Plano de negócio
O plano de negócio, com suas estratégias bem definidas proporciona
a diminuição dos riscos que um produto ou serviço possa a encontrar
ao ser lançado no mercado, representando uma importante vantagem
competitiva.
1. Plano estratégico
2. Táticas
3. Previsões Financeiras
4. Cronograma
5. Obstáculos
O Plano de negócios compreende diversas áreas e fases dentro de uma
empresa. Sendo que o Plano estratégico, Táticas, Cronograma e revisão de
plano por obstáculos, estão ligados diretamente às áreas de Marketing e
Vendas de uma empresa. Isto não quer dizer que estas sejam superiores
as demais, até porque nada acontece sem recursos humanos e financeiros. Sendo assim depois do teste de conceito, definição dos indicadores
mercadológicos, a prioridade a o desenvolvimento do plano e previsões
financeiras.
Plano financeiro: previsões financeiras
Estimativa de custos: Aditiva
• Matéria Prima;
• Produção (maquinário, energia, local e etc.);
• Mão de obra (salários, encargos, treinamento técnico);
• Embalagem (tipo, tamanho padrão, espessura etc.);
• Impostos;
• Regulamentação (Certificações);
• Outros.
Estimativa de demanda: Multiplicativa
Estimar a demanda é ainda mais difícil quando:
• Consumidores têm necessidades múltiplas;
• Necessidades dos consumidores variam (segmentos);
• Necessidades são medidas por escalas (desejos e interesses) não-monetárias;
• O produto é muito novo/diferente;
• Os benefícios são difíceis de avaliar (necessidade de prever credibilidade).
Bem foi feito o estudo de viabilidade financeira e parte-se para começar o
desenvolvimento do produto.
Desenvolvimento de produto
Extenso tópico de pesquisa em progresso
Exemplos:
Envolver fornecedores:
– aumentar margem (coordenação)
– compartilhar ganhos (concorrência horizontal)
Ou seja, estimular seus fornecedores a acreditar em seu produto, uma espécie de pré-venda interna para reduzir custos preliminares, aumentar margem
ou gordura, para ser usada quando necessária. A coordenação de ações de
escolha de fornecedores baseando qualidade a custo e fundamental para o
sucesso do desenvolvimento do produto.
A concorrência horizontal e um fator pensado durante o processo de pesquisa de mercado e aplicado no período de desenvolvimento e pré–lançamentos, pois sua definição quando bem aplicada poderá ser benéfica. “Diz-se que a cooperação é de “natureza horizontal” quando existe um acordo ou práticas concertadas entre empresas que se situam ao(s) mesmo(s) nível (eis) do mercado”. Trata-se, a maior parte das vezes, de cooperação entre concorrentes, este tipo de atividade pode ser mal vista pelo mercado quando produz efeitos negativos no mercado no que se refere aos preços, à produção, à inovação ou à diversidade e qualidade dos produtos. Por outro lado, a cooperação horizontal pode dar origem a vantagens econômicas significativas, quando constitui um meio de partilhar riscos, realizar economias, agrupar saber-fazer e lançar inovações no mercado de forma mais rápida. Quando bem administrado e seguindo a legislação do Comercio, Lei anti TRUST e monopólio. Legislação aonde o CADE (Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor) interfere.
Quais acordos mais comuns
• Acordos de produção: Os acordos de produção conjunta, através dos
quais as partes acordam em produzir determinados produtos em conjunto. Acordos de especialização, através dos quais as partes acordam,
unilateral ou reciprocamente, em cessar a produção de um produto e
comprá-lo à outra parte.
• Acordos de compra: Trata-se de acordos que dizem respeito às compras
de produtos em comum. Este tipo de compras pode realizar-se através
de uma empresa controlada conjuntamente ou de uma empresa em que
um grande número de empresas detém uma pequena participação, ou
através de um acordo contratual, ou ainda através de uma forma de cooperação mais flexível.
• Acordos de comercialização: Os acordos de comercialização incidem numa cooperação entre concorrentes para a venda, distribuição
ou promoção dos seus produtos. Entre os acordos de comercialização,
figuram os acordos de venda em comum, que implicam uma definição em comum dos aspectos comerciais ligados à venda do produto,
incluindo o preço, acordos esses que têm, assim, efeitos restritivos na
concorrência.
• Acordos em matéria de ambiente: Os acordos em matéria de ambiente são acordos nos termos dos quais as partes se comprometem a atingir
uma redução da poluição, em conformidade com a legislação sobre o
ambiente ou com os objetivos ambientais.
Resolver problemas de linguagem
• Casa de Qualidade
Normalmente é necessário quando no processo de pesquisa houve alguma incompatibilidade da mensagem com o receptor seja ela na qualidade da promoção, embalagem, preço o material oferecido. Este problema
deve ser rapidamente resolvido antes dos testes de mercado, pois toda
a base de pesquisa, finanças e acordos já foi criada e o plano de negócio entra em seus estágios finais que são o teste de mercado que pode
ser chamado de pré-lançamento e colocam o produto exposto ao grupo
seleto de consumidores e aberto a resposta natural de aceitabilidade,
acabou as pesquisas de laboratório.
Resumo
Vimos nesta aula que o plano de negócio é indispensável para que a organização mantenha-se competitiva, o plano deverá contemplar o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado que atua ou deseja atuar, bem como a empresa pretende alcançar seus objetivos.