Conceitos básicos de estatística descritiva

 Estatística

É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para colecta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

População é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum. 

Amostra é uma parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarmos conclusões sobre essa população.

 

Variáveis

Chama-se variável ao conjunto de resultados possíveis de um fenómeno. 

Variável Qualitativa: Quando os seus valores são expressos por atributos: sexo, cor da pele, etc. 

Variável Quantitativa: Quando os dados são de carácter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica, trata-se portanto da estatística de variável e se dividem em : 

Variável discreta ou descontínua:   Seus valores são expressos geralmente através de números inteiros não negativos. Resulta normalmente de contagens. Ex: Nº de estudantes presentes às aulas de introdução à estatística no 1º semestre de ano Z: Março = 18 , Abril = 30 , Maio = 35 , Junho = 36.   

Variável contínua:    Resulta normalmente de uma medição, e a escala numérica de seus possíveis valores corresponde ao conjunto R dos números Reais, ou seja, podem assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites. 

Exemplos  

. Cor dos olhos das alunas:                                                   qualitativa 

. Índice de liquidez nas indústrias capixabas:                                   quantitativa contínua 

. Número de defeitos em aparelhos de TV:                          quantitativa discreta 

. Comprimento dos pregos produzidos por uma empresa:    quantitativa contínua 

. O ponto obtido em cada jogada de um dado:                    quantitativa discreta 

 

9.1.2. Apresentação dos Dados

Há duas formas de apresentação, que não se excluem mutuamente. A apresentação tabular (tabela), é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado. A apresentação gráfica dos dados numéricos constitui uma apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenómeno.

A representação gráfica de um fenómeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais, para ser realmente útil: a Simplicidade; Clareza e a Veracidade.

Os principais tipos de gráficos são:

Gráfico em colunas ou em barras: É a representação de uma série por meio de rectângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras).

 

Gráfico circular este gráfico é construído com base em um círculo, e é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos sectores. Obtemos cada sector por meio de uma regra de três simples e directa, onde o total da série corresponde a 360°, ou seja, 360°®100%. 

O pictograma constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público, pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui