O Computador

O Computador

Já pode ter se apercebido que o computador é o principal componente das TIC, assim sendo é necessário que você tenha um conhecimento suficiente sobre a sua estrutura e o seu funcionamento. Mas afinal o que é computador? Como é que ele se encontra estruturado?

Pare e reflicta, temos vindo a observar que com o surgimento do computador, muitas acções que requeriam a inteligência humana, foram substituídas pelo mesmo, assim podemos dizer que o computador veio auxiliar a mente humana.


Afinal o que é Computador?

O computador é uma máquina electrónica que permite a entrada de dados, o seu processamento e a obtenção dos seus resultados com um mínimo de intervenção humana.

Entre vários benefícios, podemos citar:

Grande velocidade no processamento e disponibilização de informações;

Precisão no fornecimento da informação;

Próprio para execução de tarefas repetitivas;

Propicia a redução de custos em vár

Classificação dos Computadores
Se tomarmos em conta a natureza dos computadores, podemos classificá-los em analógicos, digitais e híbridos
3. Computadores analógicos – funcionam com grandezas físicas e são usados na medição de temperatura, pressão, e muito mais, são de propósito específico, por exemplo: termóstatos (servem para medir a temperatura), velocímetros (para a medição de velocidade), etc. Possuem características apropriadas para medição por tratar informações analógicas (contínuas).
4. Computadores digitais– funcionam com base em dígitos processados em forma binária (0 e 1). São exemplos concretos, os laptops, os telemóveis, iPads, Tablets, etc.
Neste caso, podemos dizer que funcionam com base em sinais pulsantes,isto são interrompidos (1 = ligar, 0 = desligar). Na prática essa interrupção não se verifica no sinal que o utilizador recebe porque existem outros circuitos eléctricos que corrigem no momento de corte de sinal) situação idêntica acontece nos descodificadores de TV.
iii. Computadores híbridos - reúnem as características dos dois anteriores (analógicos e digitais).
Quanto ao tamanho, os computadores classificam-se em: 
i. Minicomputadores – são computadores de pequeno porte. Exemplo: os tablets, smartphones, etc.
ii) Microcomputadores – são computadores de uso geral e tamanho médio. Exemplo: Desktop (computadores de mesa), Laptop (computadores portáteis), etc
iii) Mainframes– são computadores de grande porte (supercomputadores), isto é, computadores que controlam outros computadores. Exemplo: os grandes servidores de bases de dados das empresas, bancos, etc.
Conceitualmente todos eles realizam funções internas idênticas, mas em escalas diferentes.
Os Mainframes se destacam por terem alto poder de processamento e muita capacidade de memória, e controlam actividades com grande volume de dados, sendo de custo bastante elevado. Operam em MIPS (milhões de instruções por segundo).
Os microcomputadores de mesa, são os mais utilizados no mercado de um modo geral, pois atendem a uma infinidade de aplicações; são divididos em duas plataformas: PC, os computadores pessoais da IBM e Macintosh da Apple. Os dois padrões de micros têm diversos modelos, configurações e opcionais.
Em termos de organização, o computador comporta o hardware e o software.
i. Hardwareé o nome que se dá para a parte física do computador. É tudo que você pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral). 

ii. Software é o nome que se dá a toda parte lógica do computador. Ou seja, são os programas que você vê funcionar na tela (ecrã) e que dão “vida” ao computador. Sem um software adequado às suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avançado que seja, é completamente inútil (exemplo de software: Facebook, Windows, whatssap, Office, Antivirus, Android, etc).

Princípio de Funcionamento
O computador não é uma máquina com inteligência. Na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informação, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, ocomputador é organizado em três grandes funções ou áreas, nomeadamente: entidadesdeentrada e saída de dados, Unidade Central de Processamento (UCP) e Unidades de Memória (Armazenamento).
Nas lições seguintes iremos tratar com detalhes estes assuntos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui