Os Estados mais industrializados após a 2ª Guerra Mundial: (EUA e URSS)

As transformações políticas e económicas provocadas pela 2ª Guerra Mundial marcaram profundamente a segunda metade do século XX. A participação dos EUA e da URSS na guerra conduziu os países do bloco dos aliados à vitória e transformou estas duas nações em superpotências, enquanto a Europa, debilitada, perdeu influência.

Os EUA e a URSS no final da 2ª Guerra Mundial tornaram-se nas principais potências mundiais, isto, é, são elas que vão dominar o mundo. Presta atenção na sua leitura.


Os Estados Unidos de América: razões do seu desenvolvimento e principais ramos industriais

Após a 2ª Guerra Mundial, os EUA tornaram-se na maior potência económica do mundo e na 1ª potência militar. Desde então, os EUA, pioneiros do novo capitalismo industrial, assumiram o papel superpotência do mundo capitalista.

Durante a guerra, a indústria e a tecnologia desenvolveram-se abastecendo a Europa. Como a guerra não atingiu o seu território, logo não houve perdas nem danos materiais e consequentemente despesas na reconstrução. Os EUA tinham uma tecnologia impressionante e um potencial económico quase igual o resto do mundo.

Em 1945, conseguiram produzir 50% da energia do mundo e o seu stock do ouro era aproximadamente 50% do valor de transacções do comércio mundial. O dólar passou a ser a moeda-padrão nas trocas internacionais e Nova Iorque dirigia o mundo financeiro.

O desenvolvimento industrial dos EUA baseou-se na inovação tecnológica, na organização produtiva do trabalho, através da mecanização da produção destinada a um mercado de consumo mais vasto.

 A existência de riquezas de recursos naturais do seu solo e subsolo e a extraordinária capacidade de produção de energia.Dentre os principais ramos industriais destacam-se as indústrias: petroquímica, aeronáutica, electrónica, nuclear e alimentar.

Pátrias de gigantescas multinacionais, os EUA vivem também uma densa rede de pequenas empresas, algumas de grande dinamismo e espírito de inovação.

Com interesses económicos em todo o mundo, receptores de importantes investimentos estrangeiros e detentores de um mercado consumidor incontornável, os EUA são hoje, o eixo da economia mundial. 

A união das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS): razões do seu desenvolvimento e principais indústrias

Como é que a URSS se tornou na segunda maior potência económica mundial? Acompanhe!

Depois da 2ª Guerra Mundial, a maior preocupação de Estaline era conseguir a economia soviética. Os planos quinquenais de 1946-1950 e de 1950-55 eram mais ambiciosos, dando grandes prioridades à indústria pesada e aos transportes.

A 2ª Guerra Mundial criou condições para que a URSS se tornasse na segunda maior potência mundial porque aproveitou o enfraquecimento dos países do Leste da Europa, destruídos pela guerra, a URSS exerceu a sua influência económica e o seu poder militar para instalar regimes comunistas da sua confiança. 

Com a criação do COMECON (Conselho de Assistência Económica Mútua), a URSS alargou os mercados consumidores dos produtos soviéticos e permitiu à URSS aumentar consideravelmente a sua produção e desenvolver a sua economia, sobretudo com base nas indústrias metalomecânica, dos transportes, aeronáutica e a de armamento. Este desenvolvimento económico foi graças à custa de medidas repressivas e ditatoriais aplicadas por Estaline.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui