresentados a conceito de novo
produto, caso o consumidor demonstre vontade em adquiri-lo será entrevistado profundamente a respeito de sua avaliação sobre o produto e
sua intenção de comprá-lo mais de uma vez.
Mercado Controlador de Testes: neste procedimento, todo o programa
de testes de marketing e implementada por uma companhia externa
exemplo A.C Nielsen, em experimentos de campo. A companhia de pesquisas garante a distribuição do produtos no varejo que representam
uma percentagem pré determinado porém significativa do mercado.
Usa-se a Lei de Paretto para o critério.
Mesmo sendo importante para análise futura de um produto o teste de
mercado, a organização deve decidir se deve ou não fazê-lo, levando
sempre em consideração fatores como: nível da concorrência, ambiente
socioeconômico e cultural, e a necessidade de manter ou não sigilo sobre
o processo e produto. Existem vários experimentos de marketing que podem ser avaliados no teste de mercado, que poderemos discutir em sala,
como exemplos.
• Preço;
• Embalagem;
• Mídia;
• Volume de consumo;
• Distinguir a qualidade de seu produto X o do concorrente.
Lançamento
Poucas firmas usam lançamento nacional ou global apenas as que realmente têm uma imagem bastante sólida no mercado, e dentro do planejamento estratégico financeiro uma reserva de capital direcionada a
lançamento de produtos novos e seus custos. Normalmente a empresas
acabam optando por um lançamento gradual, sendo assim uma extensão
do teste de mercado, porém em âmbito e atividades maiores. E com as
próprias pernas, utilizando mão de obra e recursos próprios. Não que
não deva ou não possa mais usar recursos de pesquisa externos, muito
pelo contrário, estas empresa não correm o risco de serem tendenciosas.
Porem como citado o lançamento e a consequência de tudo que foi idealizado no sequencial do plano estratégico. Para finalizar vamos colocar as
quinze regras de ouro que poderão levar seu produto ao sucesso quando
seguidos:
As 15 regras de ouro do sucesso
• Produto Superior;
• Mercado aberto;
• Globalização de informações;
• Análise contínua;
• Definição do segmento correto;
• Plano de negócio bem estruturado;
• Coordenação;
• Administração;
• Sinergia entre produtos;
• Atratividade com o público alvo;
• Pré-seleção do consumidor chave;
• Qualidade;
• Disponibilidade dos recursos;
• Fator tempo;
• Processo multi-escalões e áreas.