Impactos POSITIVOS da Dominação Colonial em África

Ao nível político

Ao nível político o primeiro impacto foi a instauração de um grau maior de paz e de estabilidade. Após a ocupação colonial e a implantação dos vários aparatos administrativos, guerras de expansão e de resistência.

Outros aspectos ao nível político que podia-se considerar positivo, é o novo ordenamento geopolítico dos modernos Estados africanos que se matem até à actualidade. Embora esses territórios tivessem sido criados arbitrariamente e artificialmente, foi desta forma que surgiram estados modernos independentes em África.

No entanto, no Congo, por exemplo, este processo levou ao surgimento de Estados com superfícies diferentes, como foi o caso do Congo Belga cuja superfície é maior que Burundi e Ruanda (território franceses).

 

Ao nível administrativo

O sistema colonial introduziu em África um novo sistema judiciário e uma nova burocracia ou administração. A estrutura montada contribuiu ainda para o aparecimento de uma classe de funcionários africanos que se foram multiplicando até a actualidade.

 

Ao nível das consciências e nacionalismos africanos

Por último, destaca-se o nascimento do nacionalismo no quadro dos limites das fronteiras coloniais, caracterizado pelo desenvolvimento de certo grau da independência e de consciência entre as classes grupos étnicos que habitavam cada um dos novos estados. Emergiram ainda as elites instruídas que haviam se beneficiado da educação colonial, muitas vezes como filhos ou parentes da elite africana que estava ao serviço da administração colonial (assimilados). Forma que, mais tarde, tomaram consciência da sua pertença, da sua nação e promoveram os movimentos nacionalistas África africanas que anos depois levaram aos Movimentos de Libertação Nacional e às Independências.

Bibliografia

Ø  NHAMPURO, Telesfero, CUMBE, Graça, História 11ª classe, Plural Editores, Maputo, 2016

Ø  Consulta à internet:

o   www.sohistoria.co.br

o   www.infoescola.co.br

o   www.aulasdemoz.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui