INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS AVÍCOLAS

Localização de aviários

Já deves ter observado uma capoeira de galinhas. Nesta lição, vamos perceber melhor as condições que estas instalações devem possuir, para garantir um bom crescimento das aves e boa produção. Então quais são as condições que um aviário deve apresentar?

Na escolha de um lugar para a implementação de um aviário ou qualquer outra exploração pecuária, o criador deve considerar os seguintes aspectos:

As instalações devem localizar-se fora das zonas habitadas pela população, para evitar o mau cheiro e a transmissão de doenças dos animais para as pessoas;

Devem situar-se em lugares secos, elevados e protegidos do sol, da chuva e de ventos fortes;

Os aviários devem ser lugares iluminados, arejados e que facilitem a limpeza;

Deve ser um lugar próximos ao mercado consumidor e aos postos de abastecimento de água e alimentos.

Instalações avícolas

As instalações avícolas (capoeirás ou pavilhões) têm a finalidade de garantir às galinhas a protecção contra os ventos, chuva, tempestades e de predadores (cães, cobras, ratos etc.) e devem estar orientadas no sentido Este a Oeste, para evitar a entrada directa do sol e a acção de ventos fortes.

Equipamentos avícolas

Para garantir um bom crescimento das aves, é necessário que o criador crie todas as condições para que as aves estejam num ambiente confortável, com temperaturas adequadas e todos equipamentos necessários. Vamos agora conhecer os equipamentos essenciais para um aviário. 

Os equipamentos indispensáveis num aviário são: cama, comedouros, bebedouros, poleiro, aquecedores, ninho e o pedilúvio.

Cama – constituída por material fofo, seco e que absorve água e humidade, como por exemplo a serradura de madeira, casca de arroz, capim seco, palha, etc. A cama tem como funções: garantir o conforto das galinhas, evitando ferimentos nas patas e o contacto directo com o piso, também absorve humidade e os excrementos das galinhas e contribui para a manutenção da temperatura do aviário.

Comedouros e bebedouros

Servem respectivamente para colocar a ração e água e podem ser metálicos, de barro, plásticos e devem possuir as seguintes características:

facilitar a limpeza e abastecimento da ração ou água;

evitar desperdícios da ração e água;

estar ao alcance de todas as aves; e

evitar que as aves se empoleirem.

Poleiro – é estrutura que serve para o repouso das galinhas, pode ser feito de estacas ou ferros e deve estar a 50/60 cm de altura.

Aquecedores – proporcionam o aquecimento aos pintos recém-nascidos, que pode ser feito naturalmente (com a galinha) e artificialmente através de lâmpadas, aquecedores a gás, carvão ou lenha, petróleo, foco infravermelho eléctrico, que pode substituir as lâmpadas normais.

A. Aquecedor a carvão ou lenho.

B. Aquecimento com lâmpada.

Ninho – é um equipamento usado na reprodução, para a protecção das galinhas e conservação dos ovos durante a incubação.

Pedilúvio – é equipamento que destina-se a limpeza e desinfecção dos pés ou calçados, com a finalidade de evitar a entrada de doenças no aviário. Também podem ser usadas bacias, conforme podemos observar nas figuras A e B.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui