Metodologia e Técnicas de Investigação

 

A pesquisa define-se segundo Barros Lehfld (2003, p. 30):

Como uma forma de estudo de um objecto. Esse estudo é sistemático e realizado com a finalidade de incorporar os resultados obtidos em expressões comunicáveis e comprovadas aos níveis de conhecimento obtido. É uma investigação, cujo objectivo é resolver problemas e solucionar dúvidas, mediatamente a utilização de procedimentos científicos.

 

Colecta de dados

Os dados serão colectados através das pesquisas, livros e da empresa Global Mattress, pois serão colectados dados junto aos colaboradores da empresa em questão através da aplicação de questionários. Estes serão aplicados na empresa Global Mattress.

No campo de pesquisa, local onde ocorre o trabalho dos colaboradores, será obtido o treinamento dos colaboradores que se define como um processo para desenvolver e promove conhecimento, habilidades e atitudes, com o objectivo de alcançar Objectividade e informações de suma importância para o tema abordado que de acordo com Silva (2001) “o questionário permite obter respostas precisas e é forma mais utilizada para colectar dados com finalidade de medir com melhor exatidão e objectivo desejado”.


EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TREINAMENTO

O treinamento até então, era considerado apenas como um meio para preparar a pessoa ao cargo que ocupava com vista a desenvolver a força de trabalho na organização, no entanto, pode-se perceber que o conceito de treinamento evoluiu ao longo dos anos, com as transformações pelas quais passaram as empresas, desde a face mecanística até a era da informação.

Hoje o treinamento é visto como uma ferramenta de inovação, de valorização do potencial humano, pois as pessoas das organizações desempenham um papel vital para o alcance dos objectivos globais da organização. Sendo assim, a organização um conjunto de recursos humanos que constituem a mola impulsionadora, e sem os quais ela não existiria, ou não conseguiria realizar o seus objecto social, nem alcançar os objectivos, deverá também, e quando necessário efectuar treinamento de pessoal, permitindo com que estes em função das experiencias e de novos conhecimentos adquiridos possa sentir-se capazes de desempenhar funções cada vez mais complexas, e atingir patamares cada vez mais maiores estado sempre motivados e comprometidos.

De acordo com Malvezzi (1994), o treinamento, a partir dos anos 20, era uma instituição tradicional, que foi evoluindo qualitativamente. O autor identifica cinco (5) na evolução do treinamento: subdesenvolvimento, em desenvolvimento, em decorrência do início industrial, industrialização avançada e pós-industrialização. O autor explicita que essa evolução corresponde as necessidades geradas em comum acordo com o processo de industrialização.

 

O Treinamento Como Ferramenta Estratégica Na Gestação De Recursos Humanos

Conceitos de treinamentos

Os treinamentos tem a finalidade de adequar a pessoa e cultura da empresa, mudar atitudes dos funcionários, desenvolver pessoas, adapta-las para lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, ou seja, gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, maximizar o desenvolvimento profissional.

De acordo com Chiavenato (2009, p. 389) “ […] o treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimento, habilidades e competências em função de objectos definidos”.

 A firma que antes alguéns especialistas em recursos Humanos consideravam o treinamento como meio para adequar cada pessoa ao seu cargo, e com isso, desenvolver a força de trabalho na organização a partir dos cargos preocupados “. Na área de recursos Humanos o treinamento consiste no método de desenvolvimento para capacita-los, aumentado a produtividade do individuo onde com isso o mesmo irá colocar da melhor forma obtenção dos objectivos organizacionais. Ampliar a capacidade produtiva dos individuo em suas funções, instigando suas condutas, sendo esta a finalidade do treinamento.

Para Marcos (2009, p. 145) “[…] o treinamento corresponde a um processo de assimilação da cultura em curto prazo que o objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente á exceção de tarefas ou a sua otimização no trabalho “. O treinamento representa o meio educativo no qual esta concentrado em um tempo determinado, administrado de modo metódico por meio no qual os indivíduos assimilam aptidões visado propósitos já definidos.

 

Objectivos de treinamento

O treinamento tem por objectivo capacitar os indivíduos e desempenhar de forma rápida as várias actividades pertinentes a função ocupada, favorecer chances para constante crescimento individual, não somente a actual função mais em diversas outras funções elevado grau de complexidade. Modificar o costume dos indivíduos consistente em conceder um ambiente agradável no meio deles ou para acrescentar-lhes estímulo torna-os sensíveis ao novo métodos de gerenciamento.

Para Chiavenato (2009, p. 390) “ os principais objectivos de treinamento são:

Ø  Preparar as pessoas para execução e mediata das diversas tarefas do cargo;

Ø  Proporcionar oportunidades para contino desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos actuais, mais também para outras funções mais complexas e elevadas;

Ø  Mudar atividade das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torna-las mais receptivas as novas técnicas de gestão.

Para Carvalho, Nascimento e Serafim (2012, p. 186), “[…] os objectivos de capacitação refletem as mudanças económicas, tecnológicas e sociais do mercado em que a empresa actua, exigindo efectividade de planos de formação profissional que seja flexíveis, dinâmicos e atualizados”.

O treinamento consiste na actividade responsável que se destina a transmitir o conhecimento tendo como objectivo alcançar a eficiência, desenvolvendo as habilidades alvejando o crescimento nos aspectos profissional bem como a cultura do individuo como também da organização no que diz respeito a aquisição e manutenção de uma mão-de-obra qualificada mais apta para compreender e superar os desafios.

 

Identificar os tipos de treinamento estratégico    

Treinamento de integração

Prepara um novo colaborador para que ele inicie actividades da empresa, inclui transmitir missão, visão e valores e explicar mais sobre o papel do funcionário na equipe, para que ele entenda a sua importância na empresa e executa o seu trabalho com mais certeza e objectividade.

 

Treinamento comportamental

Serve para perfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos colaboradores tendo como base a cultura da organização. Esse tipo de treinamento capacita os colaboradores observando aspectos como experiencias, sentimentos e motivação pessoal, não se trata de uma tentativa de padronizar o modo de agir dos funcionários mas de designar os valores da organização e suas normas de conduta para garantir um bom ambiente de trabalho.

 

Treinamento técnico

Dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender sobre um novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização.

Muitas organizações valorizam muito o treinamento técnico e pouco o treinamento comportamental, porém é importante dizer que os dois são fundamentais para o desenvolvimento do colaborador.

 

Treinamentos de Liderança

Têm o objetivo de preparar colaboradores para exercerem papéis de liderança dentro da empresa.

É preciso desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de bons líderes nos gestores. Um líder precisa saber delegar tarefas, gerenciar sua equipe e guia-la rumo aos melhores resultados possíveis.

Além de possuir um discurso motivacional afiado, é preciso saber ouvir os membros do time e saber lidar com cada um deles.

Treinamento motivacional

Tem o objetivo de aumentar o engajamento dos colaboradores nas suas atividades e na organização. Ele pode incluir palestras motivacionais, dinâmicas em grupo, feedbacks, convenções, momentos de confraternização, e muito mais.

Ao contrário do que muitos pensam, o treinamento motivacional vai muito além de oferecer recompensas e deve atingir os mais diversos níveis operacionais, afinal os gestores também podem se sentir desmotivados com o passar do tempo.

 

Treinamento de equipe

O treinamento de equipe é voltado para a evolução de um time como um todo. Isso inclui habilidades técnicas dos integrantes e habilidades de comunicação e entrosamento, de modo a garantir a melhor realização do trabalho em equipe.

Ele pode focar nas práticas do dia-a-dia, relacionamento entre os membros, aprofundar os produtos e serviços da empresa, a inteligência emocional dos colaboradores, etc.

 

Treinamento corporativo

O treinamento corporativo é como se fosse um guarda-chuva que abrange os demais tipos de treinamento. Ou seja, a organização investe em treinamento corporativo quando identifica as necessidades dos colaboradores e investe no tipo certo de treinamento, seja ele comportamental, técnico, motivacional, etc.

O objetivo é desenvolver habilidades específicas do colaborador para melhorar o desempenho de toda a organização.

 

Explicar a Importância de Treinamento como Ferramenta Estratégicas na Gestão de Recursos Humanos

É importante para o crescimento e o sucesso da organização está relacionado com o desenvolvimento de seus funcionários. A meta para superar padrões e elevar a qualidade dos serviços passa por treinamento constante em que se compartilham novidades e métodos eficientes. Logo, o Gestor que proporciona e transmite conhecimento aos seus colaboradores enxerga além do presente, vislumbra novas possibilidades e oportunidades. Investindo em actuação, promove também uma gestão sustentável e mais lucrativa.

É importante lembrar que o treinamento tem responsabilidade de atingir níveis de desempenho estabelecidos pela organização, através de continuidade do seu desenvolvimento.

É importante a prática ser considerada um investimento e não um custo para as organizações. Serve para aliar gestores e colaboradores aos procedimentos da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolve as suas habilidades.

É importante para a organização que está não actue somente como organizadora de programa de treinamento, mas sim, seja para a organização verdadeiros agentes da mudança, conscientizando os funcionários da importância de se actualizarem constantemente e se antecipando a possíveis problemas futuros. É importante pois, a globalização da economia, a grande velocidade na implementação de novas tecnologias e a necessidade de oferecer produtos e serviços diferenciados dos correntes, fazem com que as empresas de profissionais cada vez mais qualificados e preparados para implementar mudanças escalonadas ou mesmo radicais em seu processo produtivo, na filosofia de trabalho e nas políticas de administração de recursos humanos.

 

Benefícios do treinamento

Realização de um programa de treinamento considerando como benefício para empresa e os seus funcionários, atingidos com a realização de um programa de treinamento são:

·         Aumento de produtividade;

·         Redução de custos;

·         Melhoria da qualidade;

·         Redução na rotatividade de pessoal;

·         Flexibilidade dos empregados;

·         Engrossamento;

·         Equipe auto-gerenciada;

·         Velocidade no ritmo das tarefas;

·         Empresa mais competitiva;

·         Busca de aperfeiçoamento contínuo;

·         Descoberta de novas aptidões e habilidades.

 

Propor a adoção do treinamento como ferramenta estratégica na gestão de recursos humanos

É necessário considerar os objectivos que as acções de treinamento propõe a disponibilidade e os fundamentos da gestão por competências por exemplo: a organização pode adotar variais estagiais disponibilizado um curso dentro ou fora da organização (acção formal) ou propor  auto-desenvolvimento, utilizado por exemplo: livros, discussões no processo de trabalho (acção não formal) redizio defunções on Job, estratégias etc…

São apresentadas diversas modalidades de programas de aprendizagem. Esta modalidade aplica-se a todo o corpo funcional e suas acções podem dirigir-se atualização ou cursos de curta e media duração, ao aperfeiçoamento/especialização (pós-graduação).

O colaborador pode ser treinado de acordo com seu próprio ritmo, seu interesse e motivação. Pode ocorrer de duas formas unidirecional, e que apenas uma via transmite informação Por exemplo:

·         Treinamento formal;  

·         Treinamento informal;

·         Treinamento fora de trabalho;

·         Treinamento específico a distância.

 

Treinamento formal – planeja com antecedência, estruturado onde cada colaborador saiba antecipadamente dia e hora do seu treinamento e também o conteúdo, que deve ser direcionado ao seu tipo de tarefa;

Treinamento informal – é o compartilhamento de informações e a busca de soluções, e muitas vezes ocorre na hora de almoço, do cafezinho ou ainda nos intervalos de pausa e podem em boa parte das vezes trazer respostas distorcidas;

Treinamento fora de trabalho – as palestras, seminários, curso as acções de vídeo e os exercícios de vivência e integração grupal, são exemplo de treinamento adotados deve ser feito longe do local de trabalho, pois há uma variedade de técnicas que podem ser utilizadas nesse processo, se os gestores quiseres desenvolver mais o potencial a e as habilidades de seus funcionários;

Treinamento específico a distância – é adoção que mais tem crescido nos últimos anos. Por meio de cursos online, os colaboradores podem aprender tudo sobre o seu cargo produtos e etc.

CASO DE ESTUDO

Caracterização da empresa

É uma empresa de fabrico de colchões de vários tipos, mobiliário e decoração, é de origem portuguesa deu inicio de seus serviços em Moçambique no dia 08/02/2016 em Tchumene 2 Matola, talhão 63.

