Da Revolução Burguesa de Fevereiro de 1917 à Revolução Socialista de Outubro de 1917.

Da Revolução Burguesa de Fevereiro de 1917 à Revolução Socialista de Outubro de 1917.

i.                    Causas da Revolução

Que razões levaram à Revolução Burguesa de Fevereiro de 1917?

A participação da Rússia na 1ª Guerra Mundial agravou as dificuldades da população que se repercutiu na fome, deserções para outras cidades, aumentando o número de desempregados que clamavam pelo “pão, terra e paz”;

        Descontentamento face às consequências da guerra;

        Inflação, subida de preços, escassez de alimentos e de carvão nas áreas urbanas e o agravamento da situação económica perante a devastação e perda de recursos humanos e materiais;

        Afluxo dos camponeses para as cidades (êxodo rural), afluência dos sectores políticos mais radicais.

Perante esta situação, Czar tomou uma série de medidas radicais, ordenando o esmagamento de qualquer manifestação e encerrou a Duma (parlamento) em 1917.

 

ii.                  Decurso da Revolução

Em Fevereiro de 1917 depois de greves e motins populares, operários saíram às ruas de São Petersburgo em manifestação enfrentando as tropas de Czar, acabando por não ter coragem nem moral para disparar sobre a população. Os soldados aderiram à invasão do palácio e Czar viu-se sem apoio, acabando por ser derrubado a 02 de Março.

Chegava-se ao fim do czarismo e a Rússia tornou-se numa República, tendo a governação entregue a um governo provisório. Este governo instaurou uma democracia parlamentar e um regime liberal burguês apoiado pela burguesia e pelos socialistas modernos e deu continuidade da guerra com a Alemanha, acreditando que podia vencer.

A queda do governo provisório em Outubro de 1917 assinalou o fim da revolução de Fevereiro de 1917, abrindo uma nova fase de revolução – a tomada do poder pelos bolcheviques.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui