Impacto da Dominação Colonial em África

A invasão, partilha, pilhagem e ocupação efectiva de África pelos Europeus entre os séculos XV-XIX, trouxe numerosas mudanças no âmbito político, económico, sociocultural e várias outras áreas nas populações africanas. Trata-se dos impactos negativos e positivos cujas fazem-se sentir até os dias actuais. Entretanto, neste trabalho de uma forma resumida irá descrever-se estes impactos.

 

Impacto da Dominação Colonial em África

A questão da dominação colonial em África tem merecido os mais controversos debates da História de África. Alguns Africanistas, como L. H. Gann, Peter Duignan e C. Lloyd e outros, afirmaram, em geral, que a influencia do colonialismo em África trouxe benefícios e, na pior das hipóteses, que esses não foram prejudiciais a África. Para eles, a colonização proporcionou uma gama de infra-estruturas pela qual assentaram-se as novas administrações nascidas com as independências africanas, nomeadamente:

Ø  O aparelho administrativo;

Ø  A rede de estradas ferrovias;

Ø  O sistema de telecomunicações;

Ø  O serviço básico de educação e de saúde.

Segundo Lloyd, o carácter da influência colonial foi positivo.

Já os teóricos do subdesenvolvimento e do desenvolvimento consideraram que o efeito positivo do colonialismo em África foi praticamente nulo.

Opinião do historiador guianês negro Walter Rodney sobre o subdesenvolvimento da África.

Apesar da dialéctica que nos é apresentada, uma questão está clara. O colonialismo trouxe consequências de cariz político, económico sociocultural que podem ser vistas como positivas, logo, benéficas ou então negativas, prejudiciais.

 

Conclusão

Terminado trabalho, concluiu-se para alguns Africanistas, como L. H. Gann, Peter Duignan e C. Lloyd e outros, afirmaram, em geral, que a influência do colonialismo em África trouxe benefícios e, na pior das hipóteses, que esses não foram prejudiciais a África. Para eles, a colonização proporcionou uma gama de infra-estruturas pela qual assentaram-se as novas administrações nascidas com as independências africanas.

Entretanto, isto não quer dizer que a ocupação colonial foi totalmente positiva. Porque enquanto ajudavam despropositadamente no desenvolvimento, doutro lado havia exploração e opressão, a pilhagem de matérias-primas, o desprezo e racismo, a matança de vidas humanas, e muitos outros males.

 

Bibliografia

Ø  NHAMPURO, Telesfero, CUMBE, Graça, História 11ª classe, Plural Editores, Maputo, 2016

Ø  Consulta à internet:

o   www.sohistoria.co.br

o   www.infoescola.co.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui