MONO HIBRIDISMO
Mono – hibridismo
Mendel começou o seu trabalho fazendo experiências
de mono-hibridismo, pois cruzou indivíduos de linhas puras que apresentavam uma
dada característica contrastante entre si .
Para melhor
entender esta matéria, caro estudanteprecisa de rever os conteúdos tratados no
módulo no 3. Nesse módulo estudou a morfologia e estrutura das
plantas porque nas experiêncis de Mendel ele usou plantas.
Mendel efectuou a polinização cruzada artificial,
isto é, cortou os estames de flores ainda imaturas da planta utilizada como
progenitor feminino e polvilhou os seus estigmas como pólen proveniente de
anteras das flores da outra planta como progenitor masculino.
Exemplo
de uma experiência de mono-hibridismo
Nos cruzamentos precisará de usar uma tabela
denominada quadro de Punnett. Este nome deve-se a homenagem feita ao cientista
Reginaldo Punnett, pelo facto de ter sugerido que a representação do quadro
Mendeliano devia ser feito sob a forma de um xadrez, o que tornaria mais fácil
encontrar os resultados esperados de um qualquer cruzamento.
Uma maneira mais rápida e eficaz de obter as
possiveis combinações entre os genes de organismos heterozigóticos consiste em
construir o quadro de Punnett.
Em todos os cruzamentos de duas linhas puras com
características contrastantes, Mendel obteve sempre o mesmo resultado, a
primeira geração (F1), ou híbridos da 1ª geração era constituída por
indivíduos semelhantes entre si que apresentavam apenas a característica de um
dos progenitores.
Analisando os resultados, o cientista Mendel
chegou a seguinte conclusão:
§ Todos os híbridos da geração F1 são
semelhantes uns aos outros em relação ao carácter em estudo, apresentando a
característica de um dos progenitores
Princípio da uniformidade dos híbridos da 1ª
geração.
O cientista Mendel usou
as sementes das plantas obtidas no primeiro cruzamento e fez a autopolinização
ou seja os indivíduos da primeira geração filial cruzaram-se entre sie verificou
que as plantas originadas deram flores vermelhas e flores brancas, em
quantidades diferentes. Estas plantas constituem a F2(segunda
geração)
Esquematização do cruzamento
Analisando estes resultados, Mendel constatou que:
§ Na 2ª geração surgiram ambas as características em
estudo, sendo a proporção entre as plantas com flores vermelhas e as plantas
com flores brancas de 3 para 1 (3:1) ou seja 75% de flores vermelhas e 25% de
flores brancas, isto é, existiam três plantas de flores vermelhas para cada planta
de flores brancas.
Mendel efectuou outras
experiências de mono-hibridismo envolvendo diversos tipos de características. Em
todos os casos obteve os mesmos resultados.
Geração P Cruzamento parental |
Geração F1 |
Cruzamento entre plantas de F1
(autofecundação) |
Geração F2 |
Relações reais |
1.Semente lisa X Semente rugosa |
Todas
lisas |
Lisa X
Lisa |
Lisas:
5474 Rugosas:
1850 Total:
7324 |
2,96:1 |
2.Semente amarela X Semente verde |
Todas
amarelas |
Amarela
X Amarela |
Amarelas:
6022 Verdes:
2001 Total:
8023 |
3,01:1 |
3.Tegumento colorido X Tegumento branco |
Todas
coloridas |
Colorida
X Colorida |
Coloridas:
705 Brancas:
224 Total:
929 |
3,15:1 |
4.Vagem lisa X Vagem rugosa |
Todas
lisas |
Lisa X
Lisa |
Lisas:
822 Rugosas:
299 Total:
1181 |
2,95:1 |
5.Vagem verde X Vagem amarela |
Todas
verdes |
Verde X
Verde |
Verdes:
428 Amarelas:
152 Total:
580 |
2,82:1 |
6.Flor
axial X Flor terminal |
Todas
axiais |
Axial X
Axial |
Axiais:
651 Terminais:
207 Total:
858 |
3,14:1 |
7.Caule longo X Caule curto |
Todos
longos |
Longo X
Longo |
Longos:
787 Curtos:
277 Total:
1064 |
2,84:1 |
Mendel justificou os resultados obtidos com a seguinte explicação:
§ Cada organismo contém dois factores hereditários
para cada característica.
§ Na gametogénese, os factores separam-se e cada
gâmeta recebe apenas um dos factores de cada par.
Os indivíduos da geração F2 apresentam diferentes
características. Esta diferença é explicada pela disjunção dos factores no
momento da formação dos gâmetas. É
o princípio da pureza dos gâmetas ou da segregação factorial.
Cada um dos progenitores de linha pura possui, assim, dois factores iguais
relativamente ao carácter considerado responsável, na experiência efectuada,
pela cor das flores, vermelha ou branca.
Os indivíduos da geração F1(primeira geração) resultam da união
de dois gâmetas, cada um deles transportando um factor contrastante, um para a
cor vermelha e outro para a cor branca. Possuem, deste modo, dois factores
diferentes relativamente ao carácter em estudo.
Como os dois factores se encontram juntos, mas só um deles (neste caso, a
cor vermelha) se manifesta, chama-se a este factor o factor dominante.
O factor para a cor branca que não se manifesta na F1, quando o
dominante está presente, chama-se factor recessivo. O factor recessivo só se manifesta nos indivíduos de linha pura.