Composição química do osso

 Composição química do osso

Quando se fala de composiçãoquímica de  uma  substância  ou  de  um órgão qualquer,  refere-se  a   existência  de  elementos  com  propriedades  químicas existentes  nesse  mesmo  órgão. O osso também apresenta a  sua  composição e  esta   composição  é  que  vai  determinar  as propriedades  que  este  apresenta

A composição química dos ossos comparativamente à composição química do organismo é diferente:

Composiçãoquímica

Osso fresco

Organismohumano

Água

25%

66%

Sais minerais

45%

5%

Matériaorgânica (osteína)

30%

29%


Em suma,  o  osso é compost  por  substâncias inorgânicas(água  e   sais minerais)  e substâncias  orgânicas(osteína)

De acordo com o quadro, podemos observar que os ossos são ricos em sais minerais como por exemplo o fosfato de cálcio (85%), carbonato de cálcio (9%) e outros sais (6%).

Os elementos mais abundantes nos ossos são o cálcio e o fósforo, sendo muito maior nos ossos em relação aos restantes órgãos.

 

Elementosquímicos

Ossos

Restantesórgãos

Cálcio

98%

2%

Fósforo

80%

20%

 

IMPORTANTE

Caro aluno, já  sabe  que o  esqueleto é que  suporta,  sustenta  o  nosso  organismo  e garante  a   nossa  circulação/movimentação.  por isso  para garantir  essas todas  actividades,  é  necessário que  tenha  uma  boa  alimentação  descrita  a seguir. 

Alimentos como leite e seus derivados (iogurte, queijo, manteiga), couve-flor, contêm na sua composição química cálcio, fósforo e vitaminas necessárias e indispensáveis para o bom desenvolvimento do esqueleto.

A osseína ou osteína garante uma flexibilidade dos ossos; a vitamina D ajuda na absorção do cálcio e fósforo e assegura a calcificação normal. Algumas doenças como por exemplo o raquitismo podem surgir devido a carência de vitamina D.

Acção do sol sobre crianças raquíticas (têm raquitismo) é muito benéfica porque uma substância existente no organismo chamadaergosterol é transformada em vitamina D por acção dos raios ultravioletas.

Chegou ao fim de mis uma lição, Agora tome nota

Resumindo

O osso é composto por substâncias orgânicas  e  inorgânicas.

As substâncias   inorgânicas são água e sais minerais e a orgânica  é a osteína.

No osso, os elementos química os mais  abundantes  são cálcio e fósforo.

Uma boa alimentação, assegura uma boa  saúde do esqueleto. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui