O benchmarking?

 Nesta aula vamos conhecer o benchmarking que é a avaliação de produtos visando melhorá-los e modificá-los quando necessário. Veremos os

princípios, os tipos, os processos e a implementação do benchmarking.

Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem

ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e proativo por

meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O

processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.

Apesar do seu neologismo, benchmarking é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na

simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. Benchmarking é a venda inteligente, interna ou externa, das melhores práticas de um determinado

processo ou sistema.

O que é o benchmarking?

Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas

como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar

desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que

está realizando (ou monitorando) o benchmarking.

Os princípios do benchmarking

Sistemático:

O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas

trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.

Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.

É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria. É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro. A ideia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, “copiar” modelos de outras empresas significa “economizar” tempo e trabalho. Por definição, as “cópias” nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a “evolução” da ideia original.

Tipos de Benchmarking

Benchmarking Competitivo

Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes.

Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a

sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar

uma consultora externa para obter informações sobre o Benchmarking

Competitivo.

Benchmarking interno

A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização

em unidades diferentes (outros departamentos, sedes etc.). Tem como

vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a

valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo

mais utilizado.

Benchmarking genérico

Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa

várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada

de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e em que

as empresas estão mais dispostas a colaborar e a serem mais verdadeiras.

Benchmarking funcional

Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria

organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou

embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem

utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização “investigada”.

Resumo

Vimos nesta aula como denomina-se o processo de comparação e avaliação

de produtos e serviços, visando alcançar excelência.

Inclusive vimos o neologismo de benchmarking que além de identificar as

melhores práticas ainda alia-se aos preceitos de marketing.


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