Conceito de novos produtos
Geração de ideia leva em conta
• Sugestões de canais;
• Mercados estrangeiros ou apenas nacionais (local ou regional);
• Consumidores e suas necessidades;
• Pesquisa básica;
• Concorrência;
• Empregados;
• Produtos Existentes;
• Poder da concorrência;
• Custo.
Seleção de ideias
A seleção de ideias dever eliminar ideias não práticas, inviáveis ou não comercializáveis o estabelecimento de critérios rigorosos e ter em mente que
os bancos não são uma boa peneira para o prosseguimento ou não de uma
nova ideia, a seguir alguns critérios a serem considerados:
• Produto pode ser rentável em no máximo 5 anos;
• Potencial de mercado de pelo menos $12 milhões;
• Mercado tem taxa de crescimento superior ao indicador do mercado ou
de 15%;
• Produto dará pelo menos 30% de retorno sobre as vendas líquidas;
• Produto dará pelo menos 40% de retorno sobre o investimento (ROI);
• Produto tem chance de alcançar liderança técnica ou de mercado;
Teste de conceito
• Conceito de Produto:
• Mercado alvo
• Necessidades
• O que é o produto:
Pó para adicionar ao leite para aumentar seu valor nutritivo e o gosto
• Posicionamento mercadológico:
• Uma bebida matinal instantânea para adultos que desejam um café
da manhã rápido com pouca preparação.
• Um refresco saboroso para crianças como lanche da tarde.
• Um suplemento nutricional para adultos mais idosos beberem antes
de dormir.
• Descritiva do produto para pesquisa:
Um produto em pó que é acrescentado ao leite para fazer um café da manhã
instantâneo e fornecer todos os nutrientes necessários numa bebida saborosa e prática. O produto seria oferecido nos sabores chocolate, baunilha e
morango e seria embalado individualmente e vendido em pacotes de 260
gramas pó R$5,79.
• Pesquisa de aceitabilidade:
1. Este produto satisfaz uma necessidade para você?
2. Outros produtos atualmente satisfazem esta necessidade?
3. O preço é razoável em relação ao valor?
4. Você compraria este produto?
5. Com que frequência você usaria este produto?
Teste de conceito serve como base para o Plano de Negócios, desta você poderá desenvolver o estilo de promoção, venda, logística e público. Conhecerá seus concorrentes de forma ainda superficial, pois o teste de conceito e uma pesquisa global e não direcionada a conhecimento da concorrência. Saberá se pode começar com força total, pois os resultados aparecerão ou não. Porém nunca ignore os resultados, caso não seja conveniente as suas expectativas. Se for necessário molde o direcionamento do público, o mercado ou a mensagem de venda. A pesquisa foi criada para dar direcionamento para desmotivar ou frustrar. Este teste poderá ser feito por telefone com um número razoável de pessoas, normalmente evitando caso seja da própria empresa, o que é difícil, identificar produto e nomes. Apenas levando em consideração o produto X ambiente socioeconômico e as possíveis regiões de lançamento. Lançamento Global ou local. O importante são os resultados obtidos por amostragem caso as pesquisas sejam feita em vários locais com públicos diferentes.
Ciclo de vida de novos produtos
Cada vez fica mais rápido a obsolescência dos produtos e serviços é verificada, desde a Revolução Industrial percebemos esta tendência. Muitos
produtos comprados com pagamento a prazo, quando finalmente quitados,
já estão ultrapassados. Por exemplos, computadores, celulares, TVs. O ciclo
de vida de um produto depende do estágio em que o mesmo se encontra,
são eles: Introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Apesar do planejamento prévio realizado para o desenvolvimento de novos
produtos, não podemos assegurar o sucesso, mesmo que bem sucedido inicialmente. O monitoramento constante minimiza a chance de insucesso.
Resumo
Vimos nesta aula que as empresas para atenderem às necessidades de seus
consumidores se valem de processos criativos para lançarem um determinado bem ou serviço, não é obra do acaso, mas um trabalho árduo de pesquisa
e planejamento. Há de se identificar a demanda do mercado e realizar o
planejamento tendo em mente seus objetivos bem traçados, e produzindo
um produto ou serviço de forma criativa e inovadora.
Os produtos têm vida limitada, e a venda passa por etapas diferentes, cada
etapa com sua particularidade e desafios, as fases são: desenvolvimento,
introdução, crescimento, maturidade e declínio.