O marketing e o consumidor

 A consciência da existência do produto

O que realmente nos impulsiona a comprarmos um determinado produto ou

serviço? Esta dúvida permeia os estudiosos de comportamento, e chegou-

-se a conclusão de que um fator determinante no processo de compra é a

possibilidade de saciar uma necessidade.

As necessidades humanas geram desejos que demandam por serviços ou

produtos.

Os desejos dos consumidores precisam ser entendidos e satisfeitos. É necessário entendermos sobre a natureza humana e seu comportamento frente

às circunstâncias e ao marketing compete fornecer as principais referências

de consumo em busca de satisfação das necessidades. Essas referências são

levadas aos consumidores através da comunicação e são apresentadas por

dois elementos: a informação e a mensagem.

A informação permite conhecer a referência, por exemplo: uma nova embalagem.

A mensagem permite trazer, à memória do inconsciente, sensações, sentimentos ou lembranças.

O interesse, as necessidades e os desejos

A atenção precede interesse que desperta o desejo de partir para a ação,

basta lembrarmos a AIDA.

A atenção

I interesse

D desejo

A ação

O negócio e os meios de multiplicá-lo

O estudo do marketing aplica-se ao universo do negócio, abrangendo bens,

serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, ideias, empresas. Vejamos

como o profissional de marketing pode estimular a demanda pelos produtos

de sua empresa. A demanda pode apresentar-se de oito maneiras, expostas

abaixo, após a identificação, define-se o plano de ação para direcioná-lo ao

estado desejado.

1. Demanda negativa

2. Demanda inexistente

3. Demanda latente

4. Demanda em declínio

5. Demanda irregular

6. Demanda plena

7. Demanda excessiva

8. Demanda indesejada

O marketing e o processo de troca

O processo de troca, que já vimos na introdução do estudo das etapas do

processo de compra, nos remete a um dos muitos conceitos de mercado:

“Um mercado é uma arena para trocas

potenciais”. (Philip Kotler)

Antigamente o consumidor não tinha muita

opção de escolha, basta lembrarmos do veículo Ford T, cujo pensamento era: “o consumidor pode escolher um Ford de qualquer

cor, desde que seja preto”, mas em sua época

foi um marco considerável.

Sabemos também que mercado, segundo o

pensamento econômico, é onde se encontram a oferta e a demanda.

Numa visão de marketing, podemos qualificar a oferta como a intenção de

troca de produtos disponíveis por dinheiro, bens ou serviços; e a demanda

como a propensão de trocar dinheiro, bens ou serviços por produtos que

satisfaçam desejos e necessidades.

Percepção é tudo aquilo que o consumidor passa a pensar do produto, tendo-o avaliado após o consumo, e expectativa é o conjunto de necessidades

e desejos que o consumidor pretende ver satisfeito consumindo o produto.

Assim sendo, quando a expectativa for maior do que a percepção teremos

como resultado a insatisfação do consumidor.

Entretanto, quando a percepção for maior ou igual à expectativa teremos aí

um consumidor satisfeito.

Resumidamente a palavra mercado pode

ser definida como o conjunto de compradores e vendedores que efetuam trocas entre produtos e serviços.

Os principais Mercados de Clientes nas economias modernas atuais são classificados

entre Mercado consumidor, mercado organizacional, mercado global e mercado sem

fins lucrativos e terceiro setor.

Resumo

Podemos obter um produto ou serviço de várias maneiras, entre elas: produzindo através de meios próprios; através da força e meios ilícitos; através de

pedidos ou através de trocas.

A troca é o meio fundamental do marketing, é a obtenção do objeto de

desejo oferecendo-se algo em substituição. Quando há consenso em um

processo de troca, entre pelo menos duas partes, podemos dizer que houve

uma transação. Lembrando que uma transação não precisa ser necessariamente em dinheiro, pode ser a permuta que envolve a troca de bens e serviços, por outros bens ou serviços.

Vimos que, após ser detectada o tipo de demanda de determinado produto

ou serviço, caberá ao profissional de marketing definir o plano de ação para

direcioná-lo ao estado desejado, que é a obtenção do lucro e a satisfação

das necessidades do consumidor e que o mesmo mantenha-se fidelizado.

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