Os tipos psicológicos de clientes
Três tipos psicológicos de clientes
a) Clientes conservadores e introvertidos:
• As pessoas de mente muito fechada, tendem a evitar inovações;
• Conservadoras ao extremo;
• Evitam situações arriscadas;
• Seguem a experiência de outras pessoas;
• São, em geral, pessimistas;
• Elas perguntam sempre: o que acontecerá se não der certo?
• Elas usam como exemplo experiências que falharam, e precisam de muitas provas para mudar;
• Elas não decidirão e não mudarão se não tiverem provas reais de que a
decisão ou a mudança irá ajudá-las a evitar riscos e derrotas.
Estes clientes são, geralmente, pessoas que procuram satisfazer as necessidades fisiológicas ou as de segurança.
A imagem da empresa a qual você representa deve ser ressaltada a esses
clientes.
b) Clientes que procuram aceitação social e prestígio:
• A maioria das pessoas se incluem neste grupo. Tendem a se posicionar
entre as dinâmicas e as conservadoras, com vários graus característicos
de ambas;
• Elas demonstram motivação equilibrada;
• Elas olham e analisam a empresa, procurando satisfazer-se com ela;
• Ao mesmo tempo, procuram um meio de evitar situações difíceis.
Para clientes com esta característica, o vendedor deve ressaltar a posição
de liderança da empresa no mercado, além da qualidade da prestação de
serviços.
c) Clientes dinâmicos e extrovertidos:
• Estes clientes são, em geral, pessoas de orientação positiva e realista;
• Suas experiências os tornaram de mente positiva e extrovertida;
• Suas afirmações refletem sucesso, conquistas e realizações;
• Não se deixam “empurrar” com facilidade e resistem às insistências do
vendedor em forçá-lo a negociar, no entanto, podem tomar decisões
rápidas;
• Estas pessoas procuram outras oportunidades;
• Gostam de novos negócios e de novas formas para coisas antigas;
• São criativas e inovadoras.
Estes clientes, normalmente, são os que procuram satisfazer às necessidades
de autorrealização.
Neste caso, recomenda-se ao vendedor ressaltar as características modernas
dos produtos e da empresa, e bem assim, a estrutura de apoio disponibilizada ao cliente.
Os valores e as atitudes da negociação
• Na maioria das vezes, nossas ações e reações refletem as nossas atitudes;
• Nossas atitudes refletem uma série de valores, adquiridos ao longo do
tempo;
• O produtor que encara a venda como uma batalha entre ele e o cliente,
deixa clara esta atitude negativa;
• Da mesma forma, o cliente assume o papel de oponente do produtor.
Assim sendo, acumule valores pessoais e profissionais positivos e as suas
atitudes sempre colocarão os interesses do cliente em primeiro lugar.
A empatia na compreensão das pessoas
A empatia é a chave da compreensão.
Quando você se coloca no lugar dos outros para analisar ou entender determinada situação ou atitude, você esta praticando a empatia.
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A prática da empatia leva você a concluir que:
Negociar não é convencer o cliente a fazer algo que não deseja!
Quando nós compreendemos as pessoas e demonstramos isto, criamos um
clima altamente favorável para a negociação.
Com base nesta lógica podemos afirmar, com total margem de acerto:
Negociar é ajudar o cliente a descobrir como o nosso produto ou o
nosso serviço o colocará em uma boa posição perante si mesmo e
diante dos olhos de outros, em função da contratação.
Portanto, podemos concluir que efetuamos uma excelente negociação
quando entendermos de maneira quase precisa:
• As necessidades do cliente;
• Suas ações;
• Suas reações;
• Suas atitudes.
Posterior a conhecermos nosso estilo, nossa empresa, nossos produtos e
concorrentes, temos que ter em mente que precisamos aprender que vender
é um conceito profissional baseado em conhecimentos organizacionais associados as nossas habilidades. Negociar é a técnica utilizada para usar estes
conhecimentos e habilidades para obter êxito na venda ou negociação de
um produto ou serviço
Vender = uma profissão;
Negociar = uma técnica;
Resumo
Como vimos, a ética e a comunicação correta de produtos ou serviços fará
com que o consumidor sinta-se confiante e com suas expectativas satisfeitas. Uma empresa investe tempo e dinheiro com as ações de marketing,
logística, produção, qualidade, mas se o desempenho do vendedor não for
compatível com a qualidade e expectativa gerada, todo o esforço anterior
estará comprometido. Muitas decisões de compra se baseiam na emoção e
no desejo em detrimento a uma real necessidade de fato.