DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA SÓCIO-ECONÓMICA DA AGRICULTURA

Introdução a lição

Estimado aluno, nesta lição falaremos sobre a agricultura, destacando o conceito, a origem, e importância sócio-económica. Com o estudo desta lição, irás perceber a importância da agricultura para a melhoria da vida das comunidades e para o desenvolvimento sócio-económico do país e as diferentes fases pelas quais passou, até chegar aos nossos dias.

Objectivos de aprendizagem

No final desta lição, o aluno deve ser capaz de:

·        Definir o conceito de agricultura; e

·        Explicar a importância da agricultura para a sua comunidade e para a sociedade em geral.

Definição de Agricultura

Provavelmente, já praticaste ou viste alguém na tua família ou comunidade a realizar actividades numa machamba. A prática destas actividades recebe o nome de agricultura. Então, como é que podemos definir a agricultura?

Existem muitas definições para o termo agricultura, porém, para a situação concreta, podemos definir a agricultura como sendo um conjunto de técnicas usadas para cultivar plantas, com a finalidade de obter alimentos e matéria-prima para as indústrias.

Importância sócio-económica da agricultura

Utilizamos diariamente, para diferentes fins, vários produtos de origem vegetal, que só se conseguem obter praticando a agricultura. Com a utilização destes produtos, percebemos ou reconhecemos a importância desta actividade. Qual é a importância sócio-económica da agricultura?

A agricultura é uma actividade de grande importância sócio-económica, pelas seguintes razões:

·        Fornece alimentos para o consumo humano e animal;

·        Oferece matéria-prima para as indústrias têxtil, alimentar, automóvel, farmacêutica, aeronáutica, cosmética etc;

·        Proporciona emprego para a população em toda a cadeia de valores; e

·        Constitui fonte de obtenção de divisas para o país, através da exportação de produtos agrícolas e seus derivados.

Breve historial da agricultura
Já sabes sobre a importância da agricultura. Vais perceber como a agricultura surgiu e evoluiu até chegar ao estágio actual.
Há milhões de anos, a terra era habitada por povos primitivos. Estes povos eram nómadas e viviam com base na caça e recolecção de frutos e ervas. Alimentavam-se daquilo que a natureza lhes oferecia.
Mais tarde, devido a factores como, o aumento da população, a escassez de alimentos e a fixação em certas zonas (sedentarismo), estes povos passaram a produzir o seu próprio alimento, através do cultivo da terra e criação de animais. 
Nessa altura, a agricultura era feita com instrumentos muito rudimentares, tais como: paus endurecidos ao fogo e pedra lascada e mais tarde passou-se a utilizar a charrua de madeira, puxada inicialmente pelo Homem e depois pela tracção animal.
Pensa-se que a agricultura teria começado há cerca de 10.000 anos, nos vales férteis dos rios Tigre e Eufrates, na Índia e ao longo do rio Nilo, no Egipto. A partir destas regiões, esta actividade terá se expandido por todo mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui