Cartas para reclamar, prestar serviços, solicitar materiais

 

Cartas para reclamar, prestar serviços, solicitar materiais

Carta de reclamação

O acto de reclamar reveste duas facetas: a de um direito, a de uma obrigação. Reclama-se porque um dos direitos foi-nos retirado, mas também reclama-se porque a dignidade, a justiça e a moral da vida em sociedade isso nos impelem. A reclamação é assim uma forma de preservação dos direitos individuais e, ao mesmo tempo de um acto de consciência colectiva. Por outro lado, o acto de reclamar pressupõe no fundo, um juízo de valores.

Poderá ser directa ou indirecta, se feita pelo próprio ou por outra pessoa, e, ainda oral ou escrita.

É especialmente da escrita de que nos vamos ocupar:

PERCURSO DE ELABORAÇÃO

  1. Antes de reclamar convém verificar se há motivo (legal, profissional ou moral), se a reclamação é viável e oportuna, se ela prejudica terceiros, se vale apenas reclamar – em caso de dúvidas consultemos pessoas esclarecidas e informamo-nos da questão.
  2. Para realizar uma reclamação, é necessário recolher elementos, testemunhas…,  reunindo todos os elementos que possam constituir prova, com serenidade e sem precipitação, tendo presente que é melhor esperar do que fazer uma reclamação sem base ou mal feita.
  3. Toda reclamação deve se assentar na ordem (sintética, analítica, cronológica ou lógica) no método e na correcção. Deste modo devemos prestar atenção especial:

·         À sequência dos dados a introduzir;

·         À linguagem que deve ser breve e concisa, dizendo o máximo num mínimo de palavras;

·         A escolha de uma forma de reclamação adequada;

·         A importância e a natureza de cada problema;

  1. Uma reclamação deve ser dirigida a entidade qual compete julgar ou encaminhá-la convenientemente, de outro modo, é perca de tempo, desmoraliza o reclamante e beneficia terceiras pessoas, eventualmente interessadas na questão.

ESTRUTURA DA CARTA DE RECLAMAÇÃO

CABEÇALHO – Saudação inicial,
CORPO          Exposição do assunto ou breve historial da questão antecedido da      

                         identificação,

                        - Fundamentação do direito do reclamante,

                        - Referência a documentação com capacidade ou valor de prova
FECHO           - Apresentação de sugestões, reparação ou comprovação.

                         - Fórmula de despedida,

                         - Local, data e assinatura.

Obs: local e data (podem constar no cabeçalho ou no fecho)

ERROS A EVITAR

Na elaboração da carta de reclamação é necessário evitar deficiências que prejudicam o objecto em vista. De entra eles destacam-se:

ü  Desconhecimento das leis e das normas, o mesmo que dizer, dos seus direitos – as pessoas ficam-se frequentemente por uma ideia geral em via das normas, o que resulta a base da reclamação.

ü  Desconhecimento dos factos - informação dos factos (informação insuficiente, simples aparência dos factos) numa palavra, ignorância, é o que explica o insucesso de muitas reclamações.  

ü  Precipitação e nervosismo - a efectividade exacerbada, limita a razão, ou seja, o espírito não tem serenidade suficiente para vencer a reacções espontâneas, irreflectidas e lógicas por vezes o reclamante arrepende-se por não ter dito o suficiente, por ter dito mias do que deveria dizer, por se ter excedido na reacção, por seguir orientações erradas, por revelar falta de tacto. E necessário ponderar, o montante e a consequência da reclamação.

ü  Falta de inteligência – para reclamar é preciso saber o que se pretende alcançar, porque a grande parte das reclamações é ilógica, absurda e provem daqueles que reclamam por malícia, isto é, sem razão moral nem legal e daqueles que reclamam por reclamar.

ü  Indelicadeza – A justeza de certas reclamações, perde se perante o modo indelicado, grosseiro ou até ofensivo que apresentam,  

Exercício  

De acordo com informação obtida sobre reclamações elaborem, em pequenos grupos, uma carta de reclamação de situações inerentes ao ensino técnico- profissional (sistema modular) que considerem irregular.

 

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