Sistema Digestório

 É neste processo que irão acontecer as alterações químicas e físicas para que o alimento possa ser absorvido pelo organismo. O sistema digestório do ser humano é composto por um tubo musculoso, ao qual se apresentam órgãos e glândulas que tomam parte da digestão. Estes órgãos têm a função de, inicialmente, realizar a preensão, a mastigação, e a deglutição, seguindo-se à digestão e à absorção dos alimentos e, por fim, a expulsão de resíduos através das fezes.

Você já parou para pensar o que acontece com os alimentos quando comemos?

Quando ingerimos um alimento, ele sofre algumas transformações em nosso organismo, já que, geralmente, estes alimentos não estão prontos para serem utilizados pelo corpo, e, por isso, passam por um processo chamado digestão. Essa digestão faz com que os alimentos sólidos e líquidos sejam transformados em substâncias que possam ser absorvidas pelo corpo. 

Ao passar pelo tubo digestório, o alimento é empurrado pela ação de músculos presentes nos órgãos da seguinte maneira: 

O alimento entra no corpo pela boca, que é o local onde o processo se inicia. A partir daí, os alimentos são triturados, misturados com a saliva (substância produzida pelas glândulas salivares) e transformados numa pasta. A mastigação nesta fase é uma etapa importante da digestão. Em seguida, o alimento passa pela faringe que consiste num tubo muscular e permite a passagem do alimento para o esôfago. Este conduz o alimento ao estômago. Depois o alimento é armazenado e transformado, com auxílio das enzimas digestivas, passando para o intestino delgado que, por sua vez, transforma os alimentos com a colaboração de sucos digestivos produzidos pelo fígado e pâncreas. No final do intestino delgado, os nutrientes dos alimentos são absorvidos. Já o intestino grosso, absorve mais um pouco da água das sobras digestivas. E, por fim, passa pelo ânus que permite a eliminação das fezes.

As glândulas salivares, o fígado e o pâncreas não fazem parte do tubo digestório, porém, os líquidos por eles produzidos são auxiliares na digestão. 

O fígado é o mais volumoso órgão do sistema e desempenha importantes papéis no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, secreta a bile, e participa dos mecanismos de defesa do corpo. 

O pâncreas, por sua vez, é uma glândula mista, secretora de insulina, que regula o metabolismo da glicose e de suco pancreático. Estudaremos sobre o pâncreas mais adiante.

Curiosidade

Você sabe quanto tempo leva todo o processo de digestão? Esse tempo depende do tipo e da quantidade de alimentos ingeridos. Por exemplo: alimentos ricos em gorduras são digeridos mais lentamente que os ricos em carboidratos. O processo de digestão é um processo que pode levar muitas horas para ser concluído e costuma ser mais lento durante à noite (MOTA, 2006).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui