Teste de mercado

 Ótimo, chegou o teste de mercado, ele nos mostrará de forma real as

consequências de um produto sobre as vendas. Seus riscos, suas maiores

forças para o consumidor, os desvios estratégicos e logicamente sua possibilidades de lucro.

Teste de mercado ou marketing

O Conceito de teste de mercado o marketing é um experimento controlado,

realizado numa limitada, mas cuidadosamente selecionada parte do mercado, que previamente foi pesquisado em alguma determinada fase. Cujo objetivo é o de prever as consequências sobre vendas ou sobre os lucros, tanto

em termos absolutos (quantitativos) quanto nos relativos (risco qualitativo

presente), de uma ou mais ações de mercado propostas. Este tipo de teste

e frequentemente aplicado para testar produtos novos ou novas versões de

produtos existentes. Efetuar previsões de resultados quando do lançamento

geral e determinar por amostragem a aceitação do produto pelo mercado,

testando níveis alternativos e novas atividades de ações de marketing.

Estes testes podem ser:

1. Teste Padrão de Mercado: Usa-se o chamado mercado de segurança, e

usado os canais regulares da cadeia de distribuição (supplay chain) cadeia

de suprimentos. Tipicamente a própria equipe de vendas, e o que e determinado e o tempo de duração, os critérios para os locais e quantos.

2. Mercado Simulador por Testes: também conhecido como teste de laboratório, baseado em estimativas matemáticas da participação no mercado

com base inicial a reação inicial dos consumidores a um novo produto.

Neste processo os consumidores são abordados em lugares reais (mercados, shoppings center e nas ruas) e apresentados a conceito de novo

produto, caso o consumidor demonstre vontade em adquiri-lo será entrevistado profundamente a respeito de sua avaliação sobre o produto e

sua intenção de comprá-lo mais de uma vez.

Mercado Controlador de Testes: neste procedimento, todo o programa

de testes de marketing e implementada por uma companhia externa

exemplo A.C Nielsen, em experimentos de campo. A companhia de pesquisas garante a distribuição do produtos no varejo que representam

uma percentagem pré determinado porém significativa do mercado.

Usa-se a Lei de Paretto para o critério.

Mesmo sendo importante para análise futura de um produto o teste de

mercado, a organização deve decidir se deve ou não fazê-lo, levando

sempre em consideração fatores como: nível da concorrência, ambiente

socioeconômico e cultural, e a necessidade de manter ou não sigilo sobre

o processo e produto. Existem vários experimentos de marketing que podem ser avaliados no teste de mercado, que poderemos discutir em sala,

como exemplos.

Preço;

Embalagem;

Mídia;

Volume de consumo;

Distinguir a qualidade de seu produto X o do concorrente.

Lançamento

Poucas firmas usam lançamento nacional ou global apenas as que realmente têm uma imagem bastante sólida no mercado, e dentro do planejamento estratégico financeiro uma reserva de capital direcionada a

lançamento de produtos novos e seus custos. Normalmente a empresas

acabam optando por um lançamento gradual, sendo assim uma extensão

do teste de mercado, porém em âmbito e atividades maiores. E com as

próprias pernas, utilizando mão de obra e recursos próprios. Não que

não deva ou não possa mais usar recursos de pesquisa externos, muito

pelo contrário, estas empresa não correm o risco de serem tendenciosas.

Porem como citado o lançamento e a consequência de tudo que foi idealizado no sequencial do plano estratégico. Para finalizar vamos colocar as

quinze regras de ouro que poderão levar seu produto ao sucesso quando

seguidos:

As 15 regras de ouro do sucesso

Produto Superior;

Mercado aberto;

Globalização de informações;

Análise contínua;

Definição do segmento correto;

Plano de negócio bem estruturado;

Coordenação;

Administração;

Sinergia entre produtos;

Atratividade com o público alvo;

Pré-seleção do consumidor chave;

Qualidade;

Disponibilidade dos recursos;

Fator tempo;

Processo multi-escalões e áreas. 

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