URBANISMO

 URBANISMO 

Urbanismo é uma ciência que se ocupa da organização de um espaço urbano acompanhando o seu desenvolvimento com o objectivo de buscar a melhor localização para os ruas, os edifícios, as instalações públicas de maneira que a população viva nestes espaços encontre lugar agradável e também cómodo e em adequadas condições sanitárias para viver. 

 

Critérios de definição das cidades  

Existem vários critérios para a definição das cidades tais como: 

Critério demográfico 

Critério morfológico 

Critério funcional; 

a) Critério demográfico: Este critério tem em conta o número de habitantes e a densidade populacional. 

Número de habitantes em geral, para que um dado aglomerado urbano seja considerado cidade, devera possuir um número mínimo de habitantes e esse número é de tal forma diferente de país para país, que só deve ser aceite no país onde é aplicado.  

Densidade populacional valoriza a concentração de pessoas por unidade de superfície. A densidade populacional é muito elevada devida essencialmente ao predomínio da construção em altura, traduzindo-se na existência de prédios de muitos andares, onde vivem numerosas famílias. Este critério, apesar de muito usual apresenta grandes disparidades, pois há cidades que apresentam densidades altas, com cerca de 50 mil habitantes por km². Por exemplo: Nova Iorque e Moscovo, e outras com dez mil, e mesmo abaixo destes valores. 

 

b) Critério Morfológico: É aquele que tem em conta o número de edifícios, a densidade de tráfego e vias de comunicação. Por outras palavras, a cidade apresenta, regra geral, um aspecto muito diferente do das áreas rurais. Nas cidades predominam os prédios com vários andares, ruas largas, avenidas, grandes lojas, muita gente em circulação, transportes colectivos e privados, entre outros. 

 

c) Critério Funcional 

O critério funcional tem por base o tipo de actividades e funções existentes na cidade. Regra geral, na cidade predominam as funções dos sectores secundários e terciários escasseando pessoas com trabalho no sector primário. Contudo, existem localidades que, possuindo todas as características de cidade, nomeadamente a morfologia, quantidade e densidade de habitantes têm a maioria da sua população empregada no sector primário. Por isso, o critério funcional tem em conta a influencia exercida pela cidade sobre as áreas envolventes e o tipo de actividades a que a sua população se dedica. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui