Definição de contabilidade

 Definição de contabilidade

Dentro de uma empresa há sempre movimentos de dinheiro. A empresa pode tirar dinheiro para comprar matéria-prima, pagar os trabalhadores, ou pode receber dinheiro de clientes que compram os produtos da empresa. Esta informação toda precisa de ser classificado, registada e demostrada para facilitar a tomada de decisão dentro da empresa. O registo da informação de entrada e saída duma empresa chama-se contabilidade.

 

Contabilidade é o registo das transações e operações que envolvem dinheiro duma empresa.  

Registos básicos

Para que a sua pequena empresa tenha melhor controlo do dinheiro que é movimentado, é preciso fazer registo ou anotações de todos movimentos que envolvem dinheiro. Os registos irão ajudá-lo a ter melhor controlo da empresa que significa saber a qualquer momento o que se passa com ela. Por exemplo:

§  Quanto dinheiro a empresa tinha, tem ou terá num determinado momento;

§  Quanto dinheiro a empresa gastava e ganhava por dia, quanto gasta e ganha hoje, quanto gastará e ganhará amanhã;

§  Quantos materiais a empresa têm no seu armazém e no espaço de venda; e

§  Quantos equipamentos a empresa tem e quanto custou cada.

 

Esta informação sobre materiais e equipamentos, dinheiros e pessoas tem que estar registados para ajudar a si na tomada de decisão. 

 Registo de caixa

O registo de caixa é conjunto de anotações de todas saídas e entradas de dinheiro dentro da sua empresa num determinado período de tempo. Permite saber quanto dinheiro entrou e saiu num dado momento, assim como saber donde veio ou para onde foi o dinheiro. Por exemplo, na venda dum bem, entra dinheiro. Na compra dum material, sai dinheiro. O registo de caixa é feito no livro de caixa, ta como mostra a tabela abaixo:

 

Data

Descrição

Ref.

Entrada

Saída

Saldo

01 Fevereiro de 2017

Saldo inicial (dinheiro que havia)

 

-

-

500

02 Janeiro de 2017

Compra de matéria-prima no valor de 200 MT

 

 

200

300

03 Janeiro de 2017

 Venda de duas cadeiras no valor 450

 

450

 

750

4 Janeiro

Balaço

 

450

200

750

 

Repara que, no registo de caixa, temos o seguinte: no dia 1 de Fevereiro a empresa tinha um saldo inicial de 500 MT. No dia 02 do mesmo mês, a empresa tirou 200 MT para compra de matéria-prima, e por conta disso, ficou com saldo de 300 MT. Já no dia 03 de Janeiro, a empresa conseguiu vender duas cadeiras, tendo por isso, entrado dentro da empresa o valor de 450 MT. Este valor foi somado ao saldo que havia restado no dia anterior e totalizou 750MT.

 

Assim fazendo o balaço de entradas e saídas de dinheiro dentro da empresa, temos: entrada é de 450 MT, saída é 200 MT e saldo é 750 MT. 

 Registo de custos

O registo de custos são as anotações diárias dos pagamentos efectuados pela empresa por categoria de despesas. Este tipo de registo permite saber o dinheiro gasto num dado momento por categoria de despesas. Por exemplo quanto gastou na compra de matérias-primas, pagamento de renda, salários. O registo de caixa é feito no livro de custos.

 

Data

Descrição

Dinheiro gasto

Fevereiro

Matéria-prima

200

Renda

500

Transporte

100

Salários

1000

28 Fevereiro

 

1800

 

 Registo de stocks

O registo de stock é conjunto de anotações de entrada e saída de matéria-prima ou mercadoria dentro duma empresa.

Na sua empresa você adquirir matéria-prima necessária para a produção de bens e serviços ou mercadoria para vender na sua empresa. Assim, você precisa saber a quantidade de matéria-prima ou mercadoria que comprou e entrou na sua empresa.

Para melhor, controlo e gestão da sua empresa, ao trazer novas matérias-primas ou mercadorias, canalize-as para o seu armazém, onde será registado. Já do armazém pode tirar a quantidade de matéria-prima ou mercadoria necessária para área de produção ou de venda.

Contudo, sempre que entrar ou tirar alguma matéria-prima ou mercadoria no seu armazém, você precisa registar, a quantidade que entrou ou tirada, o dia em que entrou ou foi tirada e de onde veio ou para onde foi.

 

O registo de entradas e saídas do seu stock, permite saber por exemplos quantos artigos entraram e saíram do armazém ou loja num certo período de tempo. Também permite saber quem são os maiores fornecedores ou clientes. Quais são os artigos com maior movimento, quando pode fazer novas compras. O ideal é noa deixar que tudo se esgote no armazém até ao ponto de ficar sem matéria-prima ou mercadoria.

Para tal, deve estabelecer uma quantidade de mercadoria ou matéria-prima que deve servir de meta para fazer novas compras.

 

Por exemplo, imagine que o seu negócio é venda de bicicletas. Você, compra bicicletas com outro fornecedor e vem vender na sua loja. Quando as bicicletas chegam a sua loja deve entrar no armazém e serem registadas. Depois é que pode sair do armazém para área de venda. Para tal, você vai fazer uma tabela como a que aparece em seguida:

 

Nome do artigo: Bicicleta

Preço de venda: 700 MT

Custo de compra: 500 MT

Meta para novas compras: 10 unidades

Data

Descrição

Ref.

entrada

Saída

Existência

01 Fevereiro

Compra na empresa 1

VD 01

20

-

20

02 Fevereiro

Venda de bicicletas

Fact 1

-

5

10

15

03 Fevereiro

Venda de bicicletas

Fact 2

-

5

 

Na tabela, você tem o seguinte: no 01 de Fevereiro você comprou 20 bicicletas num fornecedor para serem vendidas na sua loja. Portanto, no seu armazém entrou 20 bicicletas. O dia 02 de Fevereiro sai do seu armazém 5 bicicletas para área de vendas, e todas foram vendidas no mesmo dia. No dia seguinte, também tirou do seu armazém para área de vendas 5 bicicletas para área de vendas, e todas foram vendidas. E como você, estabeleceu que o seu armazém não pode ficar com menos de 10 bicicletas, no dia seguinte precisa de encomendar novas bicicletas do seu fornecedor. 

 

Acabou de aprender sobre registos básicos. Agora é hora de exercitar os seus conhecimentos, resolvendo as actividades que se seguem.

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