A Religião no Egipto Antigo

A Religião no Egipto Antigo

Tal como acontecia com povos de outras regiões, os egípcios acreditavam que tudo dependia dos Deuses bons e maus, ou de espíritosdos antepassados. 

Que Deuses eram adorados pelos Egípcios? Será que eles acreditavam na existência de Deus, tal como acontece nas nossas comunidades? Lê e anote devidamente o seguinte..!

Como vimos, no vale do Nilo abundavam animais e a caça era para eles muito importante. Imaginavam que os Deuses se pareciam com os animais. Os egípcios também não compreendiam e não sabiam explicar os acontecimentos como a morte, as doenças, a chuva o vento ...etc. Acreditavam que tudo à sua volta dependia da vontade de Deuses bons e maus ou de outros espíritos. 

Assim, os Egípcios eram considerados povos politeístas porque adoravam e acreditavam em vários Deuses criados pela classe dominante, que podiam os proteger do mal ou abençoar-lhes. Estes Deuses estavam ligados a Natureza. 

Os principais Deuses Egípcios são: 

- Ámon-Rá (Deus do Sol).

- Ísis (Deus da Terra).

- Osíris (Deus da vegetação e do mundo dos mortos).

- Hórus(Deusprotector dos faraós e simbolo da victória do Nilo sobre o deserto).

- Hator (Deus da fecundidade, do amor e da alegria).

- Thot (Deus da sabedoria).

- Set (Deus do vento quente do deserto que secava os campos).

Os Egípcios também adoravam o Nilo (Hàpis), porque das suas inundações dependia toda a vida do Egipto. 
Da mesma maneira que o Sol volta todos os dias e que todos os anos a vegetação renasce, os Egípcios pensavam também que as pessoas renasciam depois da morte. Assim, para esta segunda vida era necessário conservar o cadáver (corpo sem vida). Foi esta forma de pensar que levou ao início da mumificação dos mortos e sua colocação em Sarcófagos, decorados de frescos que representavama vida do defundo.
Então o que significa mumificar os corpos? Alguma vez já ouviu falar da mumificação? Então veja e anote devidamente o seguinte..!
Mumificar, significa embalsamar o corpo ou conservar o corpo sem vida. Consistia em extraír os órgãos internos do cadáver. Lavavam-nos, perfumavam-nos e voltavam a introduzir dentro daquele corpo. Em seguida o corpo era mergulhado num banho de sal durante setenta (70) dias. Depois deste período o corpo era entregue aos cuidados da família que o colocava em Sarcófagos. Estes eram depositados numa sala preparada para guardar a múmia, encostada na parede em pé.

Para os faraós, as múmias preparadas eram colocadas em túmulos especialmente construídos para eles conhecidos como Pirâmedes. Estas cerimónias funerárias eram apenas dedicadas aos faraós e outros membros da família real ou da alta aristocracia. 

A Cultura Egípcia
Agora vais estudar outras áreas da vida do Egipto quecontribuiram para o desenvolvimento da humanidade como a escrita, ciência, e a arte.
A Arte
A arte dos Egípcios estava ligada a religião, ao culto dos Deuses e dos mortos. Os Egípcios construíram palácios, templos, túmulos decorados com relevos, faziam estátuas, hieroglifos e pinturas. Os palácios, templos e túmulos eram construídos de materiais duráveis como granito e diorito.
 
As estátuas dos egípcios decoravam decoravam os templos e palácios.
As obras de arte e arquitecturareflectiam a crença na vida extraterrena e o desejo da imortalidade. Várias estatuetas eram colocadas junto ao cadáver e as pinturas representadas nos túmulos reproduziam o mundo tereno.
 
As grandes obras dos egípcios
 
As pirâmedes do Egipto Antigo
Ciências
Os Egípcios desenvolveram várias ciências, como por exemplo a Matemática onde se destacaram na artimétrica, geometria, as bases da adição e muitiplicação, raíz quadrada, número fraccionário, proporções e os volumes dos corpos.
Os camponeses usavam cálculos matemáticos para calcular a quantidade de cereal para comer e para pagar ao estado.E para a vendaos artesões tinham que calcular as porções de estanho e de cobre para obter o bronze. Os construtores de represas, edifícios, templos ou túmulos e os funcionários tinham que calcular o tempo necessário para as obras, quantidade de material e homens necessários.
Desenvolveram a geometria na construção de reservatórios de água. Os sacerdotes observavam os astros e conseguiram prever os eclipses. Criaram desta forma um calendário que diviviram-no em Ano e em 365 dias.
A Medicina foi uma das áreas desenvolvidas pelos Egípcios graças a mumificação dos corpos  que possibilitou a realização de várias experiências que deu aos médicos profundos conhecimentos da anatomia humana. Utilizavam drogas feitas com substâncias vegetais muito conhecidas e apreciadas como o anís, o cominho, açafrão, produtos minerais, eo bicarbonato de sódio. Qualquer médico Egípcio sabia ligar e curar uma ferida, ou colar gesso num local apropriado.
 
Médico egípcio
 Chegavam a fazer cirurgias em cérebros de feridos em batalhas.
Na Literatura dessenvolveram a Escrita cerca de 3500 a.n.e. devido as necessidades diárias da administração e registo dados do Estado.
 
Escrita hieroglifica
Desenvolveram três tipos de escrita a destacar: a escrita hieroglífica,escrita hierática e a escrita demótica. 
A escrita hieroglíficaerabaseada em objectos, plantas, animais efiguras humanas. Esta escrita era considerada sagrada e usada nas inscrições dos templos e dos túmulos e era usada pelos escribas, sacerdotes.
A escrita hieráticaera utilizada pelos sacerdotes para textos sagrados e religiosos. 
A escrita demótica era a popular e, se usava nos vários documentos: cartas particulares, contractos, testamentos, registos dos escribas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui