O Marketing empresarial e seu ambiente

 Análise do ambiente de marketing

Para implantar um Plano de Marketing primeiramente deve ser feita uma

Análise Ambiental. Importando os conceitos e ferramentas do Planejamento Estratégico, esta fase tem como objetivo conhecer o ambiente onde se

encontra a organização, mapeando as ameaças e oportunidades que podem ser vislumbradas no mercado e os pontos fortes e fracos da empresa

diante das realidades detectadas. algumas perguntas precisam ser feitas

para avaliar um Plano de Marketing, são elas: o Plano é simples? O Plano

tem os objetivos concretos e mensuráveis? As metas são realistas? O Plano

é completo?

O Planejamento e os planos precisam ser flexíveis para adaptarem-se às necessidades da organização e seus gestores atentos para monitorarem o meio

ambiente com a finalidade de detectar novas oportunidades de crescimento.

Variáveis utilizadas em uma análise do

ambiente de marketing

O cumprimento dos objetivos e resultados alcançados demonstra o nível de

excelência de uma organização. Saber trabalhar com as ameaças e oportunidades a seu favor é a chave de um eficiente planejamento estratégico.

As variáveis existentes no ambiente de mercado, e podem ser internas ou

externas e consideradas como controláveis ou incontroláveis.

As empresas precisam regularmente fazer uma análise SWOT, a fim de checarem suas oportunidades, ameaças, fraquezas e forças. Atitudes sempre

proativas, pois nem sempre as mesmas táticas de ação garantem excelência

de resultados.

Os termos em inglês correspondem às iniciais da palavra SWOT

S strengths = forças

W weaknesses = fraquezas

O opportunities = oportunidades

T threats = ameaças

Veremos cada uma destas variáveis mercadológicas.

O ambiente externo é composto pelas oportunidades e ameaças, já o ambiente interno é composto pelas forças e fraquezas, vejamos os exemplos: 

O marketing estratégico

A palavra estratégia surgiu nos meios militares, era usada para definir as

ações que seriam usadas para vencer o inimigo. Por analogia, imaginemos

um ambiente de guerrilha, como o mercado altamente competitivo que estamos inseridos, lembremos que a estratégia certa é capaz de colocar o negócio no caminho certo do sucesso.

A estratégia mercadológica do composto de marketing pode ser definida

como o conjunto de variáveis controláveis que a empresa pode utilizar para

influenciar as respostas dos consumidores, e podem ser classificadas (segundo E. Jerome McCarthy) em quatro fatores (os 4 “P”):

Produto;

Preço;

Ponto de venda;

Propaganda & promoção.

Produto

O produto, como o principal fator do mix de marketing, deve ser levado em

consideração quanto a variedade, a qualidade, o design, as características,

nome da marca, sua embalagem, os tamanhos disponíveis, os serviços agregados, as garantias oferecidas e a política de devoluções.

Preço

O preço, como outro fator importante de mix de marketing, deve observar

os descontos concedidos, as concessões, o prazo de pagamento e as condições de financiamento o perfil de seus consumidores bem como conhecer

seus concorrentes.

No Brasil, há pouco mais de duas décadas, temos o código de defesa do

Consumidor (CDC). Neste período os consumidores brasileiros adquiriram

mais informações e melhores condições para fazer valer seus direitos.

Ponto de venda ou Praça

O ponto de venda ou distribuição pode ser entendido como a combinação

de agentes através dos quais o produto flui, considerando-se os canais de

distribuição, a cobertura, a variedade, os locais, estoques e meios de transportes disponíveis.

Propaganda e Promoção de vendas

Um fator importante é a correta escolha dos veículos de comunicação, como

será a promoção de vendas, a propaganda, a força de vendas, relações públicas e o marketing direto.

Árdua e delicada é a decisão entre jornais, revistas, rádios, canais de televisão, cinemas, mala-direta, outdoor, ou os novos meios digitais.

”Desde que acordamos até o momento em que dormimos, todas as nossas ações são permeadas pelo marketing”.

Marcos Cobra

Resumo

Nesta aula, abordamos os seguintes assuntos:

Análise de ambiente: Externo e Interno;

Plano de marketing, que engloba as seguintes perguntas: o que, quem,

quando, com que e quais resultados pretende-se atingir;

Análise SWOT

Mix de produtos.

Vimos que para uma empresa atingir os objetivos almejados e resultados

promissores, é imprescindível o diagnóstico inicial e a consciência de que

esforço a ser dispensado será proporcional à situação futura desejada, que

poderão ser previstas pela análise SWOT.

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