GEOGRAFIA DO TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

 Conceitos 

Transporte é um conjunto de meios e vias de comunicação e dos diversos aparelhos técnicos e instalações que asseguram o movimento de pessoas ou bens entre diversos pontos da superfície terrestre.  

Meio de transporte é o conjunto de material circulante e por conseguinte as vias de transporte e comunicação correspondem as rotas por onde e possível circular o material, sendo que para cada meio de transporte correspondem uma via de comunicação apropriada. 

Evolução dos transportes e comunicações 

A evolução das condições de mobilidade do homem esta muito ligada as mudanças económicas e sócias ocorridas ao longo dos tempos.  

De um modo geral a evolução dos transportes passou pelas seguintes fases, a força humana, a força animal, a força eólica (vento), as caravanas, a navegação marítima, o transporte ferroviário, rodoviário e aéreo. 

Numa primeira fase, era o próprio homem quem se encarregava de transportar os produtos ou mercadorias de que necessitava, evoluindo depois para a tracção animal, caravanas terrestres, navegação fluvial e marítima, aproveitando a forca do vento ao longo do litoral e dos cursos de água navegáveis. 

Até ao século XVIII, as estradas resumiam se a caminhos esburacados e lamacentos (quando chovia). Os animais de carga, a liteira (cadeira coberta e suportada por dois homens ou por animais de carga, por meio de dois varais) e a sege (carruagem de duas rodas puxadas por dois cavalos) constituíam os únicos meios de transportes até então, bastante caros, morosos e incómodos. 

Devidas as dificuldades de transportar grandes volumes e transpor longas distancias, tornou-se imperioso desenvolver outros meios de transportes que permitissem quebrar as barreiras geográficas, que dificultavam os contactos humanos 

 Com a revolução industrial, em meados do século XVIII (1750), com a necessidade de transportar grandes volumes de mercadorias e matérias-primas para diversos pontos da superfície terrestre, especialmente da África e Ásia para a Europa, América e vice-versa. Este processo foi responsável pelo advento de novos eventos técnicos e científicos, como por exemplo, a máquina a vapor e o motor de explosão, que foram o suporte do aparecimento de mudanças radicais ocorridas nos transportes terrestres e marítimos. Nesta época há um evoluir dos transportes terrestres, em especial dos ferroviários (utilizando o carvão como combustível) e rodoviários. 

No que toca aos transportes aquáticos (lacustres, fluviais e marítimos), o desenvolvimento do barco e navio permitiu realizar trocas comercias intercontinentais. 

As rodovias, sucessoras dos antigos caminhos de diligências e de carruagem, desenvolveram-se no século XX pela crescente utilização do automóvel no transporte de passageiros e do camião no transporte de cargas, produtos de revolução energética (petróleo, gás natural e electricidade) na segunda fase da revolução industrial.  Assim, a construção de grandes rodovias e a ampliação da capacidade dos veículos tornaram o camião um grande concorrente de ferrovias fazendo com que em todo o mundo os ramais ferroviários de menor movimento se tornassem deficitários e fossem extintos pelo poder público ou pelas empresas privadas que os exploravam.  

O transporte marítimo esteve sempre na dependência da qualidade e capacidade das embarcações, da posição e do nível de equipamento dos portos. As embarcações que nos séculos XVII não transportava mais do que 1000 toneladas, foram sendo substituídas pelas que podiam transportar 500 000 toneladas - os grandes navios a granel e petroleiros – que transportam, para os mais distantes pontos do globo, matérias-primas às áreas industrializadas mais distantes. Por exemplo se não fosse a evolução do transporte marítimo, o Japão, pobre em recursos minerais, não poderia ser hoje a primeira potência industrial do mundo.  

Depois do século XX, surge ainda um novo meio de transporte, o avião. Aperfeiçoado após a segunda Guerra mundial, o transporte aéreo ganha importância devido a sua rapidez e comodidade e vem permitir maior fluxo de troca de bens, mercadorias, pessoas e valores de uma região a outra em curto espaço de tempo relativamente a épocas precedentes. 

Tipos de transportes e suas particularidades 

Transportes terrestres 

a) Transportes ferroviários nas últimas décadas conheceram uma grande modernização alcançando grandes velocidades (TGV entre 300 e 600km/h), comodidade e uma grande especialização (vagões-cisternas, vagõesfrigoríficos, porta-contentores). 

Vantagens  

Maior capacidade de carga e passageiros; 

Baixo custo operacional; 

Maior durabilidade do material circulante; 

Menor impacto ambiental; 

Não depende das condições atmosféricas; 

Menor consumo de energia por unidade; 

Menor índice de sinistralidade 

Desvantagens  

Itinerários fixos e lineares necessitando de transbordo; 

Maiores investimentos para a sua instalação e manutenção; 

Obedece a disposição do relevo exigindo a construção de túneis e pontes; 

 

b) Transportes rodoviários incluem o automóvel ligeiro, o caminhão e o autocarro que ao longo do tempo sofreram uma grande modernização e especialização (transporte de combustíveis, água e camiões-frigoríficos). 

Vantagens 

Flexibilidade nos itinerários, isto é, faz ligação porta-a-porta; 

Atendimento disperso; 

Podem atingir grandes velocidades; 

Práticos e económicos; 

Elevada mobilidade espacial. 

Desvantagens 

Pequena capacidade de carga; 

O material circulante possui uma vida relativamente curta; 

Poluição atmosférica e sonora; 

Maior consumo de combustível; 

Elevada sinistralidade; 

Perda de tempo e stress devido aos engarrafamentos constantes; 

Grande ocupação de espaço em estacionamento. 

c) Transportes tubulares ou pipelines usam um sistema de tubos ou condutas para o transporte de gás natural (gasodutos), oleodutos (petróleo) e aquedutos (água). 

Vantagens  

Rápido, seguro e económico; 

Baixo impacto ambiental; 

Não dependem das condições ambientais; 

Maior duração do material circulante; 

Baixo custo de transporte. 

Desvantagens  

Bastante caro para a instalação das infra-estruturas; 

Destruição dos ecossistemas em caso de acidentes; 

Exigentes em termos de manutenção. 

 

Transportes aquáticos fazem parte desta categoria o transporte marítimo, fluvial e lacustre. As suas especializações (navios-tanque ou petroleiros, porta-contentores, navios de transporte a granel, navios frigoríficos, navios de passageiros etc.) 

Navegação de cabotagem é feita ao longo de uma mesma área do litoral, enquanto a navegação de longo curso é feita entre grandes distâncias oceânicas e/ou entre vários continentes ou países é a mais importante, ao passo que a navegação de cabotagem tem expressão menor devido principalmente a forte concorrência dos transportes terrestres. 

Vantagens 

Maior capacidade de transporte de carga pesada e volumosa, e de passageiros; 

Transporte transcontinental e/ou transoceânico; 

Relativamente cómodo; 

Menor custo de transporte com o aumento da distância percorrida. 

Desvantagens 

Poluição ambiental, principalmente, através do derrame de crude e fuel provocados pelo vazamento de tanques, desastres e limpeza de super-petroleiros, bem como das emissões de gases com efeito de estufa resultante da combustão dos combustíveis fósseis; 

É bastante lento; 

Necessita de transbordo de mercadorias e passageiros, implicando custos adicionais; 

Exige cargas de grande tonelagem e volume; 

Esta depende das condições meteorológicas; 

Acarreta grandes investimentos para a sua compra, bem como para a criação das infra-estruturas (instalações portuárias).  

 

Transporte aéreo conheceu nas últimas décadas um vertiginoso progresso técnico e científico, o que possibilitou uma expansão meteórica do tráfego aéreo.  

Vantagens 

É o mais rápido 

Permitem o transporte de cargas leves, pouco volumosas, facilmente perecíveis (material electrónico, que requer um cuidado especial; diamantes, frutas, legumes, flores, etc.); 

Permitem ligações regionais, nacionais e internacionais; 

Possuem grande conforto e comodidade; 

Ausência de itinerários fixos, logo, maior flexibilidade; 

São relativamente seguros.

Desvantagens 

Menor capacidade de carga; 

Elevado consume de combustível grande perda de tempo no embarque e desembarque nos aeroportos; • Preço de utilização elevado; 

Acentuada dependência das condições meteorológicas; 

Poluição atmosférica resultante da emissão de gases lançados por aviões a jacto; 

Poluição Sonora, resultante de emissões de ruído pelos aviões nos aeroportos; 

Necessita de infra-estruturas dispendiosas;  

Exige uma manutenção especializada, o que o torna dispendioso. 

 

Principais rotas de transportes 

a) Marítimas do globo: 

Quanto aos países com maior potencial marítimo, destacam-se: a Grécia, Japão, os EUA, a Noruega, ex-URSS, China (e Hong Kong) e Reino Unido. Importa ainda salientar que entre os maiores portos do mundo, ou seja, as principais frotas mercantes (frotas de bandeira), em termos de carga movimentada, o porto de Roterdão (Holanda) ocupa o primeiro lugar, seguido dos de Singapura, Kobe, Xangai, Nagoya, Yokohama, Antuérpia, Hong Kong, Osaka, Marselha e outros.  

Entre os 12 maiores portos do mundo, 8 são asiáticos e, destes, 5 são japoneses. De um modo geral estas regiões coincidem com as zonas que apresentam a rede de maior densidade marítima. 

b) Rotas aéreas do globo: 

Em relação aos transportes aéreos, as principais rotas mundiais coincidem igualmente com os países desenvolvidos e industrializados, os quais são detentores de numerosos aeroportos (regionais e internacionais). Entretanto, constata-se que 17 aeroportos da Europa Ocidental movimentam anualmente entre 7 e 15 milhões de passageiros cada, e três deles, que são os mais importantes de toda Europa (Londres, Paris, Frankfurt) ultrapassam os 25 milhões cada um. Nova Iorque, Boston, Toronto, S. Francisco, Tóquio e Lisboa são também aeroportos de grande tráfego aéreo. 

As rotas do Atlântico Norte perfazem 10% do tráfego aéreo mundial, unem a Europa e a América do Norte e são as rotas internacionais mais frequentadas. Toda via, outras linhas importantes são as que unem o Japão aos EUA e a Europa ocidental. Finalmente, está o interior EUA, com cerca de 35% do tráfego mundial, e o interior da ex-URSS, com cerca de 16%. 

 

Na mesma perspectiva, destaca-se a Europa como tendo a rede de oleodutos com maior densidade, em regiões mais industrializadas deste velho continente, particularmente a Alemanha. 

 

Do mar do Norte partem numerosos oleodutos submarinos que ligam os seus jazigos as costas da Grã-Bretanha e ao nordeste do continente. Na América do Norte salienta-se o oleoduto que cruza costa a costa os EUA, e o que transporta o petróleo desde o Alasca até várias zonas do Canada e dos EUA. 

 

Quanto aos gasodutos há que destacar as seguintes regiões: Holanda, Noruega, ex-URSS, na parte europeia e ainda a Argélia – o gás é conduzido desde país até Itália por um gasoduto submarino que atravessa o mediterrâneo.  

Questionário 

1. Qual é a diferença entre transporte e comunicação? 

2. Define meio de transporte. 

3. A Revolução Industrial (séc. XVIII) marcou a evolução dos transportes. Argumente. 

4. Uma empresa localizada a 50 km de um porto pretende transportar uma carga de 1000 toneladas (matéria-prima) para o seu processo produtivo. 

a) Aconselhe um tipo de transporte a usar, considerando uma óptima rede de transportes. b) Justifique a sua escolha. 

 

COMUNICAÇÕES 

Comunicação define-se como sendo o processo que envolve a difusão e a recepção de informação entre uma fonte emissora e um destinatário ou a transmissão, emissão ou recepção de símbolos, caracteres, sinais, escritas, imagens, sons ou informações de qualquer natureza, por fio, rádio electricidade, meios ópticos ou outro processo electromagnético. 

Os meios de comunicação se diferem quanto à capacidade e à velocidade de transmissão, e quanto ao custo e à segurança. 

As telecomunicações também podem ser conhecidas como transportes invisíveis permitindo a comunicação imediata de uma “ponta” do mundo com a outra. Essa velocidade de transmissão só foi possível com o aperfeiçoamento das ligações telefónicas e com a utilização de satélites nas telecomunicações. 

O mercado das telecomunicações é dominado pelos países ricos, que vendem seus produtos e implantam sua tecnologia pelo mundo. 

Os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação e existem diversos meios de comunicação como, por exemplo, o telefone, a televisão, o rádio e o jornal considerados como das massas. A Internet, videotexto, telemóvel, telex, videotelefone, videoconferência, teleconferência, telefax, telemática, teletexto também nos possibilita comunicar-nos com um rapidez e eficácia. 

A Internet é uma rede de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso à informações de todo tipo e transferência de dados. A Internet é um meio de comunicação hipermídia, ou seja, que aplica a multimídia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a hipertextualidade (caminhos não-lineares de leitura do texto).  

 

A Internet permite que possamos nos comunicar de diversas maneiras, através de textos, vídeos e imagens com pessoas do mundo inteiro em tempo real. As notícias e informações podem ser colocadas a qualquer momento na Internet, permitindo que milhões de pessoas tenham acesso a elas. 

Vantagens 

A Internet, tem se destacado além das expectativas, de uma forma que até parece que a terra está cada vez mais, “reduzida parecendo uma simples aldeia”, pois com a Internet ficou tudo muito mais perto e acessível. Com a ajuda de serviços como o gmail, Hotmail e até mesmo o Messenger, tornou-se muito mais fácil de estabelecer uma espécie de amizade global. 

A informação é provavelmente a maior vantagem que a Internet oferece, actualmente qualquer tipo de informação (para quase todas as disciplinas conhecidas pelo homem) sobre qualquer assunto está disponível na Internet. Existem ainda auxiliares de procura, os motores de busca, como o Google e o Yahoo que efectivamente nos fornecem um grande conteúdo de sites, relacionadas com a palavra-chave que pretendemos procurar. Hoje, é quase obrigatório que os alunos devam usar a Internet para pesquisas com a finalidade de arrecadar o maior número de recursos. 

Entretenimento é outra razão muito popular pela qual muitas pessoas preferem navegar na Internet. Efectivamente, existem inúmeros jogos que podem ser baixados gratuitamente, música, passatempos, notícias e muito mais. 

Muitos serviços são prestados na Internet, como serviços bancários on-line, procura de emprego, compra de bilhetes para os seus filmes favoritos, inúmeros serviços sobre os aspectos de vida, reservas de hotel e entre muitos outros.  

Comércio electrónico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transacção comercial feita especialmente através de um equipamento electrónico, como, por exemplo, um computador que permite a aquisição de bens, produtos ou serviços, por intermédio de meios de pagamento electrónicos. 

 

Desvantagens 

Roubo de informações pessoais tais como nome, endereço, número de cartão de crédito, etc. Estes dados nunca devem ser reveladas sem uma certa confiança e segurança, porque de facto essa informação poderá ir parar à mão da pessoa e errada. 

O termo SPAM é utilizado para designar correio electrónico não solicitado enviado em massa. 

Um vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. 

Pornografia, esta é talvez a maior ameaça relacionada com a Internet, existem milhares de sites pornográficos, que podem ser facilmente visualizados e encontrados, por este motivo, esta poderá ser uma das desvantagens, que limita a utilização da Internet por parte das crianças. 

 

Questionário 

1. Define os outros meios de comunicação. 

2. Elabore um quadro das vantagens e desvantagens desses meios de comunicação 


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