Conceito e histórico do Marketing
O que é Marketing?
A palavra marketing é originária do inglês.
Market = Mercado
Ing = Sufixo que significa gerúndio, então uma ação.
Market + Ing = Mercado + ação.
Logo:
Marketing = Mercado em ação.
Segundo a AMA (American Marketing Association), marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a
comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu
público interessado.
O marketing foi criado para atender às necessidades do mercado, envolvendo a satisfação pessoal e empresarial. Nada mais é do que uma forma de
promover pessoas, produtos e serviços. Os novos produtos necessitam de
compradores, assim como uma empresa precisa de novos clientes.
Podemos então dizer que o marketing se baseia no estudo do mercado e
suas técnicas são aplicadas em diversas áreas e estão presentes em nosso
cotidiano.
O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a
nova realidade, originária da Revolução Industrial, que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores.
Mas nessa época as empresas fixavam seus objetivos apenas na maximização
dos lucros, não importando os métodos utilizados para cumprir tal meta.
Os consumidores não conseguiam negociar, pois a concorrência era praticamente inexistente.
A partir da Segunda Guerra Mundial o crescimento da concorrência estimulou os comerciantes a buscar novas formas de atrair e lidar com os
consumidores. Surgiu então a cultura de vender a qualquer preço e consequentemente métodos de oferta e procura nada honestos. Desde então, o
marketing vem se desenvolvendo e junto com ele o mercado.
Resumo
Vimos nesta aula, que o marketing, busca satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores, mas sabemos que com o mercado altamente competitivo e globalizado que estamos inseridos, surgem novos desafios ao profissional de marketing para manter os seus clientes e atrair novos.
