A orientação, o ambiente e as estratégias de Marketing

  O Marketing organizacional

Já falamos sobre a importância do marketing na vida das pessoas. Estamos cansados de saber e sentirmos como as mudanças tornaram-se

rápidas, e têm refletido imediatamente em nossas vidas. Agora, vamos

entender o porquê que o setor de marketing é tão relevante em qualquer

empresa.

No Brasil, o conceito de marketing organizacional encontra-se, ainda

hoje, bastante desfocado. Alguns o associam com a venda de produtos de

qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Enquanto outros

acreditam tratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem

o que não precisem, com um dinheiro que não possuem.

Na realidade, ele é fruto de estudos baseados em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, Neurologia,

entre outras), e seu objetivo é conhecer o comportamento das pessoas e, a

partir disso, satisfazer as necessidades e desejos de cada uma.

O marketing organizacional ou empresarial tornou-se uma força difundida e influente em todos os setores da economia. Em poucos anos,

tomou-se consciência da importância do Marketing Organizacional nos negócios, tendo inclusive seus conceitos aplicados aos mais variados tipos de

organizações e segmentos, que pretendam firmar-se num ambiente globalizado e competitivo, ou seja, tornou-se uma questão de sobrevivência.

Sabemos que a marca de uma empresa é a soma de todas as impressões

que ela provoca no ambiente e nas pessoas. O consumidor esta atento

ao comprometimento da empresa perante o meio ambiente, seus valores,

consciência e propósitos.

Orientação das empresas

Com clientes e consumidores atentos e informados, as empresas que desejem sobreviver e crescer precisam superar o desafio da

melhoria na qualidade de vidas das pessoas.

Veremos a seguir, como os diferentes tipos

de orientação de estratégia impactam nas

organizações.

Orientação para a produção

No Brasil, ainda reina a soberania do produtos, este quadro felizmente,

está aos poucos se alterando, basta lembrarmos do Código de Defesa do

Consumidor, este tipo de orientação é um dos mais antigos nas relações de

consumo.

As empresas orientadas à produção têm a visão de que os clientes darão preferência aos produtos que sejam encontrados em qualquer lugar e com preço baixo. É um conceito vastamente utilizado quando a organização deseja

expandir o mercado e concentra-se em alcançar alta eficiência de produção

a custos baixos e em países em desenvolvimento, como a China.

Orientação para o produto

As empresas orientadas para os produtos costumam concentrar sua atenção

ao produto e muitas vezes se esquecem das necessidades do mercado, não

adianta oferecer produtos e serviços que não atendam às expectativas e necessidades dos consumidores.

Normalmente esta orientação é seguida por empresas que idolatram seus

produtos e de forma alguma pretendem alterá-lo, mesmo que seus clientes

demandem um produto diferente. Podemos citar, por exemplo, as câmeras

fotográficas antigas que era necessário imprimir as fotos, os aparelhos de fax

que antes eram de bobina e apagavam com o tempo o conteúdo emitido,

que foram substituídos por aparelhos que imprimiam com cera ou jato de

tinta, mas mesmo inovando caíram no desuso, além das máquinas de escrever que sofreram inovações, e mesmo assim foram deixadas de lado, com a

popularização do uso dos computadores.

Orientação para as vendas

As empresas orientadas para as vendas possuem como foco principal a venda em si, independente do que seja e se o consumidor necessite.

Este tipo de orientação é arriscado, pois o risco de insatisfação é grande, o

equívoco comum que estas empresas cometem é acharem que o marketing

é uma função suplementar de vendas, porém no decorrer dos anos, percebem que vendas é função do marketing. O objetivo é vender aquilo que

fabrica e não fabricar o que o mercado demanda.

Orientação para o marketing

Para que uma organização seja orientada para o marketing é necessário que

esta filosofia seja amplamente difundida por todos os colaboradores, e que

todos estejam envolvidos, independente do cargo que ocupem. Isto se torna

possível com um amplo trabalho de educação interna, neste momento é

crucial o trabalho do endomarketing.

De acordo com Kotler (2000), as empresas orientadas para o marketing têm

uma preocupação constante com os desejos dos clientes. Quando esses

desejos mudam, as empresas procuram evoluir, orientando-se pelo que os

clientes querem, buscando formas que possam atendê-los.

Se todos os envolvidos na empresa estiverem comprometidos e motivados,

conseguirão colocar o cliente em primeiro lugar, e serão reconhecidos por

isso, através da percepção do cliente e destaque dentro do mercado em que

a organização atue.

Orientação para o marketing holístico

As empresas orientadas para o marketing holístico são aquelas que perceberam a interdependência entre o consumidor, os funcionários, as outras

empresas e a sociedade como um todo.

Resumo

Vimos nesta aula que os esforços de marketing dentro de uma organização

dependem da filosofia, além de depender de seus valores e interesses. É

comum que os interesses das empresas não sejam os mesmos dos consumidores, da sociedade e das políticas financeiras.

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