Metodologia e Técnicas de Investigação
A pesquisa define-se segundo Barros Lehfld (2003, p. 30):
Como uma forma de estudo de um objecto. Esse estudo é sistemático e
realizado com a finalidade de incorporar os resultados obtidos em expressões comunicáveis
e comprovadas aos níveis de conhecimento obtido. É uma investigação, cujo
objectivo é resolver problemas e solucionar dúvidas, mediatamente a utilização
de procedimentos científicos.
Colecta de dados
Os dados serão colectados através das pesquisas, livros e da empresa
Global Mattress, pois serão colectados dados junto aos colaboradores da empresa
em questão através da aplicação de questionários. Estes serão aplicados na
empresa Global Mattress.
No campo de pesquisa, local onde ocorre o trabalho dos colaboradores,
será obtido o treinamento dos colaboradores que se define como um processo para
desenvolver e promove conhecimento, habilidades e atitudes, com o objectivo de
alcançar Objectividade e informações de suma importância para o tema abordado
que de acordo com Silva (2001) “o questionário permite obter respostas precisas
e é forma mais utilizada para colectar dados com finalidade de medir com melhor
exatidão e objectivo desejado”.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TREINAMENTO
O treinamento até então, era considerado apenas como um meio para preparar
a pessoa ao cargo que ocupava com vista a desenvolver a força de trabalho na
organização, no entanto, pode-se perceber que o conceito de treinamento evoluiu
ao longo dos anos, com as transformações pelas quais passaram as empresas,
desde a face mecanística até a era da informação.
Hoje o treinamento é visto como uma ferramenta de inovação, de
valorização do potencial humano, pois as pessoas das organizações desempenham
um papel vital para o alcance dos objectivos globais da organização. Sendo
assim, a organização um conjunto de recursos humanos que constituem a mola
impulsionadora, e sem os quais ela não existiria, ou não conseguiria realizar o
seus objecto social, nem alcançar os objectivos, deverá também, e quando
necessário efectuar treinamento de pessoal, permitindo com que estes em função
das experiencias e de novos conhecimentos adquiridos possa sentir-se capazes de
desempenhar funções cada vez mais complexas, e atingir patamares cada vez mais
maiores estado sempre motivados e comprometidos.
De acordo com Malvezzi (1994), o treinamento, a partir dos anos 20, era
uma instituição tradicional, que foi evoluindo qualitativamente. O autor
identifica cinco (5) na evolução do treinamento: subdesenvolvimento, em
desenvolvimento, em decorrência do início industrial, industrialização avançada
e pós-industrialização. O autor explicita que essa evolução corresponde as
necessidades geradas em comum acordo com o processo de industrialização.
O Treinamento Como Ferramenta Estratégica Na Gestação De Recursos
Humanos
Conceitos de treinamentos
Os treinamentos tem a finalidade de adequar a pessoa e cultura da
empresa, mudar atitudes dos funcionários, desenvolver pessoas, adapta-las para
lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, ou seja,
gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, maximizar o
desenvolvimento profissional.
De acordo com Chiavenato (2009, p. 389) “ […] o treinamento é o processo
educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e
organizada através do qual as pessoas aprendem conhecimento, habilidades e
competências em função de objectos definidos”.
A firma que antes alguéns
especialistas em recursos Humanos consideravam o treinamento como meio para
adequar cada pessoa ao seu cargo, e com isso, desenvolver a força de trabalho
na organização a partir dos cargos preocupados “. Na área de recursos Humanos o
treinamento consiste no método de desenvolvimento para capacita-los, aumentado
a produtividade do individuo onde com isso o mesmo irá colocar da melhor forma
obtenção dos objectivos organizacionais. Ampliar a capacidade produtiva dos
individuo em suas funções, instigando suas condutas, sendo esta a finalidade do
treinamento.
Para Marcos (2009, p. 145) “[…] o treinamento corresponde a um processo
de assimilação da cultura em curto prazo que o objetiva repassar ou reciclar
conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente á exceção de
tarefas ou a sua otimização no trabalho “. O treinamento representa o meio
educativo no qual esta concentrado em um tempo determinado, administrado de
modo metódico por meio no qual os indivíduos assimilam aptidões visado
propósitos já definidos.
Objectivos de treinamento
O treinamento tem por objectivo capacitar os indivíduos e desempenhar de
forma rápida as várias actividades pertinentes a função ocupada, favorecer
chances para constante crescimento individual, não somente a actual função mais
em diversas outras funções elevado grau de complexidade. Modificar o costume
dos indivíduos consistente em conceder um ambiente agradável no meio deles ou
para acrescentar-lhes estímulo torna-os sensíveis ao novo métodos de
gerenciamento.
Para Chiavenato (2009, p. 390) “ os principais objectivos de treinamento
são:
Ø Preparar as pessoas para
execução e mediata das diversas tarefas do cargo;
Ø
Proporcionar oportunidades para contino desenvolvimento pessoal, não
apenas em seus cargos actuais, mais também para outras funções mais complexas e
elevadas;
Ø Mudar atividade das pessoas
seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a
motivação e torna-las mais receptivas as novas técnicas de gestão.
Para Carvalho, Nascimento e Serafim (2012, p. 186), “[…] os objectivos
de capacitação refletem as mudanças económicas, tecnológicas e sociais do
mercado em que a empresa actua, exigindo efectividade de planos de formação
profissional que seja flexíveis, dinâmicos e atualizados”.
O treinamento consiste na actividade responsável que se destina a
transmitir o conhecimento tendo como objectivo alcançar a eficiência,
desenvolvendo as habilidades alvejando o crescimento nos aspectos profissional
bem como a cultura do individuo como também da organização no que diz respeito
a aquisição e manutenção de uma mão-de-obra qualificada mais apta para
compreender e superar os desafios.
Identificar os tipos de treinamento estratégico
Treinamento de integração
Prepara um novo colaborador para que ele inicie actividades da empresa,
inclui transmitir missão, visão e valores e explicar mais sobre o papel do
funcionário na equipe, para que ele entenda a sua importância na empresa e
executa o seu trabalho com mais certeza e objectividade.
Treinamento comportamental
Serve para perfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos
colaboradores tendo como base a cultura da organização. Esse tipo de
treinamento capacita os colaboradores observando aspectos como experiencias,
sentimentos e motivação pessoal, não se trata de uma tentativa de padronizar o
modo de agir dos funcionários mas de designar os valores da organização e suas
normas de conduta para garantir um bom ambiente de trabalho.
Treinamento técnico
Dá suporte para o colaborador melhorar e desenvolver suas habilidades
técnicas, como manusear um novo equipamento de trabalho ou aprender sobre um
novo conteúdo que impacte diretamente nas suas tarefas dentro da organização.
Muitas organizações valorizam muito o treinamento técnico e pouco o
treinamento comportamental, porém é importante dizer que os dois são
fundamentais para o desenvolvimento do colaborador.
Treinamentos de Liderança
Têm o objetivo de preparar colaboradores para exercerem papéis de
liderança dentro da empresa.
É preciso desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de bons
líderes nos gestores. Um líder precisa saber delegar tarefas, gerenciar sua
equipe e guia-la rumo aos melhores resultados possíveis.
Além de possuir um discurso motivacional afiado, é preciso saber ouvir
os membros do time e saber lidar com cada um deles.
Treinamento motivacional
Tem o objetivo de aumentar o engajamento dos colaboradores nas suas
atividades e na organização. Ele pode incluir palestras motivacionais,
dinâmicas em grupo, feedbacks, convenções, momentos de confraternização, e
muito mais.
Ao contrário do que muitos pensam, o treinamento motivacional vai muito
além de oferecer recompensas e deve atingir os mais diversos níveis operacionais,
afinal os gestores também podem se sentir desmotivados com o passar do tempo.
Treinamento de equipe
O treinamento de equipe é voltado para a evolução de um time como um
todo. Isso inclui habilidades técnicas dos integrantes e habilidades de comunicação
e entrosamento, de modo a garantir a melhor realização do trabalho em equipe.
Ele pode focar nas práticas do dia-a-dia, relacionamento entre os
membros, aprofundar os produtos e serviços da empresa, a inteligência emocional
dos colaboradores, etc.
Treinamento corporativo
O treinamento corporativo é como se fosse um guarda-chuva que abrange os
demais tipos de treinamento. Ou seja, a organização investe em treinamento
corporativo quando identifica as necessidades dos colaboradores e investe no
tipo certo de treinamento, seja ele comportamental, técnico, motivacional, etc.
O objetivo é desenvolver habilidades específicas do colaborador para
melhorar o desempenho de toda a organização.
Explicar a Importância de Treinamento como Ferramenta Estratégicas na
Gestão de Recursos Humanos
É importante para o crescimento e o sucesso da organização está
relacionado com o desenvolvimento de seus funcionários. A meta para superar
padrões e elevar a qualidade dos serviços passa por treinamento constante em
que se compartilham novidades e métodos eficientes. Logo, o Gestor que
proporciona e transmite conhecimento aos seus colaboradores enxerga além do
presente, vislumbra novas possibilidades e oportunidades. Investindo em
actuação, promove também uma gestão sustentável e mais lucrativa.
É importante lembrar que o treinamento tem responsabilidade de atingir
níveis de desempenho estabelecidos pela organização, através de continuidade do
seu desenvolvimento.
É importante a prática ser considerada um investimento e não um custo
para as organizações. Serve para aliar gestores e colaboradores aos
procedimentos da empresa, ao mesmo tempo em que desenvolve as suas habilidades.
É importante para a organização que está não actue somente como
organizadora de programa de treinamento, mas sim, seja para a organização
verdadeiros agentes da mudança, conscientizando os funcionários da importância
de se actualizarem constantemente e se antecipando a possíveis problemas
futuros. É importante pois, a globalização da economia, a grande velocidade na
implementação de novas tecnologias e a necessidade de oferecer produtos e
serviços diferenciados dos correntes, fazem com que as empresas de
profissionais cada vez mais qualificados e preparados para implementar mudanças
escalonadas ou mesmo radicais em seu processo produtivo, na filosofia de
trabalho e nas políticas de administração de recursos humanos.
Benefícios do treinamento
Realização de um programa de treinamento considerando como benefício
para empresa e os seus funcionários, atingidos com a realização de um programa
de treinamento são:
·
Aumento de produtividade;
·
Redução de custos;
·
Melhoria da qualidade;
·
Redução na rotatividade de pessoal;
·
Flexibilidade dos empregados;
·
Engrossamento;
·
Equipe auto-gerenciada;
·
Velocidade no ritmo das tarefas;
·
Empresa mais competitiva;
·
Busca de aperfeiçoamento contínuo;
·
Descoberta de novas aptidões e habilidades.
Propor a adoção do treinamento como ferramenta estratégica na gestão de
recursos humanos
É necessário considerar os objectivos que as acções de treinamento
propõe a disponibilidade e os fundamentos da gestão por competências por
exemplo: a organização pode adotar variais estagiais disponibilizado um curso
dentro ou fora da organização (acção formal) ou propor auto-desenvolvimento, utilizado por exemplo:
livros, discussões no processo de trabalho (acção não formal) redizio defunções
on Job, estratégias etc…
São apresentadas diversas modalidades de programas de aprendizagem. Esta
modalidade aplica-se a todo o corpo funcional e suas acções podem dirigir-se
atualização ou cursos de curta e media duração, ao aperfeiçoamento/especialização
(pós-graduação).
O colaborador pode ser treinado de acordo com seu próprio ritmo, seu
interesse e motivação. Pode ocorrer de duas formas unidirecional, e que apenas
uma via transmite informação Por exemplo:
·
Treinamento formal;
·
Treinamento informal;
·
Treinamento fora de trabalho;
·
Treinamento específico a distância.
Treinamento formal – planeja com antecedência, estruturado onde cada colaborador saiba antecipadamente dia e hora do seu treinamento e também o conteúdo, que deve ser direcionado ao seu tipo de tarefa;
Treinamento informal – é o compartilhamento de informações e a busca de soluções, e muitas vezes ocorre na hora de almoço, do cafezinho ou ainda nos intervalos de pausa e podem em boa parte das vezes trazer respostas distorcidas;
Treinamento fora de trabalho – as palestras, seminários, curso as acções de vídeo e os exercícios de vivência e integração grupal, são exemplo de treinamento adotados deve ser feito longe do local de trabalho, pois há uma variedade de técnicas que podem ser utilizadas nesse processo, se os gestores quiseres desenvolver mais o potencial a e as habilidades de seus funcionários;
Treinamento específico a distância – é adoção que mais tem
crescido nos últimos anos. Por meio de cursos online, os colaboradores podem aprender tudo sobre o seu cargo
produtos e etc.
CASO DE ESTUDO
Caracterização da empresa
É uma empresa de fabrico de colchões de vários tipos, mobiliário e
decoração, é de origem portuguesa deu inicio de seus serviços em Moçambique no
dia 08/02/2016 em Tchumene 2 Matola, talhão 63.
Entrevista
1. Existe treinamento de funcionários na instituição? Se
sim, quais são os tipos existes?
R: Sim, os tipos de treinamentos que temos são:
a) Treinamento na prática
consiste no aprendizado directamente na prática. Nesse tipo de treinamento e
capacitação de funcionários o colaborador realiza, dentro da própria empresa, a
execução de uma tarefa específica que será de sua responsabilidade futuramente.
A principal vantagem nesse caso é colocar o colaborador em contato direto com
os desafios que ele vai enfrentar. Isso gera um nível de exigência, exige mais
atenção e um rápido aprendizado para o colaborador.
b)
Rodízio ou atuação “AS IS”- Esse tipo de treinamento consiste em
remanejar funcionários de seus cargos para outros, ou dar a eles atribuições
que vão além duas atividades padrão, com o objetivo de prepará-lo para ocupar
outros cargos. Atuar “as is” é um termo para indicar alguém trabalhando como se
fosse outra pessoa, ou seja, com outras atividades. Além de ampliar a visão do
colaborador, isso torna-o mais preparado para assumir novas funções no futuro,
sem que seja necessário um treinamento muito intenso.
2. O treinamento de funcionários traz alguma desvantagem a
instituição?
R: O treinamento pode sim trazer algumas desvantagens, mas mesmo assim
as vantagens ainda superam as desvantagens.
3. Há equipamento usado no treinamento dos funcionários?
R: Sim.
4. O material de apoio de treinamento é oferecido pela
Global Mattress no desenvolvimento do seu treinamento?
R: Sim.
5. Qual é a importância do treinamento?
R: É Importante o treinamento pois é a chave para o sucesso de uma
Empresa pois tem como objectivo promover a capacitação dos profissionais,
fazendo com que eles estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa
e desenvolvendo habilidades que atendam às expectativas da organização.
6. Há funcionários desmotivados para o treinamento?
R: Não.
7. Quias são os benefícios que o treinamento proporciona aos
colaboradores e a instituição?
R: Os benefícios do treinamento são:
a) Proporcionar oportunidades
aos funcionários de todos os níveis de obterem o conhecimento, a prática e a
conduta requeridos pela organização;
b)
Ajudar a Empresa a alcançar seus objetivos, o mais economicamente
possível;
c)
Preparar o pessoal para tarefas peculiares da Empresa;
d) Reduzir ou eliminar a
diferença entre o atual desempenho do pessoal e os exigidos para as funções
existentes.
8. A instituição tem feito o uso do treinamento como uma
ferramenta estratégica na Gestão de Recursos Humanos?
R: Sim.
9. Como é feito diagnóstico e levantamento das necessidades
de treinamento?
R: O levantamento da sua necessidade deve ser tratado com muita atenção,
para não ser desviado da sua finalidade. Buscamos informações relevantes.
Para ter uma percepção dos problemas provocados pela carência de
treinamento, e estas perguntas são realizadas durante o diagnóstico para o
treinamento.
10. Que estratégias são usadas para manter os funcionários
motivados?
R: A Estratégia que nos usamos para manter os Funcionários motivados é:
a) Dando Feedbacks Constantes
b)
Dando Atenção a Questão Salarial
c)
Elogiando Sinceramente
d)
E Promovendo um Clima Positivo
e) A perspectiva de poder
estar em outros sectores
11. Como é avaliado o treinarnento dos funcionários da
instituição?
R: O treinamento é Avaliado após a realização do treinamento fazendo
constatação se as metas sugeridas foram alcançadas ou não.
12. De que forma são treinados os funcionários?
R: De forma Prática como este descrito no Ponto 1.
13. Porque é importante o treinamento estratégico dos
funcionários?
R. O treinamento é fundamental para o desenvolvimento organizacional e
sucesso da parte humana de um empreendimento. E proveitoso tanto para
empregadores quanto aos trabalhadores de uma organização. Um funcionário vai se
tornar mais eficiente e produtivo quando bem treinado. Isso não significa que
um treinamento é a solução para todos os problemas de uma empresa. A
necessidade ou não dele só é constatada quando é assumida a necessidade de
melhorias, adaptações ou o aprendizado de novas capacidades dentro do ambiente
de trabalho.
Considerações Finais
Portanto, esta pesquisa tem como objectivo ajudar os administradores a
entender que quando se reconhece os colaboradores, investindo em treinamento e
capacitação haverá um crescimento saudável, tanto da empresa como dos
colaboradores. Dessa forma, o treinamento estratégico na gestão de recursos
humanos evoluirá profissionalmente.
A medida que aumenta nível de treinamento dos colaboradores, mais
produtivo e quantitativo eles se tornam, com a elevação do nível profissional,
resultará em uma satisfação vertida em menos custo de produtos e serviços
operacionais e financeiros, aumentando a sua lucratividade.