Significado de comunicação empresarial

Significado de comunicação empresarial 

De forma geral comunicar é dar e receber informação. É um processo usado por duas ou mais pessoas para trocar ideias, transmitir conhecimento e compartilhar pensamentos e desejos.


Agora que você já sabe definir comunicação e conhece os seus elementos constituintes, vamos passar a definir comunicação empresarial. 


Comunicação empresarial: é o conjunto de métodos e técnicas usadas pelas empresas para dar e receber informações com os trabalhadores, clientes, fornecedores, e outras pessoas. 

Na sua empresa você precisa comunicar com várias, e certamente que vai comunicar. Contudo, nem sempre a comunicação é eficaz e eficiente devido a vários factores. 

Imagine, que você pretende comunicar com os seus clientes, informando a eles que a sua empresa acaba de lançar um produto novo. E de repente você usa mensagem telefónica. Se eles não saberem ler, você terá gasto seu tempo e mensagens em vão, pois, eles não terão percebido nada. 

Mas, se você tivesse pensado antes que os seus clientes não sabem ler, deveria ter usado outra forma de comunicar com eles, por exemplo, através anuncio na radio ou televisão, ou mesmo através de uma chamada telefónica e não mensagem. 

Para assegurar que a sua comunicação seja eficiente e eficaz, é necessário pensar na pessoa para qual pretende transmitir a informação. Saber, onde ele se encontra, qual é o canal adequado para fazer a informação chegar até a ele, o tipo de linguagem que deve usar. 

Tipos de comunicado

A comunicação assume dois tipos a saber: comunicação verbal e não-verbal. 

Comunicação Verbal 

A comunicação verbal é aquela que acontece através da utilização da escrita e da fala, por exemplo, as cartas, livros, cartazes, radio, televisão, telefone. 

As empresas, enviam e recebem cartas, quer para os trabalhadores quer para os clientes e fornecedores. Como também usam a televisão, rádio, jornal para divulgar os seus produtos.  

Comunicação não-verbal 

Este tipo de comunicação é feito através da utilização de sinais e gestos. Em algumas, vezes as pessoas usam sinais e gestos para se comunicar. 

 As empresas e as pessoas usam essas duas formas de comunicação para trocar informações com os trabalhadores, clientes, fornecedores e paceiros. A escolha de cada tipo de comunicação depende do objectivo que a empresa quer atingir e do receptor para quem se destina a mensagem. 

Importância da comunicação empresarial 

A comunicação empresarial é muito importante para a vida das empresas, pois, permite:

A troca de infirmações entre a empresa e a sociedade em que está inserida;

Troca de informações entre a empresa e o governo;

A trica de informações entre a empresa e os trabalhadores, dando orientações e recebendo sugestões;

A divulgação dos objectivos da empresa e dos seus produtos;

Troca de informações entre fornecedores e parceiros; e

Manter boas relações entre trabalhadores e gestores, entre clientes e a empresa, entre o governo e a empresa.

Em suma, uma boa comunicação empresarial é a chave do sucesso para sua empresa ou negócio.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui