Práticas Culturais

 Definição de práticas culturais 

Certamente que já deves ter observado que depois da sementeira, os agricultores continuam a ir à machamba, para eliminar o capim, regar, aplicar o estrume e realizar outras actividades. 

Estas actividades recebem o nome de práticas culturais. Vamos agora perceber o que são práticas culturais.

Práticas culturais ou amanhos culturais - são todos os trabalhos que se realizam depois da sementeira e antes da colheita e tem como finalidade criar boas condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Exemplo: controlo de ervas daninhas, controlo de pragas e doenças, rega, adubação, desbaste, drenagem, tutoragem, amontoa, monda, entre outras. 

Controlo de ervas daninhas ou infestantes

Provavelmente, no dia-a-dia já deves ter ouvido falar de ervas daninhas. Como podemos definir ervas daninhas? 

Ervas daninhas ou infestantes são todas as plantas que crescem numa cultura contra vontade do agricultor, isto é, nascem espontaneamente.

Exemplo: Capim ou milho quando germina no canteiro de alface.

Influência das ervas daninhas nas culturas

As ervas daninhas influenciam negativamente no crescimento das culturas por razões tais como:

Competem com as plantas na utilização da água, nutrientes e luz;

Reduzem a colheita; e

Abrigam ou alojam pragas, que depois atacam as culturas.

Métodos de controlo de ervas daninhas

O controlo de ervas daninhas pode ser feito com base em quatro métodos a saber: cultural, mecânico, físico e químico.

Controlo cultural - este método consiste na utilização das características da cultura e do meio ambiente para aumentar a competitividade da cultura, favorecendo o crescimento e desenvolvimento das plantas. 

Este método engloba técnicas tais como: uso de variedades melhoradas, densidade das plantas, redução do compasso (distância) entre as plantas e época de plantio. 

Controlo mecânico - consiste na eliminação de ervas daninhas e pode ser através da: sacha manual (quando é feita com enxada) e sacha mecânica (quando é feita através de uma máquina especializada, que pode ser cultivador ou escarificador).

Controlo físico: que compreende o fogo e o controlo biológico. O controlo biológico visa manter baixa a população de plantas daninhas, utilizando agentes patogénicos ou predadores.

Controle químico: consiste na aplicação de herbicidas, que são produtos químicos usados para o controlo de ervas daninhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui