Consequências da 1ª guerra Mundial para Europa e para África

 Consequências da 1ª guerra Mundial para Europa e para África

O facto de a África estar sob dominação colonial acabou sendo envolvido na 1ª Guerra Mundial, o que contribuiu para que sofresse as consequências da mesma.

A nível social

Desemprego e miséria; crescimento sindical e das greves operárias; afirmação laboral das mulheres e dos operários; enriquecimento dos empresários; empobrecimento da classe média e aumento da emigração.

A nível económico

Decréscimo em todos os sectores de produção, encarecimento do custo de vida (inflação); perda do Mercado pela Europa a favor dos EUA; a Europa passou de credora a devedora dos EUA; desenvolvimento industrial de algumas colónias; endividamento dos Estados; desvalorização das moedas europeias, valorização do dólar americano, dívida externa em elevados países europeus.

 

A nível político

Fim das monarquias militaristas da Áustria, Alemanha, Rússia e Turquia; Nova carta política da Europa – novas nações; alterações das fronteiras; extinção de várias monarquias; aumento do número de países governados por repúblicas; afirmação das democracias liberais e consolidação do sistema democrático e parlamentar.

Será que a 1ª Guerra Mundial teve algum significado histórico? Sim, teve. Leia atenciosamente.

O significado da 1ª Guerra Mundial

A 1ª Guerra Mundial (1914-1918) foi um marco que sinalizou a história contemporânea do século XX. Ela foi o primeiro conflito militar entre todas as grandes potências industriais e capitalistas do mundo; mostrou que a paz não é um bem adquirido, em nenhuma circunstância; demonstrou que o crescimento económico dos países nem sempre se traduz numa situação de paz e estabilidade.

Glossário

Imperialismo- política de expansão de Estado, para dominar política e economicamente nações subdesenvolvidas e mais fraca.         

Pan-eslavismo -  foi um movimento político e sociocultural do século XIX, que buscava a união de todos os povos eslavos. Procurava também um antecedente comum das formas variadas dos povos eslavos da Europa, tendo em mente objectivos comuns.

Colónia – Território situado fora das fronteiras geográficas de um país e que fica subordinado ao seu domínio político e económico

Metrópole – corresponde a nação, relativamente às suas colónias ou províncias ultramarinas.

Pangermanismo–foi umaideologia que defendia o expansionismo da Alemanha de modo a reagrupar todos os povos de origem germânica num único estado.

Corrida ao armamento – refere-se à preocupação que os países europeus tinham nos finais do século XIX em levar grande parte dos orçamentos e direccioná-los para a produção de mais e melhores materiais bélicos (armas), transformando o continente europeu num campo militar.

Ultimato–é a exigência feita com prazo marcado por um Estado em relação ao outro, sob ameaça de guerra. E foi o que aconteceu com a Áustria e a Sérvia, aquando do atentado de Sarajevo e com a Inglaterra e Portugal aquando da tomada, pela força de Moçambique e Angola.

Beligerante –países envolvidos numa guerra.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui