Conceito Geografia, objecto do estudo e a sua importância

 Conceito Geografia, objecto do estudo e a sua importância

Geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre, descrevendo os fenómenos que nela ocorrem, motivados pelas causas naturais e a interacção entre o Homem e o meio ambiente.

Como também pode ser entendido, como sendo, um sistema de ciências geográficas que estuda os factos /fenómenos geográficos físico-naturais e socioeconómicos que ocorrem num determinado lugar da superfície terrestre.

Qual é o objecto do estudo da Geografia?

Sendo uma disciplina que descreve e estuda a superfície terrestre. O objecto de estudo da Geografia é a paisagem (meio/espaço) Natural e humanizada. 

A paisagem natural é aquilo que a Natureza nos oferece ou seja o que não sofreu a transformação pela acção do Homem. Por exemplo: Montanhas, rios, oceanos, glaciares, planícies, colinas, falésias, lagos naturais, etc.

A paisagem humanizada é tudo que sofreu alteração humana ou seja obras resultantes do trabalho consciente do Homem na sua interacção com a Natureza. Por exemplo: edifícios, barragens, etc. 

Divisões da Geografia
A Geografia divide-se em dois (2) ramos:
Geografia Física – ocupa-se pelo estudo de fenómenos físico-naturais. Recorrendo as seguintes ciências geográficas: Biogeografia (seres vivos), Climatologia (climas), Hidrogeografia (água), Pedologia (solos), Geologia (rochas e minerais), etc.
Geografia Económica ou Humana – Estuda a interacção entre o Homem e o meio ambiente/Natureza. Recorrendo as seguintes ciências geográficas: Geografia da População, da Agricultura, da Pecuária, da Indústria, da Pesca, dos Transportes e Comunicações, do Turismo, do Comércio, Urbanismo e Silvicultura.

O estudo da Geografia é importante porque:
i. Facilita à interpretação dos fenómenos físico-naturais e socioeconómicos
ii. Auxilia o Homem a orientar-se nas suas viagens aéreas, marítimas e terrestres;
iii. Favorece o estudo da população e das suas actividades económicas;
iv. Contribui para a resolução de muitos problemas demográficos tais como: a falta de habitação, educação, saúde, desemprego, alimentação, poluição, etc.;
v. Permite à compreensão da distribuição espacial da população, dos recursos naturais e socioeconómicos;
vi. Explica a relação Homem e o ambiente, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui