Definição de contabilidade
Definição de contabilidade
Dentro de uma empresa há
sempre movimentos de dinheiro. A empresa pode tirar dinheiro para comprar
matéria-prima, pagar os trabalhadores, ou pode receber dinheiro de clientes que
compram os produtos da empresa. Esta informação toda precisa de ser
classificado, registada e demostrada para facilitar a tomada de decisão dentro
da empresa. O registo da informação de entrada e saída duma empresa chama-se
contabilidade.
Contabilidade é o registo
das transações e operações que envolvem dinheiro duma empresa. |
Registos básicos
Para
que a sua pequena empresa tenha melhor controlo do dinheiro que é movimentado,
é preciso fazer registo ou anotações de todos movimentos que envolvem dinheiro.
Os registos irão ajudá-lo a ter melhor controlo da empresa que significa saber
a qualquer momento o que se passa com ela. Por exemplo:
§
Quanto dinheiro a empresa tinha, tem ou terá num determinado momento;
§
Quanto dinheiro a empresa gastava e ganhava por dia, quanto gasta e
ganha hoje, quanto gastará e ganhará amanhã;
§
Quantos materiais a empresa têm no seu armazém e no espaço de venda; e
§
Quantos equipamentos a empresa tem e quanto custou cada.
Esta informação sobre materiais e equipamentos, dinheiros e pessoas tem
que estar registados para ajudar a si na tomada de decisão.
O
registo de caixa é conjunto de anotações de todas saídas e entradas de dinheiro
dentro da sua empresa num determinado período de tempo. Permite saber quanto dinheiro
entrou e saiu num dado momento, assim como saber donde veio ou para onde foi o
dinheiro. Por exemplo, na venda dum bem, entra dinheiro. Na compra dum
material, sai dinheiro. O registo de caixa é feito no livro de caixa, ta como mostra a tabela abaixo:
Data |
Descrição |
Ref. |
Entrada |
Saída |
Saldo |
01 Fevereiro de 2017 |
Saldo inicial (dinheiro que havia) |
|
- |
- |
500 |
02 Janeiro de 2017 |
Compra de matéria-prima no valor de 200 MT |
|
|
200 |
300 |
03 Janeiro de 2017 |
Venda de duas cadeiras no valor
450 |
|
450 |
|
750 |
4 Janeiro |
Balaço |
|
450 |
200 |
750 |
Repara
que, no registo de caixa, temos o seguinte: no dia 1 de Fevereiro a empresa
tinha um saldo inicial de 500 MT. No dia 02 do mesmo mês, a empresa tirou 200
MT para compra de matéria-prima, e por conta disso, ficou com saldo de 300 MT.
Já no dia 03 de Janeiro, a empresa conseguiu vender duas cadeiras, tendo por
isso, entrado dentro da empresa o valor de 450 MT. Este valor foi somado ao
saldo que havia restado no dia anterior e totalizou 750MT.
Assim
fazendo o balaço de entradas e saídas de dinheiro dentro da empresa, temos:
entrada é de 450 MT, saída é 200 MT e saldo é 750 MT.
O registo de custos são as anotações diárias dos pagamentos efectuados pela empresa por categoria de despesas. Este tipo de registo permite saber o dinheiro gasto num dado momento por categoria de despesas. Por exemplo quanto gastou na compra de matérias-primas, pagamento de renda, salários. O registo de caixa é feito no livro de custos.
Data |
Descrição
|
Dinheiro
gasto |
Fevereiro
|
Matéria-prima
|
200 |
Renda |
500 |
|
Transporte
|
100 |
|
Salários
|
1000 |
|
28
Fevereiro |
|
1800 |
O
registo de stock é conjunto de anotações de entrada e saída de matéria-prima ou
mercadoria dentro duma empresa.
Na
sua empresa você adquirir matéria-prima necessária para a produção de bens e serviços
ou mercadoria para vender na sua empresa. Assim, você precisa saber a
quantidade de matéria-prima ou mercadoria que comprou e entrou na sua empresa.
Para
melhor, controlo e gestão da sua empresa, ao trazer novas matérias-primas ou
mercadorias, canalize-as para o seu armazém, onde será registado. Já do armazém
pode tirar a quantidade de matéria-prima ou mercadoria necessária para área de
produção ou de venda.
Contudo,
sempre que entrar ou tirar alguma matéria-prima ou mercadoria no seu armazém,
você precisa registar, a quantidade que entrou ou tirada, o dia em que entrou
ou foi tirada e de onde veio ou para onde foi.
O
registo de entradas e saídas do seu stock, permite saber por exemplos quantos
artigos entraram e saíram do armazém ou loja num certo período de tempo. Também
permite saber quem são os maiores fornecedores ou clientes. Quais são os
artigos com maior movimento, quando pode fazer novas compras. O ideal é noa
deixar que tudo se esgote no armazém até ao ponto de ficar sem matéria-prima ou
mercadoria.
Para
tal, deve estabelecer uma quantidade de mercadoria ou matéria-prima que deve
servir de meta para fazer novas compras.
Por exemplo, imagine que o seu negócio é venda de
bicicletas. Você, compra bicicletas com outro fornecedor e vem vender na sua
loja. Quando as bicicletas chegam a sua loja deve entrar no armazém e serem
registadas. Depois é que pode sair do armazém para área de venda. Para tal,
você vai fazer uma tabela como a que aparece em seguida: |
Nome
do artigo: Bicicleta Preço
de venda: 700 MT Custo
de compra: 500 MT |
|
|||||
Data |
Descrição |
Ref. |
entrada |
Saída |
Existência |
|
01 Fevereiro |
Compra
na empresa 1 |
VD 01 |
20 |
- |
20 |
|
02
Fevereiro |
Venda de
bicicletas |
Fact 1 |
- |
5 |
10 |
|
03 Fevereiro
|
Venda de
bicicletas |
Fact 2 |
- |
5 |
|
Na tabela, você tem o seguinte: no 01 de Fevereiro
você comprou 20 bicicletas num fornecedor para serem vendidas na sua loja.
Portanto, no seu armazém entrou 20 bicicletas. O dia 02 de Fevereiro sai do seu
armazém 5 bicicletas para área de vendas, e todas foram vendidas no mesmo dia.
No dia seguinte, também tirou do seu armazém para área de vendas 5 bicicletas
para área de vendas, e todas foram vendidas. E como você, estabeleceu que o seu
armazém não pode ficar com menos de 10 bicicletas, no dia seguinte precisa de
encomendar novas bicicletas do seu fornecedor.
Acabou de aprender sobre registos básicos. Agora é hora de exercitar os seus conhecimentos, resolvendo as actividades que se seguem.