O benchmarking?
Nesta aula vamos conhecer o benchmarking que é a avaliação de produtos visando melhorá-los e modificá-los quando necessário. Veremos os
princípios, os tipos, os processos e a implementação do benchmarking.
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem
ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e proativo por
meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O
processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
Apesar do seu neologismo, benchmarking é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na
simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. Benchmarking é a venda inteligente, interna ou externa, das melhores práticas de um determinado
processo ou sistema.
O que é o benchmarking?
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas
como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar
desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que
está realizando (ou monitorando) o benchmarking.
Os princípios do benchmarking
Sistemático:
O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas
trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.
Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.
É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria. É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro. A ideia por trás do benchmarking é de que ninguém é melhor em tudo. Então, “copiar” modelos de outras empresas significa “economizar” tempo e trabalho. Por definição, as “cópias” nunca serão iguais. Haverá sempre ajustes, adaptação e aprimoramentos, o que garante a “evolução” da ideia original.
Tipos de Benchmarking
• Benchmarking Competitivo
Caracteriza-se por ter como alvo específico as práticas dos concorrentes.
Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a
sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar
uma consultora externa para obter informações sobre o Benchmarking
Competitivo.
• Benchmarking interno
A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização
em unidades diferentes (outros departamentos, sedes etc.). Tem como
vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a
valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo
mais utilizado.
• Benchmarking genérico
Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa
várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada
de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e em que
as empresas estão mais dispostas a colaborar e a serem mais verdadeiras.
• Benchmarking funcional
Baseado numa função específica, que pode existir ou não na própria
organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou
embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem
utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização “investigada”.
Resumo
Vimos nesta aula como denomina-se o processo de comparação e avaliação
de produtos e serviços, visando alcançar excelência.
Inclusive vimos o neologismo de benchmarking que além de identificar as
melhores práticas ainda alia-se aos preceitos de marketing.