Publicidade e Propaganda no Marketing
O Marketing X Publicidade e
Propaganda
Muitas pessoas acham que marketing, publicidade e propaganda são palavras diferentes que significam a mesma coisa. Mas esses três elementos não
têm a mesma finalidade, apesar de trabalharem em conjunto.
Como vimos nas aulas anteriores o marketing assume vários papéis numa
empresa, dentre eles, treinamento de funcionários, pesquisa interna (entre
os funcionários) e externa (público), fidelização e satisfação dos clientes, posicionamento da empresa. “O Marketing tem um foco mais administrativo
sobre a empresa e sua engrenagem”.
Já, publicidade e propaganda, têm o papel de divulgar a empresa e / ou o
produto da empresa. Tanto a publicidade quanto a propaganda tem o objetivo de comunicar ao público alvo a existência de um produto, suas vantagens
e outros atributos. É também uma ferramenta do marketing utilizada para
captação do público alvo, ou seja, é necessário fazer uma propaganda voltada para o tipo de público que se deseja ter. Exemplo: se uma fabricante de
tênis disponibiliza o modelo “pisa fundo” e tem como público alvo (definido
pelo marketing) os jovens, então a propaganda será voltada aos jovens, contendo imagens ou frases que chame a atenção destes e fazendo com que os
mesmos se identifiquem com o produto. Assim, Propaganda e Publicidade
têm o foco voltado a divulgar a empresa, marca ou produto, dando a ela um
“rosto” e um posicionamento junto ao público alvo desejado.
Esclarecendo mais:
• Publicidade: é tudo aquilo que é divulgado a favor da empresa, marca
ou produto, de forma gratuita, ou seja, matérias em jornais, propaganda espontânea de marca em algum programa de TV ou qualquer
outro modo de divulgação GRATUITA.
• Propaganda: é tudo aquilo que é feito em prol da empresa, marca ou
produto em mídia paga, ou seja, comerciais de TV, outdoors, comerciais radiofônicos etc.
Resumo
As agências de publicidade e propaganda são de fundamental importância,
pois auxiliam qualquer segmento empresarial, muitas empresas não possuem
um setor ou departamento específico de marketing e recorrem às agências.
Lembre-se:
Publicidade e Propaganda tem a finalidade de divulgar aos consumidores ou
clientes, um serviço ou produto, mas a grande diferença está na remuneração, a publicidade é gratuita e a propaganda é paga.