O marketing e o consumidor
A consciência da existência do produto
O que realmente nos impulsiona a comprarmos um determinado produto ou
serviço? Esta dúvida permeia os estudiosos de comportamento, e chegou-
-se a conclusão de que um fator determinante no processo de compra é a
possibilidade de saciar uma necessidade.
As necessidades humanas geram desejos que demandam por serviços ou
produtos.
Os desejos dos consumidores precisam ser entendidos e satisfeitos. É necessário entendermos sobre a natureza humana e seu comportamento frente
às circunstâncias e ao marketing compete fornecer as principais referências
de consumo em busca de satisfação das necessidades. Essas referências são
levadas aos consumidores através da comunicação e são apresentadas por
dois elementos: a informação e a mensagem.
A informação permite conhecer a referência, por exemplo: uma nova embalagem.
A mensagem permite trazer, à memória do inconsciente, sensações, sentimentos ou lembranças.
O interesse, as necessidades e os desejos
A atenção precede interesse que desperta o desejo de partir para a ação,
basta lembrarmos a AIDA.
A atenção
I interesse
D desejo
A ação
O negócio e os meios de multiplicá-lo
O estudo do marketing aplica-se ao universo do negócio, abrangendo bens,
serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, ideias, empresas. Vejamos
como o profissional de marketing pode estimular a demanda pelos produtos
de sua empresa. A demanda pode apresentar-se de oito maneiras, expostas
abaixo, após a identificação, define-se o plano de ação para direcioná-lo ao
estado desejado.
1. Demanda negativa
2. Demanda inexistente
3. Demanda latente
4. Demanda em declínio
5. Demanda irregular
6. Demanda plena
7. Demanda excessiva
8. Demanda indesejada
O marketing e o processo de troca
O processo de troca, que já vimos na introdução do estudo das etapas do
processo de compra, nos remete a um dos muitos conceitos de mercado:
“Um mercado é uma arena para trocas
potenciais”. (Philip Kotler)
Antigamente o consumidor não tinha muita
opção de escolha, basta lembrarmos do veículo Ford T, cujo pensamento era: “o consumidor pode escolher um Ford de qualquer
cor, desde que seja preto”, mas em sua época
foi um marco considerável.
Sabemos também que mercado, segundo o
pensamento econômico, é onde se encontram a oferta e a demanda.
Numa visão de marketing, podemos qualificar a oferta como a intenção de
troca de produtos disponíveis por dinheiro, bens ou serviços; e a demanda
como a propensão de trocar dinheiro, bens ou serviços por produtos que
satisfaçam desejos e necessidades.
Percepção é tudo aquilo que o consumidor passa a pensar do produto, tendo-o avaliado após o consumo, e expectativa é o conjunto de necessidades
e desejos que o consumidor pretende ver satisfeito consumindo o produto.
Assim sendo, quando a expectativa for maior do que a percepção teremos
como resultado a insatisfação do consumidor.
Entretanto, quando a percepção for maior ou igual à expectativa teremos aí
um consumidor satisfeito.
Resumidamente a palavra mercado pode
ser definida como o conjunto de compradores e vendedores que efetuam trocas entre produtos e serviços.
Os principais Mercados de Clientes nas economias modernas atuais são classificados
entre Mercado consumidor, mercado organizacional, mercado global e mercado sem
fins lucrativos e terceiro setor.
Resumo
Podemos obter um produto ou serviço de várias maneiras, entre elas: produzindo através de meios próprios; através da força e meios ilícitos; através de
pedidos ou através de trocas.
A troca é o meio fundamental do marketing, é a obtenção do objeto de
desejo oferecendo-se algo em substituição. Quando há consenso em um
processo de troca, entre pelo menos duas partes, podemos dizer que houve
uma transação. Lembrando que uma transação não precisa ser necessariamente em dinheiro, pode ser a permuta que envolve a troca de bens e serviços, por outros bens ou serviços.
Vimos que, após ser detectada o tipo de demanda de determinado produto
ou serviço, caberá ao profissional de marketing definir o plano de ação para
direcioná-lo ao estado desejado, que é a obtenção do lucro e a satisfação
das necessidades do consumidor e que o mesmo mantenha-se fidelizado.