Localização Geográfica do Egipto Antigo

Localização Geográfica do Egipto Antigo

O Egipto Antigo foi o berço de uma das maiores civilizações da África e do mundo que se desenvolveu a partir do 5º milénio antes de Cristo numa região conhecida como Creccente Fértil. Faz parte das civilizações dos Grandes rios. 

O Egipto Antigo localiza-se a nordeste de África numa região caracterizada pela existência de desertos e uma vasta planície atravessada pelo rio Nilo.

 O Egipto é limitado a Norte pelo Mar Mediterrâneo, a Sul pela Núbia, a Este rodeado pelo deserto da Arábia e a Oeste o deserto da Líbia.

O Egipto Antigo era uma região cercada de desertos e atravessado pelo rio Nilo. Nas margens do rio Nilo, a terra era muito fertil.Este rio desempenhou um papel muito importante para o desenvolvimento da vida económica, política, social e cultural dos Egípcios. 
O rio Nilo nasce no lago Tana e corre de Sul para o Norte e desagua por um delta no mar Mediterrâneo.
As boas condições naturais do Egipto Antigo são influenciadaspelo facto de este ser atravessado pelo rio Nilo. No seu percurso, orio transportava ricos aluviões (materiais fertilizantes),durante as cheias transformando o vale em terra arával e muito fértil.
OEgiptoAntigo estava dividido em duas grandes regiões: O Alto Egipto e o Baixo Egipto. O Alto Egipto localizava-se no sul caracterizada por ser zona montanhosa, o rio correr entre escarpas elevadas e apresentar várias cataratas,seca e árida e pouco propícia para a gricultura. 
O Baixo Egipto localizava-se a norte caracterizado por possuir um vale baixo que termina em forma de delta, região plana que sofria constantemente cheias, solos férteis e excelentes para a agricultura. 
Apesar de rodeado por desertos, as margens do Nilo eram fértis graças ao papel desempenhado pelo rio Nilo, por isso, diz-se que o rio Nilo é Dom do Egipto. A única terra fértil para a prática da agricultura e a sobrevivência de outras espécies de seres vivos eram as margens do Nilo alagadas pelas cheias periódicas. 
Nos meses de Junho a Setembro, as águas do rio Nilo fertilizavam as terras com um lodo rico e espesso. Quando o rio regressava ao seu caudal normal, as margens estavam fertilizadas e prontas para serem cultivadas, dando aos Egípcios abundantes colheitas. Por isso, o rio Nilo era considerado “Deus” e se prestava culto ao mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui