Definição da ética empresarial

 Definição da ética empresarial 

A ética tem a ver como comportamento das pessoas, procurando distinguir o bem e do mal. Para uma pessoa ser boa pessoa precisa ter um bom comportamento na sociedade, assim como, para uma empresa ser boa deve respeitar as pessoas com as quais se relaciona. 

Ética empresarial é a forma como as empresas devem se comportar perante seus clientes, trabalhadores, fornecedores, governo, entre outras pessoas. 


Uma empresa que respeita a ética é aquela que reconhece a existência dos trabalhadores, clientes, fornecedores, governos e a sociedade em geral, sendo que o seu negócio não prejudique qualquer uma das partes, mas sim ofereça benefícios. 

Princípios da ética empresarial 

A empresa estabelece relações com várias pessoas. Trabalhadores, clientes, fornecedores, governos, sociedade. Neste sentido, a empresa precisa desenvolver seu negócio sem prejudicar nenhum destes indivíduos. Por exemplo:

Com os trabalhadores: a empresa precisa criar melhor ambiente de trabalho, oferendo todas condições necessárias paras estes façam o seu trabalho. Deve tratar os trabalhadores com com dignidade, recompensá-los de forma justa. Para tal: a empresa deve seguir os seguintes princípios éticos:

Igualdade: a empresa deve respeitar todos trabalhadores, independentemente do seu grau académico, sexo, raça, religião, filiação politica e presença ou não de deficiência.

Criar melhores condições de trabalho: a empresa deve garantir que o trabalhador tenha todo material e equipamento necessário para ele fazer o seu trabalho;

Segurança e higiene no trabalho: a empresa deve garantir segurança no local de trabalho, oferendo todos materiais e equipamentos necessários para evitar acidentes e contaminação de doenças; e

Pagamento justo: a empresa deve pagar de forma justa os trabalhadores. 


Com os clientes: a empresa deve respeitar os clientes e transmitindo confiança. Para tal, a empresa deve oferecer produtos de qualidade, saber atender bem os clientes, saber ouvir o cliente. Para tal a empresa precisa respeitar o seguinte:

Honestidade: oferecer o que Prometeu oferecer em termos de qualidade e quantidade; 

Cortesia: respeitar os clientes, ser pacientes com eles e trata-los com a educação.  


Com fornecedores: a empresa precisa demonstrar respeito com os seus fornecedores, honrando com os seus compromissos, e mostrar transparência e responsabilidade nos negócios. 


Com o governo: a empresa deve prestar contas ao governo, pagar impostos e respeitar as leis e as orientações do governo. Aqui, a empresa precisa de cumprir com o seguinte:

Cumprir as leis empresariais;

Pagar os impostos segundo a lei; 

Cumprir com os padrões de produção em termos de qualidade e de peso; 

Cumprir também as regras de higiene no ambiente do trabalho e para o meio ambiente.  


Com sociedade: a empresa precisa garantir que a sua actuação não cria nenhum prejuízo a sociedade: para tal, a empresa deve seguir os seguintes princípios:

Não poluir o meio ambiente;

Participar e contribuir para a satisfação da comunidade;

Criar oportunidades de emprego para os membros da comunidade; e

Ajudar a sociedade em situação de emergência.

Importância da ética empresarial 

A importância da ética empresarial é de permitir a construção de uma relação saudável e duradoura entre a empresa com os clientes, trabalhadores, fornecedores, governo e sociedade. Se a sua empresa ser eticamente responsável para com os trabalhadores, estes vão ficar felizes. E com os trabalhadores felizes, a empresa vai aumentar a sua produção e qualidade nos seus produtos. E se os clientes estiverem satisfeitos com a empresa, eles vão comprar sempre, e a empresa vai aumentar lucros. 

Uma empresa que respeita a ética empresarial, contribui para o bem-estar social, oferecendo produtos de qualidade à sociedade, respeitando a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais por meio de uma actuação responsável, honesta que reconhece igualdade para todos. 

No respeita ao meio externo, uma empresa que actua segundo mandam os princípios da ética empresarial, assegura uma relação saudável com o governo, assim como com as outras empresas, contribuindo com os impostos para o desenvolvimento económico de um país.

Glossário

Força de trabalho: representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho.

Liquidez: é a facilidade de um ativo ser transformado em dinheiro sem perdas significativas em seu valor.

Marketing: é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Matéria-prima: é um produto natural ou semimanufaturado que deve ser submetido a um processo produtivo até tornar-se um produto acabado.

Mercadoria:  é um bem que pode ser objeto de compra e venda.

Negócio: toda e qualquer atividade econômica com o objetivo de gerar lucro.

Parceria: é um arranjo em que duas ou mais partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns.

Recursos: pode ser considerado como qualquer elemento utilizado para alcançar um determinado fim (recursos econômicos, recursos humanos, recursos financieros).

 

Relação Social: refere-se ao relacionamento entre dois ou mais indivíduos no interior de um grupo social.

Risco: designa a combinação entre a probabilidade de ocorrência de um determinado evento (aleatório, futuro e independente da vontade humana) e os impactos (positivos ou negativos) resultantes, caso ele ocorra.

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