O surgimento da diferenciação social no Egipto Antigo

 Aseguir vamos e aprender os elementos da sociedade no Egito.

Lê e anote atentamente o seguinte...!

A prática da agricultura e outras actividadespermitu a sedentarização de aglomerados populacionais chamados Nomos. Os Nomos eram dirigidos por Nomarcas (sacerdotes). 

O crescimento dos Nomos permitiu o surgimentodas cidades e osNomarcas passaram a disputar a posse de terras férteis e poder. Os vencedores tornavam-se cada vez mais fortes. 

Os Nomos mais fortes foram impondo seu poder aos outros Nomos, o que resultou na formação de dois reinos: o reino de Alto Egipto (sul) e o reino do Baixo Egipto (norte) em 3500 a.n.e. Depois de uma longa luta entre estes, o rei do Alto Egipto, Menés, dominou o Baixo Egipto e tornou-se assim o faraó (rei) de todo o Egipto em 3200 a.n.e.

A partir de 3200 a.n.e., toda a população do Egipto ficou sujeita ao Faraó. Ele passou a exercer um forte poder para conseguir dirigir as comunidades nos trabalhos anuais de regularização do Nilo. 
Como estavam organizados socialmente?
Veja e tomenota atentamente o seguinte..!
A sociedade Egípcia era bastante hierarquizada e ordenada segundo a importância social de cada grupo. No topo estava o Faraó, monarca (Rei), com poder absoluto e sacerdote supremo. Tinha funções de presidir cerimónias religiosas, garantir a ordem e a justiça do reino, comandar o exército nas campanhas militares e garantir a justa distribuição da terra para a agricultura por meio dos seus funcionários.
Os nobres e altos funcionários com funções políticas e administrativas. Os sacerdotes tinham funções religiosas, poisdirigiam os cultos dos deuses e dos mortos. O outro grupo não menos importante era o dosescribas que dominavam a escrita para o registo das leis, textos religiosos e os impostos. Eram conheceidos como olhos e ouvidos do faraó. 
Nas camadas sociais mais baixas (grupos sociais não privilegiados), encontramos os artesõesque fabricavam objectos de luxo nas oficinas do palácio e dos templos, os camponesesque cultivavam as terras arrendadas aos nobres, os mercadoresque faziamcomércio, e os escravosque constituíam mão-de-obra do reino a desempenhar todo tipo de tabalho.
Veja a seguir a pirâmide que representa a estrutura social do Egitpo Antigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui