Conceito de benchmarking
O benchmarking é uma das estratégias do marketing empresarial no atingimento de seus objetivos. Veremos a seguir seu conceito, e suas principais características.
Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de
organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. É um processo de pesquisa,
contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.
Por definição, benchmarking consiste em observar, fazer comparações e procurar imitar as melhores práticas de empresas concorrentes ou não, inclusive daquelas pertencentes a outros ramos de negócio, segundo Maximiano,
2000.
Isto é, o benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos
de referências que funcionam em vez de criar algo novo.
O Benchmarking é uma das mais antigas ferramentas de gestão. O seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de
desempenho das organizações através de um processo de aprendizagem.
Isto é feito de duas maneiras:
1. Identificando resultados excelentes, geralmente mensurados através de
métricas ou indicadores. Tais resultados servem de estímulo para os esforços de melhoria e dão uma garantia que, através de esforços inteligentes,
tais resultados poderão ser igualados.
2. Identificando as chamadas melhores práticas que, geralmente com alguma adaptação à cultura e às peculiaridades da organização, podem servir
de referência para uma mudança que leve a melhores resultados.
O objetivo principal de se fazer benchmarking é implementar mudanças
que levem a melhorias significativas nos produtos e processos da organização e, consequentemente, nos seus resultados. Qualquer organização,
pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, de qualquer setor ou
porte, pode utilizar o Benchmarking para entender e melhorar os seus
processos.
O benchmarking é uma das formas mais eficazes de se estabelecer metas e
tem um efeito motivacional grande junto às equipes.
Processo de Benchmarking
O processo de Benchmarking tem, em geral, 5 fases: planejamento, coleta
de dados, análise, adaptação e implementação. Mas a metodologia mais
detalhada, descrita por CAMP (1998) apresenta as seguintes etapas:
1. Identificar empresas comparativas;
2. Definir método e coletar dados;
3. Determinar a lacuna de desempenho;
4. Projetar níveis de desempenho futuro;
5. Comunicar descoberta dos marcos de referência e obter aceitação;
6. Estabelecer metas funcionais;
7. Desenvolver plano de ação;
8. Implementar ações específicas e monitorar progresso;
9. Recalibrar marcos de referência.
Enquanto o Benchmarking é o processo de identificação de referenciais de
excelência, o Benchmark é o referencial de excelência em si. A origem do
termo Benchmark parece estar nas marcas de referência usadas nas medições topográficas.
Histórico
Pode-se dizer que o processo benchmarking foi inserido no ambiente de
negócios pela Xerox, que o definiu como “o processo contínuo para medir
os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou
com as companhias reconhecidas como líderes da indústria”.
O que Benchmarking é, e o que ele não
é (características)
• O benchmarking é...
– Um processo contínuo;
– Uma investigação que fornece informações valiosas;
– Um processo de aprendizagem com outros;
– Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina;
– Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer
processo.
• O benchmarking não é...
– Um evento isolado;
– Uma investigação que fornece respostas simples e “receitas”;
– Cópia, imitação;
– Rápido e fácil.
Metodologia de implementação de
um processo de benchmarking
O processo de implementação está dividido em cinco fases, que por sua vez,
estão subdivididas em atividades e estas em tarefas. As cinco fases deste
processo, são:
Planejamento
• Identificação do item;
• Obtenção do apoio da Direção;
• Desenvolvimento do sistema de medida;
• Desenvolvimento do plano de coleta de informação;
• Revisão dos planos;
• Caracterização do item.
Coleta interna de informação
• Coleta e Análise de Informação Publicada Internamente;
• Seleção de potenciais parceiros internos;
• Caracterização do item em cada parceiro;
• Coleta Interna de Dados;
• Realização de visitas aos parceiros.
Coleta externa de informação:
Como já foi dito, as atividades constituintes desta fase são uma repetição
das descritas na fase anterior, e estão divididas para efeitos de concepção em
duas grandes atividades:
• Coleta de informação publicada externamente;
• Coleta de dados externos.
Melhoria do desempenho do item
Esta fase não é mais do que decidir quais as melhores práticas a aplicar. Sua
metodologia de implementação é crítica, pois requer análises muito cuidadosas de grande quantidade de informação recolhida, bem como a interpretação dos elementos no contexto da organização. Envolve:
• Identificação das Ações Corretivas;
• Desenvolvimento do Plano de Implementação;
• Obtenção da Aprovação da Solução;
• Implementação e Verificação da Solução.
Melhoria contínua
Nesta altura, após terem sido alcançados os objetivos a que se propusera, a
organização tem duas alternativas: direcionar os esforços para a melhoria de
outro item e nada fazer pelo primeiro ou continuar a trabalhar na melhoria
do desempenho do item. Quando se abandonam os esforços de melhoria
contínua, o melhor que pode acontecer é que o desempenho se mantenha
estável. No entanto, as organizações concorrentes poderão estar a trabalhar
em melhoria contínua, o que vai provocar, num futuro próximo, um novo
desvio negativo no desempenho do item. É claro que é preferível continuar os
esforços de melhoria do item, e para tal deverão ser realizadas duas atividades:
• Manutenção da base de dados;
• Implementação da melhoria contínua do desempenho.
Casos de sucesso
• “Na Federal Express, o capital intelectual de toda o nosso pessoal é o
nosso recurso mais valioso. Por isso, a aprendizagem rápida é tão importante na Federal Express e noutras organizações que têm que conseguir
mudanças rápidas. Estudar e aprender com as melhores práticas é de
uma importância crítica, para todos aqueles gestores que desejam levar
a sua organização para o circulo dos vencedores.” (Michael E. Reed Managing Director of Operations Audit and Quality Federal Express 1990
Malcolm Baldrige Nacional Quality Award Winner);
• “Aprender através do Benchmarking tem sido fenomenal na Ameritech.
Os gestores compreendem quão insensato pode ser reinventar a roda
permanentemente, quando em vez disso, pode-se aprender com os outros na criação de ideias inovadoras para o redesenho de processos.” (Orval L. Brown Process Architecture / Benchmarking Manager Ameritech);
• “O Benchmarking tornou-se uma das principais ferramentas para a gestão pela qualidade total. Muitas das vezes o processo de Benchmarking
permite a tomada de consciência necessária para levar a cabo as mudanças profundas e radicais no desempenho das organizações, que normalmente são desesperadamente ambicionadas.” (A. Blanton Gogfrey Chief
Executive Officer Juran Institute, Inc.);
• “Durante décadas, o medo da possibilidade da desconfiança manteve as
companhias americanas afastadas de partilhar ideias, promover reuniões
conjuntas ou mesmo fazer visitas umas às outras. Atualmente os tempos
estão a mudar e muitos gestores já compreenderam os potenciais benefícios de adaptar as melhores práticas.” (Arnold J. Lieberman Senior Business Development Officer and Vice President Chase Manhattan Bank);
• “Para vencer os desafios do amanhã, a BC Telecom sabe que tem que
competir hoje com os melhores. Os conceitos inovadores do Benchmarking, em vez das tradicionais soluções, têm sido essenciais para o nosso
sucesso” (Brian A. Canfield Chairman and Chief Executive Officer British
Columbia Telecommunications Company);
• “Chamem-lhe sabedoria ou senso comum, mas quando se estuda organizações de excelência, fica-se com excelentes ideias para a sua própria companhia.” (Gary Mise Benchmarking Coordinator EXXON Company, USA);
• “ O benchmarking é uma ferramenta poderosa, pois pode ser aplicada
a todas as funções da nossa organização” (Roland Loesser Chief finacial
Officer Sandoz Corporation).
Resumo
Vimos nestas duas últimas aulas como denomina-se o processo de comparação e avaliação de produtos e serviços, visando alcançar excelência, bem
como as fases que compõem o planejamento do benchmarking, que são:
Identificação do item ,obtenção do apoio da Direção ,desenvolvimento do
sistema de medida ,desenvolvimento do plano de coleta de informação ,revisão dos planos e caracterização do item .
Ao comparar-se com organizações melhores e mais produtivas, a empresa
que faz o benchmarking já está progredindo e muito próxima de alcançar
seus objetivos.