CONTROLO DE PRAGAS E DOENÇAS

Definição de pragas e doenças

Já reparaste que durante o crescimento, as plantas são atacadas por pássaros, ratos e outros organismos ou animais e doenças que fazem com que elas cresçam mal e produzam pouco. Vamos agora aprender a identificar e combater doenças nas plantas.

a) Pragas são todos animais ou organismos que atacam uma cultura, causando danos. Temos a destacar os insectos, pássaros, ratos, caracóis, nemátides, ácaros, etc. 

b) Doença definida como a ausência de saúde nas plantas e pode ser causada por fungos, bactérias e ou vírus.

Métodos de controlo de pragas e doenças

Já vimos o que são pragas e doenças, vamos agora estudar os métodos usados para o seu controlo. Destacam-se 03 (três) métodos de controlo de pragas e doenças a saber:

a) Método cultural- consiste no controlo de pragas e doenças a partir de medidas de cultivo, tais como: semear em épocas com menor abundância de pragas, semear em associação com culturas que afugentam certas pragas, desinfectar o material de trabalho, mergulhar as sementes em água inócua ou tratada, rotação da cultura, entre outras medidas. 

b) Método biológico

Neste método são utilizados inimigos naturais das pragas para o seu controlo. Por exemplo, uso da vespa Epidinocarsis lopezi para o controlo da cochonilha purverulenta da mandioca, ou quando o gato é usado para combater o rato.

c) Método químico

Consiste no uso de substâncias químicas chamadas pesticidas. A designação dos pesticidas varia em função das pragas que controlam, assim, teremos as seguintes designações:

Fungicidas- controlam fungos;

Insecticidas- controlam insectos;

Raticidas-controlam ratos; e

Herbicidas- controlam ervas daninhas.

Cuidados a ter durante a utilização de pesticidas

Depois de estudarmos os métodos usados no controlo de pragas e doenças, vamos agora conhecer os cuidados que o agricultor deve tomar durante a utilização de pesticidas. Que cuidados devemos tomar durante a utilização de pesticidas?

Os pesticidas são substâncias muito tóxicas e nocivas para a saúde humana, dai que seja importante que o agricultor tome alguns cuidados, durante e após a sua utilização. Dentre os vários cuidados, podemos destacar: a utilização de vestuário adequado (luvas, botas, máscaras, etc), evitar fazer a mistura dos produtos em locais fechados, lavar as mãos e os equipamentos após a sua utilização, guardar os produtos fora do alcance das crianças, respeitar as recomendações do fabricante, entre outros cuidados.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui