O Marketing empresarial e seu ambiente
Análise do ambiente de marketing
Para implantar um Plano de Marketing primeiramente deve ser feita uma
Análise Ambiental. Importando os conceitos e ferramentas do Planejamento Estratégico, esta fase tem como objetivo conhecer o ambiente onde se
encontra a organização, mapeando as ameaças e oportunidades que podem ser vislumbradas no mercado e os pontos fortes e fracos da empresa
diante das realidades detectadas. algumas perguntas precisam ser feitas
para avaliar um Plano de Marketing, são elas: o Plano é simples? O Plano
tem os objetivos concretos e mensuráveis? As metas são realistas? O Plano
é completo?
O Planejamento e os planos precisam ser flexíveis para adaptarem-se às necessidades da organização e seus gestores atentos para monitorarem o meio
ambiente com a finalidade de detectar novas oportunidades de crescimento.
Variáveis utilizadas em uma análise do
ambiente de marketing
O cumprimento dos objetivos e resultados alcançados demonstra o nível de
excelência de uma organização. Saber trabalhar com as ameaças e oportunidades a seu favor é a chave de um eficiente planejamento estratégico.
As variáveis existentes no ambiente de mercado, e podem ser internas ou
externas e consideradas como controláveis ou incontroláveis.
As empresas precisam regularmente fazer uma análise SWOT, a fim de checarem suas oportunidades, ameaças, fraquezas e forças. Atitudes sempre
proativas, pois nem sempre as mesmas táticas de ação garantem excelência
de resultados.
Os termos em inglês correspondem às iniciais da palavra SWOT
S strengths = forças
W weaknesses = fraquezas
O opportunities = oportunidades
T threats = ameaças
Veremos cada uma destas variáveis mercadológicas.
O ambiente externo é composto pelas oportunidades e ameaças, já o ambiente interno é composto pelas forças e fraquezas, vejamos os exemplos:
O marketing estratégico
A palavra estratégia surgiu nos meios militares, era usada para definir as
ações que seriam usadas para vencer o inimigo. Por analogia, imaginemos
um ambiente de guerrilha, como o mercado altamente competitivo que estamos inseridos, lembremos que a estratégia certa é capaz de colocar o negócio no caminho certo do sucesso.
A estratégia mercadológica do composto de marketing pode ser definida
como o conjunto de variáveis controláveis que a empresa pode utilizar para
influenciar as respostas dos consumidores, e podem ser classificadas (segundo E. Jerome McCarthy) em quatro fatores (os 4 “P”):
• Produto;
• Preço;
• Ponto de venda;
• Propaganda & promoção.
Produto
O produto, como o principal fator do mix de marketing, deve ser levado em
consideração quanto a variedade, a qualidade, o design, as características,
nome da marca, sua embalagem, os tamanhos disponíveis, os serviços agregados, as garantias oferecidas e a política de devoluções.
Preço
O preço, como outro fator importante de mix de marketing, deve observar
os descontos concedidos, as concessões, o prazo de pagamento e as condições de financiamento o perfil de seus consumidores bem como conhecer
seus concorrentes.
No Brasil, há pouco mais de duas décadas, temos o código de defesa do
Consumidor (CDC). Neste período os consumidores brasileiros adquiriram
mais informações e melhores condições para fazer valer seus direitos.
Ponto de venda ou Praça
O ponto de venda ou distribuição pode ser entendido como a combinação
de agentes através dos quais o produto flui, considerando-se os canais de
distribuição, a cobertura, a variedade, os locais, estoques e meios de transportes disponíveis.
Propaganda e Promoção de vendas
Um fator importante é a correta escolha dos veículos de comunicação, como
será a promoção de vendas, a propaganda, a força de vendas, relações públicas e o marketing direto.
Árdua e delicada é a decisão entre jornais, revistas, rádios, canais de televisão, cinemas, mala-direta, outdoor, ou os novos meios digitais.
”Desde que acordamos até o momento em que dormimos, todas as nossas ações são permeadas pelo marketing”.
Marcos Cobra
Resumo
Nesta aula, abordamos os seguintes assuntos:
• Análise de ambiente: Externo e Interno;
• Plano de marketing, que engloba as seguintes perguntas: o que, quem,
quando, com que e quais resultados pretende-se atingir;
• Análise SWOT
• Mix de produtos.
Vimos que para uma empresa atingir os objetivos almejados e resultados
promissores, é imprescindível o diagnóstico inicial e a consciência de que
esforço a ser dispensado será proporcional à situação futura desejada, que
poderão ser previstas pela análise SWOT.