Significado de imposto

Significado de imposto

Imposto é um dinheiro obrigatório e não reembolsável que pessoas e empresas pagam ao governo para garantir a construção e o funcionamento das instituições públicas. 

 Tipos de impostos

Os impostos são vários e a sua designação pode variar de u país para o outro. Em Moçambique os impostos mais conhecidos e aplicados às pessoas e empresas são:

Impostos sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC)

É um imposto que é pago pelas empresas. Este imposto incide sobre os lucros da empresa, mesmo quando vem de actos ilícitos, isto é, a empresa tem por obrigação deduzir uma parte dos seus lucros dar ao Estado.  Neste tipo de imposto, as empresas são obrigadas a deduzir uma taxa de 32% dos seus lucros e canalizarem para o Estado. Em Moçambique, é pago em três períodos diferentes, nos meses de Maio, Junho e Setembro de cada ano. 

Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS)

É um dinheiro que pessoas que vive no território nacional devem, por obrigação pagar ao Estado. Este imposto também é pago por àquelas pessoas que noa vivem em Moçambique, mas trabalham ou trabalharam em Moçambique e por conta disso ganharam algum dinheiro.

Este imposto, é deduzido a partir dos rendimentos obtidos em Moçambique. A taxa a deduzir depende dos rendimentos em causa, conforme mostra a tabele a baixo.

 

Rendimentos colectáveis anuais

Taxas

Parcela a pagar ao Estado

Até 28.000,00 MT

De 28.000,00 a 112.000,00

De 112.000,00 a 336.000,00

De 336.000,00 a 1.008.000,00

Além de 1.008.000,00

10%

15%

20%

25%

32%

-    

1.400,00

7.000,00

23.800,00

94.360,00

 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)

O IVA é um imposto sobre o consumo final de bens e serviços que é colectado a cada fase do processo de produção e distribuição. Do ponto de vista do comprador, o IVA é um imposto sobre o preço de compra. Em cada compra de produtos ou pagamento de serviços, sempre há uma taxa de 17% do valor de compra do bem ou de pagamento do serviço que é deduzido e canalizado para o Estado.

Segurança social

Este imposto consiste numa obrigação que as empresas têm de inscrever os trabalhadores no Sistema Nacional de Segurança Social para passarem a canalizar uma parte do salário destes para ao Instituto Nacional de Segurança Social. Este dinheiro, é guardado no Sistema Nacional de Segurança Social, para em caso de reforma, acidentes ou doenças que resultem na incapacidade do trabalhador voltar a trabalhar, receba pensão por parte do estado.

  As contribuições de segurança social são mensais, e tem como base o salario do trabalhador onde descontam:

  • 3% com encargo do trabalhador;
  • 4% com encargo da entidade patronal.

As entregas são feitas até ao dia 10 do mês seguinte ao que respeita o pagamento.

Importância socioeconómico dos impostos

Os impostos são importantes para a vida social e económica, pois, é através deles que o governo consegue reunir dinheiro necessário para financiar os serviços sociais para os seus cidadãos como educação, saúde, segurança e defesa, entre outros serviços. É traves dos impostos conseguem financiar os programas de desenvolvimento económico como pesquisa e desenvolvimento agrícola, construção e manutenção de estradas, abastecimento de água, etc. Ao pagar os impostos, as pessoas e as empresas contribuem para que os professores, médicos e enfermeiros, os polícias e bombeiros tenham salário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui