O surgimento da agricultura e da pastorícia

 O surgimento da agricultura e da pastorícia

Como o Homem terá descoberto a agricultura? 

Veja!

A descoberta de actividades económicas produtivas como a agricultura e a pastorícia marcou a transição das comunidades nómadas de caçadores e recolectores para as comunidades sedentárias de agricultores e pastores. Assim entrava-se num novo período histórico designado por Neolitico entre 10000 e 4000 a.n.e.

Como surgiu a agricultura?

Durante a recolecção caíam alguns grãos e sementes, que depois germinavam dando uma nova planta. Foi assim que o Homem passou a praticar a agricultura, recolhendo as sementes e lança-las à terra. Podemos ainda dizer que o Homem passou a cultivar os primeiros cereais a partir da observação e experiência.

Os primeiros homens descobriram a agricultura na zona do Crescente Fértil que coincide com os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates onde também se desenvolveram as primeiras

civilizações como a civilização egípcia e as civilizações Mesopotânicas.

Sabe porque é que essa região chama-se Crescente Fértil?

Chama-se Crescente por ter a forma de lua na fase de quarto crescente.

Chama-se Fértil por ser uma região propícia para o desenvolvimento da agricultura 

Os primeiros cereais a serem cultivados foram o trigo, a cevada, o centeio e a aveia.

A partir do Crescente Fértil, a agricultura se expandiu para África onde primeiro desenvolveu-se no Norte de África, no vale do Alto Níger e nas regiões da floresta equatorial e bem como na Europa.

Muito bem, já aprendeu como o Homem descobriu e passou a praticar a agricultura.

Agora, veja como este mesmo Homem passou a domesticar os animais. Boa leitura!

O surgimento da pastorícia

A partir do momento em que o Homem pratica a agricultura, sente a necessidade de conservar à sua volta algumas espécies de animais, uma vez que não podia seguir a caça até terras distantes. Assim, inicia um novo tipo de relações com os animais, domesticando-os e colocando-os ao seu serviço.

Os Homens descobriram a pastorícia durante o trabalho de caça, quando retiravam das armadilhas crias ou animais ainda pequenos para fechar as cercas.

Com o tempo e o convívio com os seres humanos, estes animais acabaram sendo domesticados

Os primeiros animais a serem domesticados foram o cão, o carneiro, a cabra, o boi e o porco.Destes animais obtinham a carne, o leite, lã, peles de animais e ajudavam nos trabalhos de agricultura.

Que mudanças trouxe a prática da agricultura e da pastorícia para as comunidades do Neolítico?

Com a descoberta da agricultura e pastorícia, os Homens tornaram-se sedentários, pois, já passaram a ter residências fixas.

A agricultura permitiu a formação de comunidades mais estáveis e seguras, obrigando a permanência do Homem em sua residência para controlar a produção e depois fazer a colheita;

A prática da agricultura e da pastorícia melhorou e diversificou a alimentação, o que contribuiu para o aumento da população; as pequenas comunidades fixas passaram a formar os primeiros aldeamentos; a economia produtiva fez com que surgissem outras actividades e uma nova organização social; passou a haver a especialização do trabalho o que originou a produção do excedente e consequentemente, o desenvolvimento do sentido da propriedade e da riqueza, isto é a as primeiras formas de diferenciação social;

Por sua vez a agricultura obrigou ao Homem a aperfeiçoar alguns instrumentos e fabricá-los em pedra polida.

A melhoria dos instrumentos de trabalho e o uso de novas técnicas contribuiu para o aumento da produção e como consequência, a acumulação do excedente. A partir do excedente começa a haver a circulação de produtos entre diferentes comunidades.

 A imagem a seguirrepresenta a comunidade de agricultores e pastores e o aperfeiçoamento na produção de diversos instrumentos.

Glossário
Evolução –sequência de transformações lentas, desenvolvimento progressivo.
Hominídeo – Homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento actual.
Primata – refere-se a grupo de mamíferos que compreendem o Homem e espécies animais que se assemelham a ele e que se caracterizam por se deslocarem sobre a planta dos pés e por terem polegares oponíveis (diferentes) aos outros dedos.
Fricção – é o acto de friccionar, de esfregar; atrito de um objecto sobre o outro.
Bipedia – é a capacidade que o Homem tem de caminhar apenas sobre os dois pés.
Bifaces – eram instrumentos líticos caracterizados por terem duas faces afiadas.
Nomadismo – é o modo de vida em que o Homem não tem habitação permanente, deslocando-se constantemente, de região em região à medida que ocorria a escassez de alimentos.
Divisão do trabalho – é o método de execução das actividades em que cada elemento de um grupo desempenha uma tarefa especializada.
Recolecção –forma de vida dos povos que se limitam a recolher do meio natural o que necessitam para sobreviver.
Economia recolectora – é o conjunto de actividades destinadas a satisfazer as necessidades básicas do Homem primitivo.
Economia produtora – forma de vida de uma sociedade em que os homens já sabem produzir os alimentos de que necessitam para a sua alimentação, cultivando a terra e criando animais.
Paleolítico –É o período da História em que os seres humanos usavam principalmente utensílios e armas de pedra lascada.
Clã – refere-se a um grupo social que vive numa mesma região e os membros se sentem unidos por laços de parentesco, descendentes da mesma linhagem com um antepassado comum.
Neolítico – é o período da História em que o Homem desenvolve a agricultura e a domesticação de animais, tornando-se produtor e aperfeiçoando os instrumentos de trabalho.
Aldeamento – refere-se a uma comunidade fixa numa determinada região, onde desenvolve as suas actividades produtivas como agricultura, artesanato, pastorícia, construção, etc.
Arte rupestre – é o conjunto de pinturas e gravuras executadas nas paredes das cavernas em rochas.
Religião –é a crença na existência de um poder sobre-humano e superior, do qual o Homem se considera dependente.
Sedentarização – é a fixação de uma comunidade num mesmo local, onde se desenvolvem as actividades produtivas.
Naturalismo – forma de representação artística que retrata a Natureza de modo aproximado ao que podemos observar na realidade.
Ritos mágicos – são cerimónias compostas por danças, gestos, cânticos e sacrifícios com objectivo de obter benefícios das forças sobrenaturais.
Culto – refere-se a diversas formas de manifestação de respeito e homenagem à divindade, que se julga superior ao Homem, através de adoração ou ritos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui