Distribuição e Determinação De Frequência
Distribuição de frequência
É um tipo de tabela que condensa uma colecção de dados
conforme as frequências (repetições de seus valores).
Exemplo :44, 41, 42, 41, 42 43,
44, 41,
ROL: É a tabela obtida após a ordenação dos dados (crescente ou decrescente).
Exemplo: 41, 41, 41, 42, 42 43, 44, 44
Distribuição de frequência sem intervalos de classe: É a simples
condensação dos dados conforme as repetições de seus valores,
como mosta a
xi |
Repetições |
Frequência Absoluta
(fi) |
41 |
||| |
3 |
42 |
|| |
2 |
43 |
| |
1 |
44 |
||| |
3 |
Tipos de Frequências:
Frequência simples ou
absoluta: (fi) São os valores que realmente representam o número de dados
de cada classe. ∑
fi = n |
Frequência Relativa:
(fri) são os valores das razões entre as frequências simples
e a frequência total. fri
= fi / ∑fi |
Evidentemente: ∑
fri = 1 ou 100
Frequência acumulada
(Fi) Chama-se frequência acumulada de uma classe à soma da
frequência absoluta da classe com as das classes inferiores. Fk = f1 + f2 + ... + fk ou
Fk = ∑fi (i = 1, 2, ..., k) |
Frequência acumulada
relativa (Fri) de uma classe é a frequência acumulada da classe,
dividida pela frequência total da distribuição. Fri
= Fi / ∑fi ou |
Exemplos 1: Foi planeado um estudo num orfanato
em que queria se saber quantas crianças são por idade, percentagem por idade, as
frequências acumuladas e construir um gráfico de coluna da e frequência absoluta?
Feito o estudo obteve-se os
resultados ilustrados na tabela abaixo (caro estudante qualquer duvida para
entender a tabela abaixo, reveja os tipos de frequências):
Idade das crianças |
fi |
fri (%) |
Fi |
Fri (%) |
2 |
4 |
20 |
4 |
20 |
3 |
7 |
35 |
11 |
55 |
4 |
5 |
25 |
16 |
80 |
5 |
2 |
10 |
18 |
90 |
6 |
1 |
5 |
19 |
95 |
7 |
1 |
5 |
20 |
100 |
∑fi
= 20 |
∑fi=100 |
Exemplo 2: Numa turma foram
registadas as notas de todos os 25 estudantes.
15 |
16 |
16 |
15 |
16 |
14 |
15 |
15 |
|
15 |
17 |
16 |
14 |
14 |
16 |
15 |
16 |
|
14 |
17 |
15 |
16 |
14 |
15 |
15 |
17 |
15 |
Determine:
a) Quantos estudantes
obtiveram cada nota?
b) Qual é a nota que foi obtida por maior parte
dos estudantes?
c) Qual é a nota
que tem menor percentagem e quanto é;
d) Quantos estudantes
que tiveram notas no intervalo de 10 a 13?
e) Quantos estudantes
tiveram nota no intervalo de 14 a 16?
f) Construa um gráfico circular?
Caro estudante, para resolvermos as questões acima
colocadas, primeiro devemos achar a frequência absoluta das notas, contando o
número de vezes que cada nota esta repetida, de seguinte modo:
Notas |
Repetições
|
Frequência
absoluta (fi) |
14 |
||||| |
5 |
15 |
||||| ||||| |
10 |
16 |
||||| || |
7 |
17 |
||| |
3 |
∑ |
|
25 |
Agora já podemos construir a tabela
de frequência absoluta e por meio dela achar as demais frequências, para em
seguida responder as questões colocadas:
Notas |
Frequência
absoluta (fi) |
Freqüência
relativa(%) (fri) |
Frequência
Acumulada
(Fi) |
Frequência acumulada relativa (Fri) |
14 |
5 |
0.2 |
5 |
0.2 |
15 |
10 |
0.4 |
15 |
0.6 |
16 |
7 |
0.28 |
22 |
0.88 |
17 |
3 |
0.12 |
25 |
1 |
Total |
25 |
1 |
|
|
Respostas
a) Para saber quantos estudantes obtiveram cada nota,
basta olha na tabela a frequência absoluta;
b) A nota que foi obtida por maior parte dos estudantes
é de 15 valores;
c) A nota que tem menor percentagem é de 14
valores, que tem menor percentagem de 0.2 ou seja 20%;
d) Nenhum;
e) Os estudantes
que tiveram notas no intervalo de 14 a 16
são 22 estudantes.
f)Gráfico circular