Distribuição e Determinação De Frequência

 Distribuição de frequência 

É um tipo de tabela que condensa uma colecção de dados conforme as frequências (repetições de seus valores). 

Exemplo :44, 41, 42, 41, 42 43, 44, 41,

ROL: É a tabela obtida após a ordenação dos dados (crescente ou decrescente).

Exemplo: 41, 41, 41, 42, 42 43, 44, 44

Distribuição de frequência sem intervalos de classe:        É a simples condensação dos dados conforme as repetições de seus valores,

como mosta a

xi

Repetições

Frequência

Absoluta  (fi)

41

|||

3

42

||

2

43

|

1

44

|||

3

 

 

Tipos de Frequências:

Frequência simples ou absoluta: (fi)

São os valores que realmente representam o número de dados de cada classe.

∑ fi = n

 

Frequência Relativa: (fri)

são os valores das razões entre as frequências simples e a frequência total.

fri = fi / ∑fi

           

Evidentemente:                      ∑ fri = 1 ou 100

 

Frequência acumulada (Fi)

Chama-se frequência acumulada de uma classe à soma da frequência absoluta da classe com as das classes inferiores.

Fk = f1 + f2 + ... + fk       ou      Fk = ∑fi (i = 1, 2, ..., k)

 

Frequência acumulada relativa (Fri)

de uma classe é a frequência acumulada da classe, dividida pela frequência total da distribuição.

Fri = Fi / ∑fi  ou

 

Exemplos 1: Foi planeado um estudo num orfanato em que queria se saber quantas crianças são por idade, percentagem por idade, as frequências acumuladas e construir um gráfico de coluna da e frequência absoluta?

Feito o estudo obteve-se os resultados ilustrados na tabela abaixo (caro estudante qualquer duvida para entender a tabela abaixo, reveja os tipos de frequências):

Idade  das  crianças

 

fi

fri (%)

Fi

Fri  (%)

2

4

20

4

20

3

7

35

11

55

4

5

25

16

80

5

2

10

18

90

6

1

5

19

95

7

1

5

20

100

∑fi = 20

∑fi=100

Exemplo 2: Numa turma foram registadas as notas de todos os 25 estudantes.

15

16

16

15

16

14

15

15

15

17

16

14

14

16

15

16

14

17

15

16

14

15

15

17

15

 

Determine:

 a) Quantos estudantes obtiveram cada nota?

 b)  Qual é a nota que foi obtida por maior parte dos estudantes?

 c) Qual é a nota que tem menor percentagem e quanto é;

d)  Quantos estudantes que tiveram notas no intervalo de 10 a 13?

e)  Quantos estudantes tiveram nota no intervalo de 14 a 16?

 f) Construa  um gráfico circular?

      

Caro estudante, para resolvermos as questões acima colocadas, primeiro devemos achar a frequência absoluta das notas, contando o número de vezes que cada nota esta repetida, de seguinte modo:

 

Notas

Repetições

Frequência absoluta (fi)

14

|||||

5

15

|||||   |||||

10

16

|||||   ||

7

17

|||

3

 

25

 

Agora já podemos construir a tabela de frequência absoluta e por meio dela achar as demais frequências, para em seguida responder as questões colocadas:

Notas

Frequência absoluta

(fi)

Freqüência relativa(%)

(fri)

Frequência

Acumulada (Fi)

Frequência acumulada relativa (Fri)

14

5

0.2

5

0.2

15

10

0.4

15

0.6

16

7

0.28

22

0.88

17

3

0.12

25

1

Total

25

1

 

 

 

Respostas  

a) Para saber quantos estudantes obtiveram cada nota, basta olha na tabela a frequência absoluta;

 b)  A nota que foi obtida por maior parte dos estudantes é de 15 valores;

 c)   A nota que tem menor percentagem é  de 14  valores, que tem menor percentagem de 0.2 ou seja  20%;

d) Nenhum;

e)  Os estudantes que tiveram notas no intervalo de 14 a 16  são 22  estudantes.         

f)Gráfico circular

  

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