A conquista do fogo

 A conquista do fogo

Como é que os hominídeos conheceram o fogo?

Os primeiros hominídeos conheceram o fogo através dos fenómenos naturais como os efeitos produzidos pelos raios atmosféricos, pelas erupções vulcânicas e ainda pelas faíscas resultantes do choque de duas pedras.O hominídeo que descobriu o fogo foi o Homo erectus.

A Produção do fogo
O Homem soube aproveitar-se dele e aprendeu a conservá-lo. E como tinha muita utilidade, inventou processos de obtê-lo facilmente. 
Mas como o Homem terá produzido o fogo? Preste atenção.
Quandoo Homem produzia instrumentos percebeu que batendo duas pedras ou friccionando dois pedaços de madeira de dureza diferente, saia o fogo.
A imagem abaixo mostra os hominídeos a produzir o fogo utilizando pedaços de madeira.
Assim ele já sabia como obter o fogo e não precisava esperar pelos fenómenos naturais. A partir da descoberta do fogo, as condições de vida dos hominídeos melhoraram bastante.
 
Documento no 1
O domínio do fogo
O domínio do fogo representou uma evolução tecnológica muito importante, que contribuiu para melhorar a qualidade de vida dos hominídeos. O fogo providenciava calor e, com a invenção do vestuário e de abrigos, ajudou o Homo erectus a sobreviver em climas muito frios, longe do clima da África tropical. O maior benefício talvez foi a protecção que o fogo proporcionava contra os animais selvagens, uma vez que os primeiros homens eram atacados durante a noite por tigres e leões. Como estes animais tinham medo do fogo, mantinham distância.
Magalhães in História 8ª classe, p 28. 2009
 
Importância do uso do fogo
O fogo foi utilizado pelos hominídeos para o aquecimento, iluminar as grutas e as cavernas, cozimento dos alimentos, defesa contra os animais ferozes, aquecer a cola, aperfeiçoamento de instrumentos de trabalho e desenvolvimento da linguagem e laços sociais entre os elementos da comunidade.A partir do uso do fogo, o modo de vida do Homem alterou profundamente. A figura abaixo mostra o Homem a iluminar as grutas e a aquecer-se na mesma.

Os instrumentos e o fogo 
Quais foram os primeiros materiais que o Homem primitivo utilizou para fabricar instrumentos? 
Veja!
Todos os animais na sua constituição física possuem meios que lhe permitem sobreviver. Os grandes meios utilizados pelo Homem são as mãos e o cérebro. Servindo-se destes meios, o Homem foi capaz de fazer aquilo que nenhum outro animal conseguiu que é fabricar instrumentos, utilizar o fogo e usar a sua inteligência para poder se adaptar na Natureza e dominá-la.
Os primeiros materiais que o Homem primitivo se serviu para o fabrico dos primeiros utensílios foram: a pedra, a madeira, os ossos e chifres de animais.

A pedra foi a primeira matéria usada no fabrico dos instrumentos, uma vez que muitos instrumentos de pedra chegaram até nós em grandes quantidades e variedades.Por isso, este período longo da História foi designado por Idade da Pedra.
 Com base nas diferentes características dos instrumentos de pedra,foi estabelecida uma divisão da Idade da Pedra em dois períodos:
Paleolítico ou período da Pedra Antiga(de paloes = antigo+ litos =pedra) ou período da pedra lascada;
Neolítico (de neo =novo+litos = pedra) ou período da pedra polida.

Principais instrumentos fabricados durante o paleolítico
Os instrumentos da época do paleolítico começaram por ser rudimentares a destacar os seixos partidos, mas lentamente foram sendo aperfeiçoados em bifaces. O aperfeiçoamento dos bifaces deu origem aosraspadores, furadores, lâminas, pontas de seta, arpões, anzóis e agulhas. Estes instrumentos serviam para cortar raízes, frutos, carne de animais; furar e raspar animais, assim como coser peles de animais.Nos finais do paleolítico surgiu o arco e a flecha. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui