O marketing e os produtos

 Nesta aula iniciaremos o assunto sobre o desenvolvimento de produtos,

desde a pesquisa, o planejamento, a influência da demanda de mercado,

e finalmente, o começo da criação dos novos produtos.

A pesquisa de informações

Devemos considerar aqui todas as definições estratégicas requeridas para:

Influenciar e estimular a demanda por

uma marca ou produto;

Determinar o conceito do melhor

ponto de venda para a organização;

Obter informações sobre produtos alternativos que poderão preencher as

oportunidades de demanda derivadas

da demanda original etc.

O planejamento e desenvolvimento

de produtos

Nesta etapa do processo é de fundamental importância que as pesquisas

tenham determinado as oportunidades de mercado, definido o comportamento do consumidor, objetivando detectar e estabelecer suas preferências,

em função de suas necessidades e desejos.

De posse de tais resultados, é possível criar e desenvolver novos produtos e /

ou serviços, ou modificar os produtos e/ ou serviços ofertados.

Outro foco de atenção durante o planejamento é com a determinação da

qualidade dos produtos ofertados e/ ou dos serviços prestados, e assim

também da sua aparência e os resultados esperados no seu consumo ou

desempenho.

Cada passo aqui é dado tomando-se por rumo o que pensa e prefere o consumidor, à luz de suas necessidades e desejos.

Influência da demanda e suas

ferramentas

Basicamente, envolvem-se aqui nesta etapa todas as atividades necessárias

para fazer com que o consumidor deseje o produto. Existem várias formas

de se influenciar a demanda, e as mais significativas são:

A propaganda: Há que se fazer distinções quando se fala em propaganda. Muitas pessoas, por falta de informação ou de esclarecimentos

adequados, infelizmente ainda confundem propaganda com marketing.

A propaganda é uma das ferramentas das mais importantes do marketing, e

não o próprio marketing como um todo.

O marketing não significa apenas e tão somente fazer propaganda, mas

sim o desenvolvimento de um processo muito mais amplo e complexo, que

busca realizar negócios por meio da satisfação de necessidades, e tem na

propaganda uma arma poderosa, quando bem planejada e utilizada.

A propaganda, como o próprio nome nos permite deduzir, ‘propaga’, divulgando de forma planejada os dados, fatos, informações e todo e qualquer

outro elemento favorável de estímulo ao consumo e de influência à decisão

de compra do alvo, do consumidor em potencial que se pretende atingir.

Devemos lembrar também da propaganda institucional, que procura (influenciando positivamente) criar e manter uma imagem favorável tanto da

empresa quanto de seus produtos e/ou serviços.

A promoção de vendas: Envolve a utilização de outros meios de divulgação do produto que são: folhetos informativos, cartazes de apresentação, displays de exposição, preparação de vitrines, feiras segmentadas ou

de ocasião, demonstrações e degustações, bottons, bonés, camisetas,

amostras, miniaturas, além das campanhas de vendas de oportunidade,

como vendas em aniversário, liquidações etc.

A embalagem: A embalagem é parte integrante de essencial importância

na influência à decisão de compra, envolvendo não apenas conter o produto, mas notadamente estimular o seu consumo, disto fazendo parte

desde a definição de cores e imagens até a determinação de formatos e

tamanhos, passando pelos materiais especificamente utilizados. 

Desenvolvimento de novos produtos

e riscos

O processo para o desenvolvimento de novos produtos, está intimamente ligado ao processo produtivo, que inicialmente a partir da definição do projeto, procedimentos de criação, definição e quais metodologias serão seguidas

e adotadas e foco no público alvo que se deseja atingir.

Conforme definição de produto, segundo Kotler: um produto é algo que pode

ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, e

que os produtos comercializados incluem bens físicos, serviços, experiências,

eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.

O produto é o primeiro elemento estudado no composto de marketing, conhecido também como os quatro P’s: produto, preço, promoção e ponto de

venda (ou praça) o desenvolvimento dos demais ocorrem em função dele.

Indicadores nos informam que muitos negócios fracassam nos primeiros

anos, a seguir veremos:

Negócio Arriscado

95% dos novos negócios fracassam nos primeiros 5 anos 

Porém mesmo com estes indicadores de fracasso, as empresas têm muito mais a perder do que a ganhar se não lançarem novos produtos, pois a liquidez corporativa tem uma parte expressiva voltada dos lucros de novos produtos. Sem dizer que quanto mais a empresa se consolida no mercado e tem buzz marketing gratuito, ou seja, o boca a boca, a imagem fixada, maior a necessidade de criação e qualidade para manter-se desta forma pelo maior tempo possível. Inovar, melhorar ou criar e parte incessante da política de crescimento de uma empresa, buscando sempre ofertar mais para diminuir a busca pela concorrência.

 Por que introduzir novos produtos

Se você não atacar suas próprias marcas outros o farão (exemplo de roupas e medicamentos)

Aproximadamente 30% dos lucros corporativos provêm de novos produtos (de 5 anos ou menos)

Quota parte do volume de negócios realizada por produtos que não existiam

há 5 anos:

1976-1981: 33%

1981-1986: 40%

1986-1990: 42%

1990- 2005: 45%

A inovação por parte de grandes firmas tende a ser mais gradual não

obstante:

– mais recursos

– maior risco de canibalização

– menor aversão ao risco

Se você cria mais, tem a oportunidade de pesquisar mais, fato este que já foi

citado com a essência do Marketing pessoal e corporativo. Tem chance de

atender uma fatia maior de seu público, novos públicos e nichos. Buscar a

excelência na qualidade de produção e atendimento. Porém ter novos produtos representa também diluição de custos, novos empregos, menor risco

aversão a uma imagem pela diluição. A síndrome Halo que dá certo! Aumento de liquidez, logística interna mais eficaz, diminuição de ociosidades e

assim por adiante, poderíamos ficar horas colocando argumentos.

Agora sabemos que é fundamental a abertura de novas empresas e criação

de novos produtos, porém e claro que tudo na vida tem um risco, este pode

ser; maior ou menor dependendo do grau de consciência dos riscos, estudos

feitos, capital disponível, espírito empreendedor da pessoa ou empresa, situação mercadológica. E tão importante quanto o citado seguir um cronograma de processos que começa o e exata definição dos estágios do processo.

Estágios do Processo

1. Geração de Ideia (pesquisa de mercado)

2. Seleção

3. Teste de conceito (pré-pesquisa de mercado e público - aceitação).

4. Desenvolvimento de produto

5. Teste de Mercado (pesquisa de público)

6. Lançamento (pesquisa de quem deve participar)

7. Plano de Negócio

Resumo

Vimos que o bom marketing não algo acidental, é o resultado efetivo de

planejamento e execução cuidadosa, pode-se assim dizer, que o marketing

é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência, arte por requerer criatividade e

ciência por contar com a ajuda de outras disciplinas para o atingimento de

seus objetivos.

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