Técnicas de venda III
Módulo II - Motivação do cliente
Processo mental de motivação
Motivação é a razão que leva as pessoas à ação.
As pessoas agem para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
As pessoas, normalmente, passam por um processo mental, muitas vezes
inconsciente, para tomar uma decisão.
A realização de objetivos obriga as pessoas a ter necessidades. Uma necessidade gera um desejo, cria um problema, que requer uma solução, levando-
-nos a buscar uma negociação com uma operadora ou uma seguradora.
A negociação é uma ação que deve, sempre, satisfazer a uma necessidade.
A operadora ou seguradora contratada é, então, a solução do problema e o
instrumento para que o vendedor alcance os objetivos que deseja.
Os clientes são pessoas, e, como tal, para serem motivados precisam ser
compreendidos.
O cliente faz coisas pelas suas razões, e não pelas razões do vendedor. Os
clientes querem satisfazer as suas próprias necessidades e não as necessidades do vendedor.
Fechar um negócio é:
Ajudar o cliente a descobrir como pode conseguir o que deseja, satisfazendo
suas necessidades através de serviços, benefícios e garantias oferecidas pelas
operadoras e seguradoras.
As necessidades humanas e sua satisfação
A satisfação das necessidades do homem tende a seguir uma sequência
bem definida, de acordo com Abraham Maslow, que foi um dos pioneiros
na investigação das necessidades humanas e seus reflexos sobre o processo motivacional de satisfação, também conhecidas como a Pirâmide de
Maslow, compreendidas na base da pirâmide as fisiológicas ou vitais, de
segurança, de amor ou aceitação, de estima e no topo as necessidades de
autorrealização.
Nenhuma das necessidades deve ser tratada de forma isolada.
a) Necessidades fisiológicas ou vitais:
São, primordialmente, as necessidades básicas da vida, como:
• Vestir-se;
• Repousar;
• Proteger-se;
• Alimentar-se.
Somente quando as necessidades básicas, fisiológicas ou vitais estão satisfeitas é que o homem procura satisfazer as outras necessidades.
Existem produtos que podem satisfazer as necessidades vitais dos clientes
como os que garantem os meios necessários à sua subsistência.
b) Necessidade de segurança:
As pessoas mais conservadoras têm uma grande necessidade de segurança.
Exemplos claros da necessidade do homem de sentir-se seguro e protegido
em nossa sociedade de hoje, são:
• As profissões e empregos seguros que ele procura;
• As economias que faz para prevenir-se contra dias piores;
• A abundância de remédios que são encontrados em sua farmácia caseira.
• O elenco de seguradoras e operadoras com quem trabalha.
O medo de mudança de situação é um perfeito exemplo de necessidade de
segurança que pode ser satisfeita pelo seguro ou pelo plano de assistência
à saúde.
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O principal benefício da contratação de um dos produtos citados é evitar que
o cliente possa arcar com prejuízos futuros.
c) Necessidade de amor ou aceitação:
Uma vez satisfeitas às necessidades básicas e de segurança, começa a crescer
dentro do homem um forte desejo de:
• Amor;
• Afeição;
• Aceitação social.
A aceitação social associada às experiências do trabalho e da vida cotidiana
é expressa pela amizade e o respeito, podendo ser conquistada ou reforçada
pela ação do vendedor.
d) Necessidade de prestígio ou estima:
Os clientes procuram conquistar prestígio e, através da seguradora ou da
operadora, podem alcançá-lo ou reforçá-lo, conquistando uma imagem de
que são importantes dentro delas, isto por que:
• Cada indivíduo precisa sentir que é importante;
• As pessoas querem gozar de estima pessoal e respeito próprio;
• As pessoas procuram nas outras reações que reflitam boa reputação,
reconhecimento e atenção.
e) Necessidade de auto-realização:
O que a pessoa é e como consegue alcançar suas metas e objetivos, varia
de indivíduo para indivíduo. Querer transformar-se no melhor pai, na melhor
esposa, no melhor cliente, é legítimas expressões da necessidade de:
• Sentir-se bem sucedido;
• Realização pessoal;
• Realização profissional.
As pessoas neste estágio de satisfação de suas necessidades procuram: Ideais, Grandeza, Desafios, Realizações e aplicação de sua capacidade total.
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Os benefícios e sua utilização
Os clientes só compram benefícios.
Então cabe ao produtor vendê-los.
Os benefícios que as seguradoras e operadoras oferecem a seus clientes são
fontes inesgotáveis de argumentação para o promotor de vendas.