Publicidade e Propaganda no Marketing

 O Marketing X Publicidade e

Propaganda

Muitas pessoas acham que marketing, publicidade e propaganda são palavras diferentes que significam a mesma coisa. Mas esses três elementos não

têm a mesma finalidade, apesar de trabalharem em conjunto.

Como vimos nas aulas anteriores o marketing assume vários papéis numa

empresa, dentre eles, treinamento de funcionários, pesquisa interna (entre

os funcionários) e externa (público), fidelização e satisfação dos clientes, posicionamento da empresa. “O Marketing tem um foco mais administrativo

sobre a empresa e sua engrenagem”.

Já, publicidade e propaganda, têm o papel de divulgar a empresa e / ou o

produto da empresa. Tanto a publicidade quanto a propaganda tem o objetivo de comunicar ao público alvo a existência de um produto, suas vantagens

e outros atributos. É também uma ferramenta do marketing utilizada para

captação do público alvo, ou seja, é necessário fazer uma propaganda voltada para o tipo de público que se deseja ter. Exemplo: se uma fabricante de

tênis disponibiliza o modelo “pisa fundo” e tem como público alvo (definido

pelo marketing) os jovens, então a propaganda será voltada aos jovens, contendo imagens ou frases que chame a atenção destes e fazendo com que os

mesmos se identifiquem com o produto. Assim, Propaganda e Publicidade

têm o foco voltado a divulgar a empresa, marca ou produto, dando a ela um

“rosto” e um posicionamento junto ao público alvo desejado.

Esclarecendo mais:

Publicidade: é tudo aquilo que é divulgado a favor da empresa, marca

ou produto, de forma gratuita, ou seja, matérias em jornais, propaganda espontânea de marca em algum programa de TV ou qualquer

outro modo de divulgação GRATUITA. 

Propaganda: é tudo aquilo que é feito em prol da empresa, marca ou

produto em mídia paga, ou seja, comerciais de TV, outdoors, comerciais radiofônicos etc.

Resumo

As agências de publicidade e propaganda são de fundamental importância,

pois auxiliam qualquer segmento empresarial, muitas empresas não possuem

um setor ou departamento específico de marketing e recorrem às agências.

Lembre-se:

Publicidade e Propaganda tem a finalidade de divulgar aos consumidores ou

clientes, um serviço ou produto, mas a grande diferença está na remuneração, a publicidade é gratuita e a propaganda é paga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui