Principais actividades económicas

Principais actividades económicas

Que actividade seram praticadas para a sobrevivência da população nesta região desertica?

Como já sabe, o Egiptoé uma longa faixa percorrida pelo Nilo que o fertiliza. No ponto anterior você aprende uque havia duas regiões diferentes: AltoEgipto e o Baixo Egipto. 

O Alto Egipto era a região com poucas condições para a prática da agricultura enquanto que a região do Baixo Egipto tinha óptimas condições para a prática da agricultura. A agricultura era base da economia dos egípcios. Para além desta, os egícpios dedicavam-se à pastorícia, à pesca e ao comércio.

Na agrícultura cultivavam cereais como o trigo, a cevada, centeio, o milho miúdo, variados legumes, árvores de frutas, vinha, papiro e linho. 

Na pastorícia domesticavam o burro, o boi, ovelhas, o cavalo e a cabra, que para além de alimentação, também forneciam matéria-prima para o fabrico de vestuário, calçado e outros bens.
Devido as cheias, as margens do Nilo eram constantemente assoladas pelas inundações, na medida em que o seu regime era de dois períodos: o das inundações e o da seca.
Entre Junho a Setembro, registavam-se inundações ou cheias provocado pelas chuvas bem como a fusão do gelo. Para controlar as cheias do Nilo, os Egípcios construíam canais, represas e diques. Também desenvolveram utensílios como a “cegonha” conhecida por shaduff(utilizada para puxar água do poço). Desta forma a água chegava à zonas mais distantesaumentando áreas de cultivo, no período de seca, quando as águas voltavam ao leito normaldo rio.

No artesanato destacou-se a olaria, a tecelegem, a cestaria, a cerâmica, a ourivesaria, o mobiliário.No artesanato trabalhava-se com o ferro, o vidro,  construção de barcos e produzia-se tambem joias de ouro, serrotes de ferro, armas em cobre espelhos de bronze.
O comércio foi outra actividade importante que resultou da fertilidade dos solos e o uso de técnicas agrícolas que contribuíram para a produção de exedentes, permitindo fazer trocas comerciais com outras regiões e comunidades.
Os Egípcios praticavam o comércio interno (trocas entre várias regiões do Egipto) e o comércio externo (com os povos vizinhos como os Fenícios e Sumérios), usando o rio Nilo como via de comunicação, quando navegável em toda sua extensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui