Técnicas de vendas II
Conhecimentos sobre seu território,
área ou setor de atuação
Produtividade máxima deve ser o grande objetivo do vendedor.
O tempo é o capital do vendedor.
O uso do tempo e o ritmo das atividades produtoras estão intimamente
ligados ao território, área ou setor em que o profissional desenvolve sua
atuação.
Conhecer bem sua área de atuação é essencial para o sucesso, e significa:
• Definir geograficamente o seu território ou setor de atuação;
• Definir mercadologicamente seu território ou setor de atuação;
• Identificar a infraestrutura de serviços disponíveis;
• Identificar todos os clientes potenciais, pessoa física ou jurídica, na região;
O pleno conhecimento de seu território ou setor de atuação é fator fundamental para formular e desenvolver planos de ação, roteiros de visitação e
atendimento ou assistência, dentro de um esquema de prioridades voltado
para a realização de objetivos e metas pré-definidas.
Conhecimentos sobre a concorrência
A concorrência é uma realidade que deve ser administrada para que dela se
retirem os maiores e melhores proveitos.
Conhecer a concorrência é saber:
• Quais são as operadoras ou seguradoras que operam no mesmo território;
• Que tipo de estrutura e atendimento elas mantém;
• Quem são as pessoas dentro destas estruturas;
• Quais os produtos com que operam;
• Quais são as políticas e normas de aceitação e operacionais em vigor.
• Como atuam os seus produtores;
• Que tipo de propaganda e promoções realiza e com que intensidade;
• O que está ao seu alcance fazer para equilibrar as forças;
• Que tipo de concorrência indireta influencia o mercado, sua periodicidade e intensidade;
• Quais são as vantagens competitivas que você pode oferecer aos seus
clientes.
Quanto mais você a conhecer, mais capacitado ficará para poder lidar
com ela e tirar proveito.
A única coisa que você nunca deve fazer é falar mal de uma concorrente, na frente do cliente.
O tempo que você gasta falando mal da concorrência, deixa de enaltecer
as qualidades da empresa que você representa.
Provando que a empresa concorrente não é boa, você não estará, necessariamente, demonstrando que o cliente deve confiar em você. Você
já pensou nisso?
Conhecimentos sobre os clientes
Sem que o cliente seja ampla e profundamente conhecido, nada poderá ser
feito no sentido de realizar e superar os objetivos e metas a que o vendedor
se propõe.
Atender, prestar serviços aos clientes, com toda a eficiência necessária e
desejada, conquistar, manter e expandir posições de mercado são funções
e responsabilidades de todos os que trabalham direta ou indiretamente em
vendas.
Para que isto seja realizado é preciso conhecer, mais do que tudo, o cliente,
como pessoa e como profissional, e a forma pela qual ele vai agir e reagir, em
função do esforço do vendedor para atingi-lo, conquistá-lo e servi-lo.
Portanto nos sete itens abordados estão os conhecimentos que poderão
levá-lo a excelência na sua atividade.
Não basta adquirir ou manter atualizados todos estes conhecimentos se
você não os incorporar aos seus hábitos de vida e de trabalho.
e-Tec Brasil 92 Marketing e Vendas
Tenha sempre em mente:
• É preciso selecionar e direcionar os conhecimentos para a realização e
superação de objetivos e metas;
• É fundamental incorporar os conhecimentos adquiridos aos seus hábitos
pessoais e profissionais;
• A forma de fazer tudo isso é através de muito, muito exercício.
Para refletir
Além dos itens de caráter técnico mencionados anteriormente, o vendedor deverá pautar toda a sua atividade profissional em uma série de qualidades coadjuvantes que contribuirão de forma positiva para o alcance
de suas pretensões, porém, não necessariamente na ordem apresentada:
• Ética
• Persistência;
• Liderança;
• Disciplina;
• Organização;
• Modéstia;
• Humildade.
Estes são os principais ingredientes que, se agregados às atividades de
venda, propiciarão o tão almejado “Sucesso” a qualquer vendedor.
Resumo
A pro-atividade, a empatia e a credibilidade são verdadeiras vantagens competitivas, o vendedor que souber diferenciar-se dos demais, que procurar
sempre aprender e melhorar continuamente será disputado pelo mercado.