O marketing e os produtos
Nesta aula iniciaremos o assunto sobre o desenvolvimento de produtos,
desde a pesquisa, o planejamento, a influência da demanda de mercado,
e finalmente, o começo da criação dos novos produtos.
A pesquisa de informações
Devemos considerar aqui todas as definições estratégicas requeridas para:
• Influenciar e estimular a demanda por
uma marca ou produto;
• Determinar o conceito do melhor
ponto de venda para a organização;
• Obter informações sobre produtos alternativos que poderão preencher as
oportunidades de demanda derivadas
da demanda original etc.
O planejamento e desenvolvimento
de produtos
Nesta etapa do processo é de fundamental importância que as pesquisas
tenham determinado as oportunidades de mercado, definido o comportamento do consumidor, objetivando detectar e estabelecer suas preferências,
em função de suas necessidades e desejos.
De posse de tais resultados, é possível criar e desenvolver novos produtos e /
ou serviços, ou modificar os produtos e/ ou serviços ofertados.
Outro foco de atenção durante o planejamento é com a determinação da
qualidade dos produtos ofertados e/ ou dos serviços prestados, e assim
também da sua aparência e os resultados esperados no seu consumo ou
desempenho.
Cada passo aqui é dado tomando-se por rumo o que pensa e prefere o consumidor, à luz de suas necessidades e desejos.
Influência da demanda e suas
ferramentas
Basicamente, envolvem-se aqui nesta etapa todas as atividades necessárias
para fazer com que o consumidor deseje o produto. Existem várias formas
de se influenciar a demanda, e as mais significativas são:
• A propaganda: Há que se fazer distinções quando se fala em propaganda. Muitas pessoas, por falta de informação ou de esclarecimentos
adequados, infelizmente ainda confundem propaganda com marketing.
A propaganda é uma das ferramentas das mais importantes do marketing, e
não o próprio marketing como um todo.
O marketing não significa apenas e tão somente fazer propaganda, mas
sim o desenvolvimento de um processo muito mais amplo e complexo, que
busca realizar negócios por meio da satisfação de necessidades, e tem na
propaganda uma arma poderosa, quando bem planejada e utilizada.
A propaganda, como o próprio nome nos permite deduzir, ‘propaga’, divulgando de forma planejada os dados, fatos, informações e todo e qualquer
outro elemento favorável de estímulo ao consumo e de influência à decisão
de compra do alvo, do consumidor em potencial que se pretende atingir.
Devemos lembrar também da propaganda institucional, que procura (influenciando positivamente) criar e manter uma imagem favorável tanto da
empresa quanto de seus produtos e/ou serviços.
• A promoção de vendas: Envolve a utilização de outros meios de divulgação do produto que são: folhetos informativos, cartazes de apresentação, displays de exposição, preparação de vitrines, feiras segmentadas ou
de ocasião, demonstrações e degustações, bottons, bonés, camisetas,
amostras, miniaturas, além das campanhas de vendas de oportunidade,
como vendas em aniversário, liquidações etc.
• A embalagem: A embalagem é parte integrante de essencial importância
na influência à decisão de compra, envolvendo não apenas conter o produto, mas notadamente estimular o seu consumo, disto fazendo parte
desde a definição de cores e imagens até a determinação de formatos e
tamanhos, passando pelos materiais especificamente utilizados.
Desenvolvimento de novos produtos
e riscos
O processo para o desenvolvimento de novos produtos, está intimamente ligado ao processo produtivo, que inicialmente a partir da definição do projeto, procedimentos de criação, definição e quais metodologias serão seguidas
e adotadas e foco no público alvo que se deseja atingir.
Conforme definição de produto, segundo Kotler: um produto é algo que pode
ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo, e
que os produtos comercializados incluem bens físicos, serviços, experiências,
eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.
O produto é o primeiro elemento estudado no composto de marketing, conhecido também como os quatro P’s: produto, preço, promoção e ponto de
venda (ou praça) o desenvolvimento dos demais ocorrem em função dele.
Indicadores nos informam que muitos negócios fracassam nos primeiros
anos, a seguir veremos:
Negócio Arriscado
• 95% dos novos negócios fracassam nos primeiros 5 anos
Porém mesmo com estes indicadores de fracasso, as empresas têm muito mais a perder do que a ganhar se não lançarem novos produtos, pois a liquidez corporativa tem uma parte expressiva voltada dos lucros de novos produtos. Sem dizer que quanto mais a empresa se consolida no mercado e tem buzz marketing gratuito, ou seja, o boca a boca, a imagem fixada, maior a necessidade de criação e qualidade para manter-se desta forma pelo maior tempo possível. Inovar, melhorar ou criar e parte incessante da política de crescimento de uma empresa, buscando sempre ofertar mais para diminuir a busca pela concorrência.
Por que introduzir novos produtos
• Se você não atacar suas próprias marcas outros o farão (exemplo de roupas e medicamentos)
• Aproximadamente 30% dos lucros corporativos provêm de novos produtos (de 5 anos ou menos)
Quota parte do volume de negócios realizada por produtos que não existiam
há 5 anos:
1976-1981: 33%
1981-1986: 40%
1986-1990: 42%
1990- 2005: 45%
• A inovação por parte de grandes firmas tende a ser mais gradual não
obstante:
– mais recursos
– maior risco de canibalização
– menor aversão ao risco
Se você cria mais, tem a oportunidade de pesquisar mais, fato este que já foi
citado com a essência do Marketing pessoal e corporativo. Tem chance de
atender uma fatia maior de seu público, novos públicos e nichos. Buscar a
excelência na qualidade de produção e atendimento. Porém ter novos produtos representa também diluição de custos, novos empregos, menor risco
aversão a uma imagem pela diluição. A síndrome Halo que dá certo! Aumento de liquidez, logística interna mais eficaz, diminuição de ociosidades e
assim por adiante, poderíamos ficar horas colocando argumentos.
Agora sabemos que é fundamental a abertura de novas empresas e criação
de novos produtos, porém e claro que tudo na vida tem um risco, este pode
ser; maior ou menor dependendo do grau de consciência dos riscos, estudos
feitos, capital disponível, espírito empreendedor da pessoa ou empresa, situação mercadológica. E tão importante quanto o citado seguir um cronograma de processos que começa o e exata definição dos estágios do processo.
Estágios do Processo
1. Geração de Ideia (pesquisa de mercado)
2. Seleção
3. Teste de conceito (pré-pesquisa de mercado e público - aceitação).
4. Desenvolvimento de produto
5. Teste de Mercado (pesquisa de público)
6. Lançamento (pesquisa de quem deve participar)
7. Plano de Negócio
Resumo
Vimos que o bom marketing não algo acidental, é o resultado efetivo de
planejamento e execução cuidadosa, pode-se assim dizer, que o marketing
é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência, arte por requerer criatividade e
ciência por contar com a ajuda de outras disciplinas para o atingimento de
seus objetivos.
