Você tem uma ideia ou uma oportunidade?

 Neste capítulo você verá a diferença entre ideia e oportunidade e aprenderá a validar o que você pensa, para

avaliar se sua ideia de negócio é viável.

Você já se perguntou de onde vêm as ideias para um negócio? As ideias para os negócios vêm do próprio mercado, dos sonhos, das necessidades de determinadas pessoas, da observação de uma demanda reprimida da comunidade, da adaptação criativa ou inovadora de outras soluções de mercado. Outras vezes, é apenas uma ideia.

Existe uma grande diferença entre ideias e oportunidades.

Empreendedores da vida real

Em 1994, Ruy da Silva Elentério e seus irmãos trabalhavam com gravação de festas e perceberam que o

ramo de bufê infantil poderia ser uma oportunidade de negócio. Então, começaram a pesquisar essa área.

Amélia Iwabuchi acha que é fácil ter uma ideia, o difícil é exatamente colocá-la em prática, pois é preciso

pensar o que vale a pena arriscar, principalmente em tempos de crise, quando se recuperar de um prejuízo é mais difícil.

A ideia inicial de Augusto Aielo era criar um parklet, e ele acabou descobrindo que isso era um grande

potencial de negócio. Então, sua empresa foi a primeira do mundo a fazer locação de parklet. Apesar de

nunca ter tido uma ideia de negócio muito bem construída, ele sabia que precisava fazer alguma coisa,

que precisava se jogar em um projeto. A ideia foi sendo construída ao longo do tempo. E Augusto agiu

dessa forma porque ele sabe que, para ser um bom empreendedor, não é preciso ter uma grande ideia.

Mas é preciso ser um grande empreendedor para levar uma boa ideia adiante.

Saber se uma ideia tem potencial antes de apostar todas as fichas é indispensável. Para isso, você precisa

levar em conta alguns pontos:

1. Sua ideia cria valor? Ela resolve um problema importante ou atende uma necessidade? As pessoas estão

dispostas a pagar por ela?

2. Sua ideia atende um mercado em crescimento e apresenta possibilidade de lucro?

3. Sua ideia é uma tendência duradoura que possibilita a obtenção de lucros por um período razoável

de tempo?

4. Sua ideia tem público consumidor definido?

5. Sua ideia apresenta possibilidade bem definida de retorno financeiro e de crescimento?

6. Sua ideia está de acordo com seu perfil e com suas características pessoais? Tem a ver com o que você já

conhece? Sua experiência pessoal levará você mais longe?

7. Sua ideia oferece risco compatível com a possibilidade de retorno?

Se sua ideia atende pelo menos parcialmente a esses requisitos, você está indo muito bem. E qual será o

próximo passo?

No passado, acreditava-se que, depois de analisar a ideia, o passo seguinte para abrir o negócio era construir

o plano de negócios, ou seja, fazer o plano de marketing, montar o plano estratégico, o plano operacional,

o plano de vendas e o plano financeiro, finalizando com um detalhado cronograma de desenvolvimento do

projeto.

Hoje, o plano de negócios ainda é muito importante, mas não é considerado a primeira coisa a ser feita,

porque o plano de negócios acaba demandando um esforço e um tempo tão grandes que, ao final do plano,

muitas vezes o empreendedor já perdeu o sonho e a oportunidade de fazer o negócio.

Depois de identificar essa dificuldade de desenvolvimento de um plano de negócios nos estágios iniciais de

uma empresa, os pesquisadores Eric Ries e Steve Blank criaram uma metodologia para reduzir os riscos e

os custos de abrir um novo negócio. São quatro passos que podem ajudar muito a iniciar bem um negócio.


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