 

Entrevista

1.      Existe treinamento de funcionários na instituição? Se sim, quais são os tipos existes?

R: Sim, os tipos de treinamentos que temos são:

a)      Treinamento na prática consiste no aprendizado directamente na prática. Nesse tipo de treinamento e capacitação de funcionários o colaborador realiza, dentro da própria empresa, a execução de uma tarefa específica que será de sua responsabilidade futuramente. A principal vantagem nesse caso é colocar o colaborador em contato direto com os desafios que ele vai enfrentar. Isso gera um nível de exigência, exige mais atenção e um rápido aprendizado para o colaborador.

b)      Rodízio ou atuação “AS IS”- Esse tipo de treinamento consiste em remanejar funcionários de seus cargos para outros, ou dar a eles atribuições que vão além duas atividades padrão, com o objetivo de prepará-lo para ocupar outros cargos. Atuar “as is” é um termo para indicar alguém trabalhando como se fosse outra pessoa, ou seja, com outras atividades. Além de ampliar a visão do colaborador, isso torna-o mais preparado para assumir novas funções no futuro, sem que seja necessário um treinamento muito intenso.

2.      O treinamento de funcionários traz alguma desvantagem a instituição?

R: O treinamento pode sim trazer algumas desvantagens, mas mesmo assim as vantagens ainda superam as desvantagens.

 

3.      Há equipamento usado no treinamento dos funcionários?

R: Sim.

 

4.      O material de apoio de treinamento é oferecido pela Global Mattress no desenvolvimento do seu treinamento?

R: Sim.

 

5.      Qual é a importância do treinamento?

R: É Importante o treinamento pois é a chave para o sucesso de uma Empresa pois tem como objectivo promover a capacitação dos profissionais, fazendo com que eles estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa e desenvolvendo habilidades que atendam às expectativas da organização.

 

6.      Há funcionários desmotivados para o treinamento?

R: Não.

 

7.      Quias são os benefícios que o treinamento proporciona aos colaboradores e a instituição?

R: Os benefícios do treinamento são:

a)      Proporcionar oportunidades aos funcionários de todos os níveis de obterem o conhecimento, a prática e a conduta requeridos pela organização;

b)      Ajudar a Empresa a alcançar seus objetivos, o mais economicamente possível;

c)      Preparar o pessoal para tarefas peculiares da Empresa;

d)     Reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho do pessoal e os exigidos para as funções existentes.

 

8.      A instituição tem feito o uso do treinamento como uma ferramenta estratégica na Gestão de Recursos Humanos?

R: Sim.

 

9.      Como é feito diagnóstico e levantamento das necessidades de treinamento?

R: O levantamento da sua necessidade deve ser tratado com muita atenção, para não ser desviado da sua finalidade. Buscamos informações relevantes.

Para ter uma percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento, e estas perguntas são realizadas durante o diagnóstico para o treinamento.

 

10.  Que estratégias são usadas para manter os funcionários motivados?

R: A Estratégia que nos usamos para manter os Funcionários motivados é:

a)      Dando Feedbacks Constantes

b)      Dando Atenção a Questão Salarial

c)      Elogiando Sinceramente

d)     E Promovendo um Clima Positivo

e)      A perspectiva de poder estar em outros sectores

 

11.  Como é avaliado o treinarnento dos funcionários da instituição?

R: O treinamento é Avaliado após a realização do treinamento fazendo constatação se as metas sugeridas foram alcançadas ou não.

 

12.  De que forma são treinados os funcionários?

R: De forma Prática como este descrito no Ponto 1.

 

13.  Porque é importante o treinamento estratégico dos funcionários?

R. O treinamento é fundamental para o desenvolvimento organizacional e sucesso da parte humana de um empreendimento. E proveitoso tanto para empregadores quanto aos trabalhadores de uma organização. Um funcionário vai se tornar mais eficiente e produtivo quando bem treinado. Isso não significa que um treinamento é a solução para todos os problemas de uma empresa. A necessidade ou não dele só é constatada quando é assumida a necessidade de melhorias, adaptações ou o aprendizado de novas capacidades dentro do ambiente de trabalho.


Considerações Finais

Portanto, esta pesquisa tem como objectivo ajudar os administradores a entender que quando se reconhece os colaboradores, investindo em treinamento e capacitação haverá um crescimento saudável, tanto da empresa como dos colaboradores. Dessa forma, o treinamento estratégico na gestão de recursos humanos evoluirá profissionalmente.

A medida que aumenta nível de treinamento dos colaboradores, mais produtivo e quantitativo eles se tornam, com a elevação do nível profissional, resultará em uma satisfação vertida em menos custo de produtos e serviços operacionais e financeiros, aumentando a sua lucratividade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui