A evolução da vida económica, social e espiritual dos Homens em África

 A evolução da vida económica, social e espiritual dos Homens em África

Como era a vida na comunidade de caçadores e recolectores? Veja

Os homens primitivos não resolviam as dificuldades do dia-a-dia só por fabricar instrumentos de trabalho, produzir e usar o fogo. Eles tinham a necessidade de viverem agrupados e em cooperação. Este regime de cooperação que levava os homens primitivos a viverem agrupados, a trabalhar e a repartir o produto do trabalho, designa-se Comunidade Primitiva.

A Comunidade Primitiva em África foi representada pelos khoisan que habitaram as florestas da África Austral. Este período inicial da Pré-História (denominado paleolítico) é caracterizado por uma economia recolectora, nomadismo e pelo uso dos instrumentos de pedra lascada.

Os Homens primitivos dependiam de tudo o que a Natureza lhes oferecia (raízes, folhas, frutos, bolbos, mel, ovos de algumas aves, caça e pesca). Por isso, as principais actividades comunidade primitiva eram a colecção, a caça e a pesca.

A figura abaixo ilustra as actividades desenvolvidas na comunidade de caçadores e recolectores.

Organização social dos homens na comunidade primitiva
Muito bem, antes de vermos como é que os homens primitivos viviam e realizavam as suas tarefas, é importante saber o que é uma organização social.
Organização social é o conjunto de relações que se estabelecem entre membros de um grupo, entre grupos ou entre indivíduos.
Na comunidade primitiva havia uma organização do grupo e cooperação entre indivíduos. Para a prática de tarefas diárias formavam pequenos grupos de 20 a 25 membros. Estes grupos não eram permanentes, pois dissolviam-se no fim das actividades e da divisão do produto de trabalho. 
A formação destes grupos contribuiu para o desenvolvimento da convivência em comunidade e aperfeiçoamento da linguagem e da inteligência.
De que forma a Comunidade Primitiva realizava as tarefas do dia-a-dia?
Na comunidade primitiva, as tarefas eram realizadas da seguinte forma:
A Divisão do trabalho era feita de acordo com o sexo e em idade (Mulheres, Homens e velhos).
As mulheres faziam a colecção, arranjavam as peles e confeccionavam os alimentos
Os homens iam a caça, a pesca, fabricavam instrumentos e construíam abrigos
Os velhos– devido a sua experiência e sabedoria, tomavam decisões sobre a vida do grupo e eram autoridade.

A divisão do produto era feita de igual modo pelos membros do grupo, pois entre eles não havia nenhuma diferenciação social.
No final do paleolítico, regista-se o aumento da população e as comunidades passaram a ser compostas por um vasto conjunto de indivíduos, o que levou ao surgimento do clã dentro do qual se realizavam trocas de alimentos, objectos, matérias-primas, serviços e casamentos.
Na comunidade primitiva não havia dominação ou exploração do homem pelo homem. 

Primeiras manifestações religiosas e artísticas dos primeiros homens em África
Manifestações religiosas
Para além da descoberta e utilização do fogo e do fabrico dos instrumentos de trabalho, o Homem primitivo recorreu aos ritos mágicos na tentativa de dominar a natureza bem como procurar vencer tudo o que não sabia explicar como por exemplo, a fome, a doença, a morte, o nascimento, a gravidez, entre outros aspectos.
Os primeiros homens manifestavam as suas crenças através de danças, utilização de máscaras e sacrificavam animais em honra dos seus deuses. Assim, o chefe do grupo tornava-se mágico e era obrigado a interpretar forças sobrenaturais a fim de as dominar através da acção mágica.
A maior manifestação da crença religiosa foi a prática do enterramento dos mortos colocados em determinadas posições, rodeados por pedras e objectos do dia-a-dia especiais, o que indica que eles acreditavam na imortalidade e continuidade da vida para além da morte. 

Manifestações artísticas
Como era representado o valor artístico pelos primeiros homens? Acompanhe atentamente! 
As manifestações artísticas estiveram ligadas às crenças mágicas. Acreditava-se que as pinturas de animais nas paredes e tectos das grutas tinham um valor artístico conhecido por Arte Rupestre.
Na Arte Rupestre representavam-se animais, cenas de caça e figuras humanas.
As pinturas eram feitas sobre as rochas, as paredes e nos tectos das grutas. 
As obras mais notáveis são as pinturas e gravuras rupestres presentes até hoje nas cavernas e montanhas do nosso país, como por exemplo, as pinturas no Monte Chinhamapere, na província de Manica.

Tudo indica que as cavernas eram santuários onde os caçadores se reuniam para praticar os ritos mágicos.
Os principais tipos de arte do paleolítico são: a arte rupestre ou parietal (representadas por pinturas, gravuras e relevos nas paredes e tectos de grutas e ao ar livre) e a arte móvel (representada em esculturas). 
Sobre os temas de arte móvel encontramos pequenas estatuetas femininas conhecidas por Vénus, cabeças de animais em arpões e azagaias, objectos com fins religiosos e utilitários.
Os materiais usados nesta arte foram a pedra, os ossos, os chifres e o marfim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui