Sistema Reprodutor

 A reprodução é a capacidade de um ser vivo gerar outro da mesma espécie, com características semelhantes. É considerado um fenômeno biológico de muita importância, pois dele depende a perpetuação das espécies. No ser humano, a reprodução é sexuada, ou seja, realizada por células especiais (gametas) que através de sua união (fecundação), irá resultar o zigoto, ponto de partida para a formação de um novo ser vivo. Esta atividade reprodutora do ser humano é limitada a certos períodos de vida, iniciando-se ao final da puberdade, atingindo seu clímax na fase adulta e decrescendo com o avançar da idade. “A função gametogênica cessa mais cedo na mulher que no homem e neste, em idades extremamente variáveis” (DANGELO; FATTINI, 2007).

Ao observar os órgãos genitais externos, percebe-se desde o nascimento que meninos e meninas são diferentes entre si, não é mesmo? 

É na puberdade que o sistema genital amadurece, desenvolve-se, tornandose apto à reprodução. As mudanças acontecem porque o corpo começa a produzir substâncias especiais: os hormônios sexuais. Além de amadurecer o corpo e prepará-lo para a reprodução, esses hormônios provocam pouco a pouco importantes alterações físicas no ser humano. 

Acontece, nesta fase, um estirão de crescimento, que resulta no desenvolvimento acelerado do corpo durante um curto espaço de tempo. Além das mudanças físicas aparentes, a quantidade de suor pode aumentar, os cabelos e a pele ficam diferentes, mais oleosos, favorecendo o aparecimento de espinhas, e também o surgimento dos pelos na região pubiana e nas axilas. 

Nas meninas, os seios começam a crescer, o quadril alarga e ocorre a primeira menstruação (menarca).

Nos meninos, a voz engrossa e, às vezes, sai meio desafinada, os ombros alargam, começa a aparecer barba e nascem pelos em outras partes do corpo e ocorre a primeira ejaculação.

O Sistema Genital Masculino

O homem possui dois testículos, que são os órgãos produtores de espermatozóides. A partir da puberdade este órgão produz também, hormônios responsáveis pelo aparecimento de caracteres sexuais secundários. Os testículos ficam alojados dentro de uma bolsa chamada saco escrotal. 

As células reprodutoras masculinas, os espermatozoides, ficam armazenadas no epidídimo, estrutura em forma de C, situada na porção posterior do testículo, e outra parte ficam no canal deferente. 

O sêmen é composto por uma mistura de secreções testiculares, vesículas seminais, próstata e glândula de Cowper e é expelido no ato da ejaculação. 

O canal deferente conduz os espermatozoides até o ducto ejaculatório, que é formado pelo ducto deferente e a vesícula seminal. Quase todo seu trajeto está situado na próstata.

Curiosidade

A quantidade total de sêmen ejaculado é de 3,5 a 4ml e cada ml possui cerca de 200 milhões de espermatozóides. Este tem o PH alcalino para neutralizar a acidez vaginal e estimular a mobilidade dos espermatozóides (LOPES, 2004).

O pênis, além de exercer a função de excreção, é considerado o órgão da cópula e possui um canal chamado uretra, que é um canal por onde sai a urina e o esperma. Normalmente apresenta uma consistência flácida, porém, com um estímulo, sua circulação é intensificada e seus tecidos lacunares se preenchem de sangue, ocorrendo a ereção. 

As duas glândulas que se situam na parte póstero-inferior da bexiga urinária são chamadas de vesículas seminais. Elas elaboram o líquido seminal, um líquido viscoso, que nutre os espermatozóides, facilita a progressão destes através das suas trajetórias e forma o sêmen, a partir da mistura da secreção prostática aos espermatozóides vindos do duto ejaculador. Elas são formadas por um tubo que emite vários divertículos. 

A próstata é composta por uma musculatura lisa e tecido fibroso e está situada abaixo da bexiga urinária, sendo envolvida em toda a sua extensão pela uretra. A secreção das glândulas prostáticas é lançada diretamente na uretra através de numerosos ductos e confere o odor característico ao sêmen (DÂNGELO E FANTINI, 2005).

A Glândula bulbouretral, também conhecida como Glândula de Cowper, é uma glândula situada debaixo da próstata. Responsável pela secreção do fluido préejaculatório que integra em cerca de 5% o fluido seminal (a próstata secreta outros 30% e o restante vem dos testículos, em forma de espermatozoides envolvidos em líquido viscoso). Esse fluido viscoso facilita a relação sexual, devido ao caráter lubrificante que apresenta (DÂNGELO E FANTINI, 2005).

O Sistema Genital Feminino

O aparelho reprodutor feminino é mais complexo, já que este possui mais um órgão (o útero) e tem como função abrigar e tornar o ambiente favorável ao desenvolvimento de um novo ser. Os órgãos genitais das mulheres se localizam entre a bexiga, no plano anatômico anterior e o reto, no plano anatômico posterior. 

A mulher possui dois ovários, órgãos produtores de gametas e de hormônios que controlam o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas. Estes órgãos agem no útero implantando o óvulo fecundado e atuam também nas etapas iniciais do desenvolvimento do embrião. É nos ovários onde são produzidos os óvulos, que são as células reprodutoras femininas. Após a puberdade, a cada mês um óvulo (ou mais, excepcionalmente) amadurece e é lançado na tuba uterina. Esse processo chama-se ovulação. 

O útero é o órgão que abriga e proporciona o desenvolvimento do bebê até seu nascimento. Todos os meses, o endométrio (camada interna do útero), prepara-se para receber o óvulo fecundado, tornando-se mais espesso e com formação de significativas redes capilares. 

Porém, na maioria das vezes, não ocorre a fecundação. Toda essa camada que contém sangue desprende-se, então, do útero e é eliminada pela vagina, num processo conhecido por menstruação. Chama-se de vagina, o órgão sexual feminino, que é o canal que liga o útero ao meio externo, que serve de via também para a menstruação. Chama-se de vulva o órgão genital externo.

Curiosidade

A mulher, ao nascer, possui nos ovários cerca de 400.000 folículos, mas apenas 300 a 400 amadurecem desde a primeira menstruação até a menopausa (LOPES, 2004).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Click aqui