A Mesopotâmia

 A Mesopotâmia

Caro estudante, nesta lição vamos introduzir a matéria sobre outra civilização que se desenvolveu na Ásia tal como o Egipto Antigo no continente Africano.

Lê e anote o seguinte..!

Localização Geográfica

Mesopotâmia é palavra de origem Grega que significa “território entre rios”. É uma região que se encontra entre os rios Tigre e Eufrates e situa-se no continente Asiático. Corresponde ao actual Iraque no Médio Oriente. É considerada o berço das primeiras cidades-estados, instituições políticas, administrativas e das primeiras formas de escitas. Limita-se a Norte, pelas montanhas de Zagre, a Sul, a Arábia, a Este, o Golfo Pérsico e a Oeste, o Mar Mediterrâneo.

A Mesopotâmia era constituida por duas regiões: Alta Mesopotâmia e a Baixa Mesopotâmia. A primeira era uma região de planícies estreitas com fracas condições para a prática da agricultura porque era de pouca irrigação, integrava a região de Assíria.

A baixa Mesopotâmia integrava a Acádia e a Suméria, era uma região de vastas planícies férteis e por onde serpentiavam os rios Tigre e Eufrates. 
Na Mesopotâmia se desenvolveu a civilização conhecida por Suméria, entre 4000 a.n.e e – 2000 a.n.e. Eram povos com um enorme espírito inventivo o que lhes permitiu desenvolver a terra e se tornarem uma grande civilização.

Actividades Económicas da Mesopotâmia
Na Mespotâmia, por se situar nas planícies fluviais, a agricultua era uma das principais actividades económicas baseandano sistema de irrigação e cheias que alagavam as extensas planícies nos meses de Março e Setembro.
Quando os Sumérios descobriram a agricultura (cerca de 6000 a.n.e.), cultivavam o trigo, a cevada e o centeio.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui